Humanização no HCM garante acolhimento e esperança para quem está em tratamento - Hospital da Criança e Maternidade

Humanização no HCM garante acolhimento e esperança para quem está em tratamento

12/04/2024

Pacientes do Hospital da Criança e Maternidade (HCM) ganham presentes e eventos surpresa nesta quinta e sexta-feira (11 e 12)

 

Desde que nasceu, Kauã Felipe Santana Torres, de 11 anos, faz tratamento médico no Hospital da Criança e Maternidade (HCM) de Rio Preto. O Exame do Pezinho foi fundamental para diagnosticar anemia falciforme, doença em que os glóbulos vermelhos assumem o formato de foice e as células morrem prematuramente. “A rotina hospitalar é muito pesada, mas as ações humanizadas que acontecem no HCM, especialmente as festas em datas comemorativas, trazem alívio e leveza, tanto para as crianças quanto para os pais”, afirma Nilsa Cruz Santana, mãe do garoto.

As ações humanizadas são realizadas pelas nossas instituições e por parceiras do complexo Funfarme (Fundação Faculdade Regional de Medicina de Rio Preto). Nesta semana, duas grandes festas foram realizadas, levando alegria e esperança para quem está em tratamento médico: Páscoa Solidária 2024, organizada pelo Instituto Recomeçar em Amor, na quinta-feira (11), e Visita de Personagens para entrega de perucas e gorros, organizada pela Missão Atamor, nesta sexta-feira (12).

Na quinta-feira, Kauã ficou encantado ao entrar no hall do 6º andar do HCM. Afinal, o local estava repleto de ovos de páscoa, bombons, cenourinhas com chocolate, cupcakes, sorvetes, frutas, refrigerantes e salgadinhos, entre outras guloseimas. Com as mãos cheias de doces, os olhos brilhando e um lindo sorriso no rosto, Kauã estava empolgado com a festa. “Nem parece que estamos no hospital. Aqui é muito legal, sempre tem uma surpresa diferente”, disse. 

Cada paciente internado no HCM recebeu um kit contendo um ovo de páscoa com 250 gramas, uma caixa de bombom, chocolate Bis e uma cenoura com chocolate. Para evitar aglomerações, as crianças de cada andar desceram em esquema de rodízio, sempre acompanhadas por pais, responsáveis e equipe de enfermagem. Na recepção do HCM, os carrinhos de pipoca e algodão doce complementaram a decoração e despertavam o interesse de adultos e crianças. Todos os alimentos foram supervisionados pelos nutricionistas do hospital, responsáveis por acompanhar a dieta dos pacientes.

 “Páscoa é um momento de renovação e fé e esperança. Por isso, há pelo menos um mês estamos trabalhando para realizar esta festa, que é tão importante para os pacientes e para os pais”, afirma Aida Modesto, presidente do Instituto Recomeçar em Amor.

 

Vista dos personagens

Já na sexta-feira, o HCM foi invadido por um grupo de personagens: Pato Donald e Pateta, princesa Aurora, príncipe e Malévola, Peter Pan, Jessie (Toy Story) e Capitão América percorreram alguns andares do hospital para entregar perucas de fantasias feitas em lã e gorros com cachecóis para “aquecer” o coração de quem está em tratamento.   

Para a vice-diretora Administrativa do HCM, Dra. Maria Lúcia Luiz Barcelos Veloso, a ajuda de instituições parceiras é fundamental para quem está em tratamento. “A gente consegue ver a alegria no rostinho de cada paciente e, com isso, a esperança nos olhos das mães. É uma dose de leveza. As festas que aconteceram nesta semana são exemplos a serem seguidos”, disse.  

O pequeno Emmanuel Rodrigues dos Santos, de 7 anos, ficou muito feliz ao receber um gorro verde e cinza. Portador do espectro autista, ele faz acompanhamento no HCM desde o ano passado para investigar possíveis linfonodos. “Como eu já visitei outros hospitais, vejo que essas ações são muito importantes para as crianças. O hospital costuma ser um ambiente um pouco triste, apesar de ver que aqui as crianças são muito felizes. Normalmente as crianças ficam muito quietinhas e esse tipo de ação faz com que elas fiquem felizes e possam se divertir como se não estivessem doentes. É um gesto de amor muito simples, mas que torna o dia a dia mais alegre do que o normal”, disse Silmara Cândida Rodrigue, mãe do paciente.

