HCM de Rio Preto realiza cirurgia inédita em bebê ainda no útero da mãe - Hospital da Criança e Maternidade

HCM de Rio Preto realiza cirurgia inédita em bebê ainda no útero da mãe

15/03/2024

O Hospital da Criança e Maternidade (HCM) de Rio Preto foi o primeiro hospital do Noroeste Paulista a realizar cirurgia para correção da malformação mielomeningocele em bebê ainda no útero da mãe. A mielomeningocele consiste em um defeito na coluna vertebral e/ou da medula espinhal durante a gestação.

Para o cirurgião fetal do HCM Dr. Gustavo Henrique de Oliveira a realização do procedimento, além de um marco na instituição, é um importante avanço no conhecimento para a equipe médica. “Hoje em dia somente dois centros no país fazem essa técnica de correção minimamente invasiva devido à alta complexidade e necessidade de treinamento intenso e multidisciplinar. Somos os primeiros no noroeste paulista a fazer essa cirurgia. Esse marco histórico mostra que nossa equipe de profissionais está bem capacitada e apta para fazer em ocasiões futuras”, ressaltou.

Dr. Gustavo disse ainda sobre a importância e necessidade desse tipo de cirurgia. “Essa técnica é muito benéfica para as pacientes, pois com essa correção, os bebês têm mais chances de um melhor desenvolvimento neurológico, como também de deambulação, proporcionando uma vida mais adequada ao bebê”, afirmou.

A paciente V.C.C.F. descobriu a malformação ao fazer um ultrassom com 20 semanas de gestação. “Para mim foi um susto. Fiquei com medo e imaginei que pudesse ser bem grave, porque tive outras quatro gestações e nunca tinha passado por isso. Mas agora estou aliviada e esse susto passou. Sou muito grata ao HCM, a todos os profissionais desse hospital, gostei muito de todo o atendimento que recebi”, disse a mãe.

O vice-diretor executivo da Funfarme Dr. Wagner Vicensoto falou da relevância do HCM como centro médico de alta complexidade. “O HCM já é referência em gestação e partos de alta complexidade. Atualmente temos poucos centros de referência no Brasil em cirurgia fetal e estamos empenhados em sermos um, por meio da formação da equipe multisiciplinar, seguindo protocolos rígidos, em um centro especializado como o nosso. Isso garante o assertivo tratamento de patologias fetais para impedir a progressão da doença no bebê, melhoria nas chances de sobrevida da paciente, além de diminuir sequelas para o feto garantindo uma qualidade de vida pós fetal”, disse.

O procedimento durou cerca de três horas e contou com uma equipe multidisciplinar com nove profissionais. 

 

Sobre o HCM

O Hospital da Criança e Maternidade (HCM) é um dos principais centros especializados em pediatria e em obstetrícia no Estado de São Paulo. Em particular, é referência nacional em cardiologia e cirurgia cardiovascular pediátrica, gestação de alto risco e medicina de alta complexidade. O HCM reserva 60% dos atendimentos aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), contudo, mensalmente atende percentual muito maior, chegando a 85% do total. O hospital é referência também para pacientes da saúde suplementar (operadoras de saúde) e particulares.

Assim como as demais unidades do complexo hospitalar da Funfarme, o Hospital da Criança e Maternidade é o centro de alta complexidade para mais de 1,4 milhões de habitantes dos 102 municípios sob a jurisdição do Departamento Regional de Saúde de Rio Preto (DRS 15), da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.

 

Alianças Estratégicas 

Alianças Estratégicas é o nome do departamento de Captação de Recursos da Fundação Faculdade Regional de Medicina de Rio Preto (Funfarme), responsável por firmar parcerias com empresas, instituições privadas, pessoas físicas, parlamentares e políticos das esferas municipal, estadual e federal para obter suporte financeiro para investir em atendimento médico a quem precisa. 

Em todo o mundo, a medicina de alta performance tem um custo muito elevado. E o complexo hospitalar da Funfarme, considerado como um dos maiores do Brasil, reserva 60% dos atendimentos aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), contudo, mensalmente atende percentual muito maior, chegando a 80% do total.

O setor é fundamental para driblar a crise econômica do país e a redução de recursos e investimentos no SUS, que impactam na qualidade do serviço prestado. Nas Alianças Estratégicas, cada centavo é transformado em saúde, já que o dinheiro dos parceiros é destinado a projetos que beneficiam pacientes com câncer, garantem o parto humanizado, ampliam o tratamento adequado em mais de 60 especialidades, valorizam a luta contra a violência infanto-juvenil e asseguram dignidade nos cuidados paliativos. 

Atualmente, as Alianças Estratégicas contam com mais de 170 parcerias firmadas, que ajudam por meio de Imposto de Renda, eventos, doações e investimentos através de contrapartidas dos governos federal e estadual. Ao longo dos 12 meses do ano anterior, o setor contou com apoio de 113 empresas incentivadas, 249 empresas apoiadoras diretas e 12 parlamentares, além de ter realizado 12 campanhas e outros 63 eventos em 53 cidades da região noroeste do Estado de São Paulo. 

Outras informações podem ser obtidas pelo (17) 3201-5189 / (17) 99633-6438 ou pelo email captacaoderecursos@hospitaldebase.com.br. Acesse: https://www.hospitaldebase.com.br/doe/


Mais Notícias

HCM realiza 3º Fórum de Combate aos Maus Tratos na Infância e Adolescência [+] Vem aí a 1ª Jornada de Ginecologia e Obstetrícia do HCM! [+] Eventos solidários em prol do Hospital de Base agitam a região [+] 40 dias após cirurgia intrauterina inédita, bebê tem alta do HCM [+] HCM inaugura projeto piloto de Sala de Descompressão para seus colaboradores [+] Após 40 dias do transplante de coração, Ana Lívia é transferida da UTI para a enfermaria do HCM [+] HB e HCM recebem recertificação do Selo Doar [+] Humanização no HCM garante acolhimento e esperança para quem está em tratamento [+] Colaborador da Facchini ganha R$ 150 mil do Sorte Saúde [+] Natália Toscano e Sabrina Cury realizam ‘Confra do Bem’ em prol do setor de Oncologia do HCM [+] Cerca de 500 profissionais de saúde de Rio Preto e região participam do 2º Fórum... [+] Potirendaba realiza leilão de gado em prol do Hospital de Base [+] Influencers realizam ‘Confra do Bem’ em prol da Oncologia Pediátrica do HCM [+] Show de César Menotti & Fabiano terá renda revertida para o HB de Rio Preto [+] Comunicação eficiente e trabalho em equipe promovem a saúde do paciente [+] Gestante em tratamento contra o câncer toca o sino da remissão no HB e é surpreendida com... [+] Rede Sentinela da Funfarme reforça a segurança da vacina de Covid-19 [+] HCM Rio Preto é parceiro do Instituto Unimed Rio Preto em evento de inclusão [+] Governador em exercício do Estado, Felício Ramuth, visita o HCM, referência para o Brasil [+] Orçamento da União reserva R$ 60 milhões para Funfarme investir na CardioPedBrasil® – Centro... [+]
Veja mais notícias >