Localização

Projeto Parto Adequado

O Projeto Parto Adequado (PPA) é uma parceria do Ministério da Saúde, ANS, Hospital Albert Einstein e IHI, que o HCM faz parte desde janeiro de 2017.

Não é parto normal a todo custo, e sim, o melhor parto para a gestante e o mais humanizado possível.

O projeto preza a Valorização da mulher como protagonista do parto e busca melhorar a experiência com o nascimento e melhorar a saúde das gestantes e bebês, prevenindo eventos adversos.

O Hospital da Criança e Maternidade (HCM), possui um Centro Obstétrico com sala de pré-parto para evolução do trabalho de parto.

É permitida a presença de um acompanhante de livre escolha da parturiente de acordo com a Lei Estadual nº 15.759, de 25 de Março de 2015 e Lei Federal nº 11108/2005, em todo o período de pré-parto, parto e puerpério.

Possuímos três quartos de PPP (Pré parto, Parto e Pós parto normal), para assistir a parturiente proporcionando bem-estar, segurança e criando um ambiente familiar diferindo-o de uma sala cirúrgica, permitindo a presença e a participação do acompanhante em todo o processo de trabalho de parto, favorecendo as boas práticas de cuidado ao parto e nascimento.

Utilizamos técnicas não farmacológicas para controle das dores do parto, como por exemplo: bola suíça, chuveiro, cavalinho e banqueta de parto.

Também permitimos a presença de doulas trazidas pela parturiente, com cadastro ativo no hospital.

Recebemos o Plano de Parto elaborado pela parturiente e seu médico obstetra, durante todo o pré-natal, conforme rotina instituída no hospital.

Realizamos a triagem neonatal (teste do olhinho, coraçãozinho, orelhinha e linguinha) na rotina de exames do recém-nascido.

Possuímos um telefone 24 horas para atendimento e esclarecimento de dúvidas sobre aleitamento materno com o Grupo de Amamentação, no ramal 3134, onde a enfermeira irá orientar via telefone e, se houver a necessidade, convocará para atendimento no hospital.

Contamos com o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) para orientações, sugestões, elogios e reclamações, além do canal Fale Conosco e Mensagem ao Paciente, disponíveis aqui no site.

Realizamos Visita de Reconhecimento na Maternidade, com agendamento prévio, pelo telefone 3201-5000, ramal 3188, em dias pré-determinados (mais informações).

Temos a UNIMED São José do Rio Preto como nossa operadora parceira nas ações do Projeto, por meio de ações como o Pré-Natal Ativo com a participação de gestantes encaminhadas do Be-a-bá-Bebê, selecionadas conforme critérios específicos, para acompanhamento nas últimas semanas de gestação e conhecimento da equipe que irá atendê-la.