“As festas transformam a rotina hospitalar. É uma experiência que ressignifica a vinda das crianças para além dos procedimentos invasivos ou algumas consultas. Elas têm a oportunidade de ter a valorização da infância por meio dessas ações e vão se lembrar que são crianças mesmo estando dentro do hospital”, afirmou Daniela Barbosa Dias, psicóloga do HCM. “Para as famílias, é sempre muito importante perceber a alegria e satisfação das crianças nesses momentos”, destacou.

 

Comitê de Experiência do Paciente

A Funfarme destaca-se em todo o país por ser um dos poucos centros que conta com um o Comitê de Experiência do Paciente, que ajuda no desenvolvimento de ações em que o paciente está no centro do cuidado. Através do Conselho Consultivo de Paciente e Familiares, os hospitais envolvem os pacientes e familiares na discussão para a toma de decisões que melhorem suas experiências.

Criado em setembro de 2022, o grupo é formado por representantes dos Hospitais e Unidades da Funfarme, pacientes, ex-pacientes e familiares, que se reúnem de forma voluntária para cocriar, ou seja, avaliar e sugerir melhorias na estrutura e nos serviços oferecidos pela instituição. A partir desses encontros, a instituição avalia a relevância das reivindicações e viabilidade da implementação das medidas propostas.

 

Alianças Estratégicas

Alianças Estratégicas é o nome do departamento de Captação de Recursos da Funfarme, responsável por firmar parcerias com empresas, instituições privadas, pessoas físicas, parlamentares e políticos das esferas municipal, estadual e federal para obter suporte financeiro para investir em atendimento médico a quem precisa.

Em todo o mundo, a medicina de alta performance tem um custo muito elevado. E o complexo hospitalar da Funfarme, considerado como um dos maiores do Brasil, reserva 60% dos atendimentos aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), contudo, mensalmente atende percentual muito maior, chegando a 80% do total.

O complexo Funfarme é ligado à Faculdade de Medicina de Rio Preto (Famerp) e reúne o Hospital de Base (HB), o Hospital da Criança e Maternidade (HCM), o Ambulatório Geral de Especialidades, o Hemocentro de Rio Preto e a unidade do Instituto de Reabilitação Lucy Montoro de Rio Preto. Além disso, também administra o Hospital Municipal Dr. Domingo Marcolino Braile, Rede Lucy Montoro de Fernandópolis, Ambulatório de Especialidades Médicas (Ame) de Fernandópolis, Hemonúcleo de Catanduva e Unidade de Teleatendimento de Santa Fé do Sul. Portanto, é referência para o atendimento de mais de 1,7 milhão de habitantes dos 102 municípios sob a jurisdição do Departamento Regional de Saúde de Rio Preto (DRS-15), da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.

Em todo o complexo hospitalar são quase 800 mil atendimentos por ano, feitos por 1.630 médicos e outros 1,7 mil profissionais da Saúde. No total, são mais de 8 mil colaboradores que garantem assistência 24 horas, ao custo médio de R$ 2 milhões por dia.

O setor de Capitação de Recursos, inaugurado em 8 de novembro de 2016, nasceu de uma parceria com o Grupo Rodobens (um dos 100 maiores conglomerados empresariais do Brasil) e se tornou fundamental para driblar a crise econômica do país e a redução de recursos e investimentos no SUS, que impactam na qualidade do serviço prestado. Nas Alianças Estratégicas, cada centavo é transformado em saúde, já que todo valor arrecadado é revertido em inúmeros benefícios aos de usuários da saúde pública.  

O dinheiro dos parceiros é destinado a projetos que beneficiam pacientes com câncer, garantem o parto humanizado, ampliam o tratamento adequado em mais de 60 especialidades, valorizam a luta contra a violência infanto-juvenil e asseguram dignidade nos cuidados paliativos. São projetos que visam oferecer melhor qualidade de vida.

 

Parceiros do Bem ajudam a manter o atendimento público

O custeio de todo o valor excedente para manter a qualidade do atendimento SUS é resultado da colaboração dos chamados “Parceiros do Bem”, ativos em mais de 60 cidades do noroeste paulista e de outros Estados brasileiros. Atualmente, as Alianças Estratégicas contam com mais de 170 parcerias firmadas, que ajudam por meio de Imposto de Renda, eventos, doações e investimentos através de contrapartidas dos governos federal e estadual. Ao todo, os Parceiros do Bem realizaram mais de 100 eventos beneficentes entre 2022 e 2023, como leilões de gado, almoços, jantares, caminhadas, rifas e outras ações.

