Funfarme sedia Encontro com hospitais da região para discutir a humanização - Hospital da Criança e Maternidade

Funfarme sedia Encontro com hospitais da região para discutir a humanização

02/10/2015

A Funfarme realizou, na manhã desta sexta-feira (3 de outubro), o 2º Encontro de Humanização, para o qual recebeu representantes de hospitais, santas casas e demais instituições de saúde da região Noroeste do Estado. Com as presenças da coordenadora da Política de Humanização da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, Eliana Ribas, e da diretora da Divisão Regional de Saúde (DRS XV), Claudia Monteiro, os profissionais discutiram ações para disseminar e consolidar processos e ações que resultem em atendimento com cada vez mais qualidade para a população.
Ao abrir o Encontro, após a apresentação do coral do Instituto de Reabilitação Lucy Montoro, a coordenadora estadual elogiou a Funfarme, referência pela estrutura de seu complexo hospitalar, qualidade de seus recursos humanos e serviços e como centro de formação de profissionais da Saúde. “Os princípios éticos da humanização devem nortear a gestão das instituições, como ocorre na Funfarme e seus hospitais, princípios que se expressam na prática de todos os colaboradores”, declarou Eliana Ribas.
Justamente o tamanho do complexo Funfarme, com seus mais de 5.000 funcionários, impõe o desafio desta prática diária e da disseminação dos princípios da humanização por toda a instituição, salientou o diretor-executivo da fundação, Dr. Horácio José Ramalho. “A humanização tem ser afirmada diariamente, internalizada na instituição de saúde, envolvendo não só os colaboradores, mas os pacientes e familiares”, afirmou Dr. Horácio. “Ao organizar Encontro, a Funfarme reafirma seu compromisso com a comunidade de que iremos procurar exercitar a humanização cotidianamente para que não seus princípios não fiquem apenas nas palavras”, completou.
Para buscar este exercício diário, a Funfarme possui, desde 2000, o GTH – Grupo de Trabalho da Humanização, composto de 20 integrantes, entre enfermeiras, assistentes sociais, psicólogas, gestores da fundação e usuários. A assistente social Ana Maria Ferreira Rondina, coordenadora do GTH e uma das organizadoras do 2º Encontro, considerou fundamental a realização do evento para disseminar na região os conceitos da humanização e como oportunidade para os diversos grupos compartilharem as boas práticas. “O Encontro foi muito enriquecedor para nós, profissionais de saúde. Agradecemos a Diretoria da Funfarme por, ciente que é da importância da humanização, ter dado total apoio para viabilizar o evento”, disse Ana Maria.
Encontro que, na opinião da diretora da Divisão Regional de Saúde, é importante para reforçar o compromisso do melhor atendimento à população não só nos hospitais, como também nos demais prestadores de serviços da Saúde nos municípios.
Prestadores, profissionais de saúde, pacientes, familiares, enfim todos devem estar conscientes dos princípios que norteiam a humanização que, segundo Eliana Ribas, são:
- respeito;
- atenção;
- qualidade;
- coresponsabilidade;
- trabalho em grupo (multiprofissional);
- acolhimento;
- integração da família e
- integração da rede de prestadores da Saúde.


Mais Notícias

Vem aí a 1ª Jornada de Ginecologia e Obstetrícia do HCM! [+] Eventos solidários em prol do Hospital de Base agitam a região [+] 40 dias após cirurgia intrauterina inédita, bebê tem alta do HCM [+] HCM inaugura projeto piloto de Sala de Descompressão para seus colaboradores [+] Após 40 dias do transplante de coração, Ana Lívia é transferida da UTI para a enfermaria do HCM [+] HB e HCM recebem recertificação do Selo Doar [+] Humanização no HCM garante acolhimento e esperança para quem está em tratamento [+] Colaborador da Facchini ganha R$ 150 mil do Sorte Saúde [+] Natália Toscano e Sabrina Cury realizam ‘Confra do Bem’ em prol do setor de Oncologia do HCM [+] Cerca de 500 profissionais de saúde de Rio Preto e região participam do 2º Fórum... [+] Potirendaba realiza leilão de gado em prol do Hospital de Base [+] Influencers realizam ‘Confra do Bem’ em prol da Oncologia Pediátrica do HCM [+] Show de César Menotti & Fabiano terá renda revertida para o HB de Rio Preto [+] Comunicação eficiente e trabalho em equipe promovem a saúde do paciente [+] Gestante em tratamento contra o câncer toca o sino da remissão no HB e é surpreendida com... [+] Rede Sentinela da Funfarme reforça a segurança da vacina de Covid-19 [+] HCM Rio Preto é parceiro do Instituto Unimed Rio Preto em evento de inclusão [+] Governador em exercício do Estado, Felício Ramuth, visita o HCM, referência para o Brasil [+] Orçamento da União reserva R$ 60 milhões para Funfarme investir na CardioPedBrasil® – Centro... [+] HCM de Rio Preto realiza cirurgia inédita em bebê ainda no útero da mãe [+]
Veja mais notícias >