Outubro Rosa

Médicos e enfermeiros do HCM/Funfarme recebem, mais uma vez, colegas norte-americanos para intercâmbio técnico-científico, promovido por fundação internacional

06/05/2016

Médicos e enfermeiros do Hospital da Criança e Maternidade (HCM)/Funfarme estiveram durante toda esta semana com seus colegas de duas importantes instituições norte-americanas para trocar experiências e ampliar conhecimentos, em mais uma ação da parceria promovida pela Fundação Children's Heart Link, organização mundial referência em cirurgia cardíaca infantil.

A equipe do Serviço de Cirurgia Cardíaca Pediátrica do HCM, coordenada pelo cirurgião cardíaco pediátrico Dr. Ulisses Croti, recebeu profissionais da Mayo Clinic, de Rochester, e do Children’s Hospital and Clinic, de Minneapolis, ambas as cidades do Estado americano de Minnesota. Dois médicos anestesistas e intensivistas e duas enfermeiras tiveram várias reuniões, aulas e atividades práticas com os colegas do HCM com o objetivo de aprimorar os protocolos de atendimento do Serviço de Cirurgia Cardíaca Pediátrica do hospital da Funfarme.

Durante a estada em Rio Preto, os profissionais americanos foram recebidos pelo diretor-executivo da Funfarme, Dr. Horácio José Ramalho. Referência no Brasil no tratamento de recém-nascido, bebês e crianças com problemas cardíacos, o HCM/Funfarme é a única instituição da América Latina parceira deste programa que integra grandes instituições americanas, como Universidades de Harvard e Stanford, com 11 centros médicos do Brasil, Índia, China, Malásia, Vietnã e Ucrânia. O intercâmbio, firmado com a Funfarme em 2009, visa promover o conhecimento científico e aprimorar as técnicas cirúrgicas e os procedimentos pré e pós-cirúrgicos entre os profissionais de todas as instituições envolvidas.

Desde então, médicos, enfermeiros e outros profissionais do complexo hospitalar da Funfarme passam semanas em centros médicos americanos ou recebem os colegas em Rio Preto para o mesmo período. Em diversas oportunidades, brasileiros e americanos realizaram juntos cirurgias cardíacas em crianças e bebês com cardiopatias congênitas, patologia da qual o HCM é referência nacional em seu tratamento.

O conhecimento resultante da parceria é compartilhado com outras instituições de saúde de todo o mundo. Todos os procedimentos realizados pelo Serviço de Cirurgia Cardiovascular Pediátrica da Funfarme/HCM são catalogados pela Children’s Heart Link e enviados para a universidade de Harvard, nos Estados Unidos, e ficam à disposição de médicos do mundo inteiro que queiram acessar o prontuário para salvar vidas com o mesmo problema.

A Fundação Children’s Heart Link escolheu a Funfarme / Hospital de Base / Hospital da Criança e Maternidade como parceira no Brasil por ser instituição referência no Brasil em cirurgia cardíaca infantil. Nos últimos 13 anos, a equipe do complexo Funfarme salvou mais de 3.600 crianças, sendo mais de 360 de outros Estados.


Mais Notícias

Pequeno Calebe recebe alta médica no HCM após cirurgia cardiovascular [+] Profissionais da Funfarme são homenageados com apresentação de músicos, no estacionamento do HB [+] HCM reforma tomografia infantil e ambiente ganha nova decoração lúdica [+] Após 18 dias, pais conhecem filha internada na UTI Neonatal do HCM [+] Instituto Doar renova certificação de gestão qualificada e transparência do Hospital de Base [+] Governo de São Paulo destina R$ 29,1 milhões ao complexo hospitalar da Funfarme para o combate à... [+] Tem alta Maria Fernanda, nona transplantada de coração no HCM [+] HCM realiza com sucesso 9º transplante de coração em menina de 11 anos [+] A FUNFARME está estruturando fluxos e áreas para o atendimento a pacientes com sintomas de... [+] 8º paciente transplantado do coração no HCM recebe alta médica [+] Documentos necessários para abertura de atendimento e cadastro [+] Segunda maior residência do país, Funfarme/Famerp dá boas-vindas aos seus novos residentes [+] Funfarme recebe assessor do deputado Tiririca, que reafirma compromisso com o Hospital da Criança e... [+] Lucy Montoro de Rio Preto promove Carnaval inclusivo com trio elétrico, passistas e samba-enredo [+] Funfarme amplia TMO e passa a fazer transplante de medula óssea também em crianças [+] Governo de SP renova convênio com a Funfarme no valor de R$ 216 milhões para o custeio do HCM e HB [+] Complexo HCM / HB realiza o 8º transplante de coração em criança de sua história [+] Funfarme Materna 2020 [+] Complexo Funfarme ocupa o 2º lugar no Estado em número de internações hospitalares [+] HCM pode atender crianças com cardiopatia congênita do Estado do Amazonas [+]
Veja mais notícias >