Ao longo dos 12 meses do ano anterior, o setor de Capitação de Recursos contou com apoio de 113 empresas incentivadas, 249 empresas apoiadoras diretas e 12 parlamentares, além de ter realizado 12 campanhas e outros 63 eventos em 53 cidades da região noroeste do Estado de São Paulo.

Este trabalho, resultado da solidariedade coletiva, é o que garante que todos os pacientes da rede pública recebam a mesma excelência em medicina disponível no sistema privado, como acesso à tecnologia de ponta, a exemplo da cirurgia robótica feita com a plataforma Da Vinci Xi (que custou R$ 12 milhões à Funfarme), entre outros aparelhos.

 

Formas de doação:

  • LEIS DE INCENTIVO FISCAL

Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD), Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos (CMDI), Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon), Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (Pronas/PCD), Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Condeca), Imposto de Renda.

 

  • EVENTOS E CAMPANHAS EM MUNICÍPIOS

Bazares, caminhadas, corridas, jantares, leilões de gado e quermesse podem se transformar em ações solidárias.

 

  • PATROCÍNIOS E EVENTOS

Empresas podem ser parceiras adquirindo cotas de patrocínios de eventos e patrocinando projetos específicos da instituição.

 

  • DOADOR DE PRODUTOS E SERVIÇOS

Empresas e pessoas físicas que doam produtos e/ou serviços.

 

  • MARKETING SOCIAL

Empresas e pessoas físicas que realizam campanhas de marketing relacionado à causa de saúde e bem-estar podem destinar parte da renda obtida com a venda de seus produtos ou serviços.

 

  • EMENDAS PARLAMENTARES

Parlamentares podem indicar emendas ao Orçamento Geral da União para incluir recursos que podem ser destinados aos hospitais do complexo Funfarme.

 

  • DOAÇÃO EM DINHEIRO

Pelo site do Hospital de Base, é possível doar cotas nos valores de R$ 20, R$ 50 ou R$ 100. A contribuição pode ser feita por meio de cartão de débito ou crédito, débito em conta, boleto ou pelo pix doehb@hospitaldebase.com.br. Para mais informações, acesse: https://www.hospitaldebase.com.br/doe/  

 

  • SORTE SAÚDE

Título de capitalização do Hospital de Base (HB), no valor de R$ 10. Quem compra, concorre a prêmios em dinheiro.

 


Mais Notícias

HCM realiza 3º Fórum de Combate aos Maus Tratos na Infância e Adolescência [+] Vem aí a 1ª Jornada de Ginecologia e Obstetrícia do HCM! [+] Eventos solidários em prol do Hospital de Base agitam a região [+] 40 dias após cirurgia intrauterina inédita, bebê tem alta do HCM [+] HCM inaugura projeto piloto de Sala de Descompressão para seus colaboradores [+] Após 40 dias do transplante de coração, Ana Lívia é transferida da UTI para a enfermaria do HCM [+] HB e HCM recebem recertificação do Selo Doar [+] Humanização no HCM garante acolhimento e esperança para quem está em tratamento [+] Colaborador da Facchini ganha R$ 150 mil do Sorte Saúde [+] Natália Toscano e Sabrina Cury realizam ‘Confra do Bem’ em prol do setor de Oncologia do HCM [+] Cerca de 500 profissionais de saúde de Rio Preto e região participam do 2º Fórum... [+] Potirendaba realiza leilão de gado em prol do Hospital de Base [+] Influencers realizam ‘Confra do Bem’ em prol da Oncologia Pediátrica do HCM [+] Show de César Menotti & Fabiano terá renda revertida para o HB de Rio Preto [+] Comunicação eficiente e trabalho em equipe promovem a saúde do paciente [+] Gestante em tratamento contra o câncer toca o sino da remissão no HB e é surpreendida com... [+] Rede Sentinela da Funfarme reforça a segurança da vacina de Covid-19 [+] HCM Rio Preto é parceiro do Instituto Unimed Rio Preto em evento de inclusão [+] Governador em exercício do Estado, Felício Ramuth, visita o HCM, referência para o Brasil [+] Orçamento da União reserva R$ 60 milhões para Funfarme investir na CardioPedBrasil® – Centro... [+]
Veja mais notícias >