Funfarme sedia Encontro com hospitais da região para discutir a humanização - Hospital da Criança e Maternidade

Funfarme sedia Encontro com hospitais da região para discutir a humanização

02/10/2015

A Funfarme realizou, na manhã desta sexta-feira (3 de outubro), o 2º Encontro de Humanização, para o qual recebeu representantes de hospitais, santas casas e demais instituições de saúde da região Noroeste do Estado. Com as presenças da coordenadora da Política de Humanização da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, Eliana Ribas, e da diretora da Divisão Regional de Saúde (DRS XV), Claudia Monteiro, os profissionais discutiram ações para disseminar e consolidar processos e ações que resultem em atendimento com cada vez mais qualidade para a população.
Ao abrir o Encontro, após a apresentação do coral do Instituto de Reabilitação Lucy Montoro, a coordenadora estadual elogiou a Funfarme, referência pela estrutura de seu complexo hospitalar, qualidade de seus recursos humanos e serviços e como centro de formação de profissionais da Saúde. “Os princípios éticos da humanização devem nortear a gestão das instituições, como ocorre na Funfarme e seus hospitais, princípios que se expressam na prática de todos os colaboradores”, declarou Eliana Ribas.
Justamente o tamanho do complexo Funfarme, com seus mais de 5.000 funcionários, impõe o desafio desta prática diária e da disseminação dos princípios da humanização por toda a instituição, salientou o diretor-executivo da fundação, Dr. Horácio José Ramalho. “A humanização tem ser afirmada diariamente, internalizada na instituição de saúde, envolvendo não só os colaboradores, mas os pacientes e familiares”, afirmou Dr. Horácio. “Ao organizar Encontro, a Funfarme reafirma seu compromisso com a comunidade de que iremos procurar exercitar a humanização cotidianamente para que não seus princípios não fiquem apenas nas palavras”, completou.
Para buscar este exercício diário, a Funfarme possui, desde 2000, o GTH – Grupo de Trabalho da Humanização, composto de 20 integrantes, entre enfermeiras, assistentes sociais, psicólogas, gestores da fundação e usuários. A assistente social Ana Maria Ferreira Rondina, coordenadora do GTH e uma das organizadoras do 2º Encontro, considerou fundamental a realização do evento para disseminar na região os conceitos da humanização e como oportunidade para os diversos grupos compartilharem as boas práticas. “O Encontro foi muito enriquecedor para nós, profissionais de saúde. Agradecemos a Diretoria da Funfarme por, ciente que é da importância da humanização, ter dado total apoio para viabilizar o evento”, disse Ana Maria.
Encontro que, na opinião da diretora da Divisão Regional de Saúde, é importante para reforçar o compromisso do melhor atendimento à população não só nos hospitais, como também nos demais prestadores de serviços da Saúde nos municípios.
Prestadores, profissionais de saúde, pacientes, familiares, enfim todos devem estar conscientes dos princípios que norteiam a humanização que, segundo Eliana Ribas, são:
- respeito;
- atenção;
- qualidade;
- coresponsabilidade;
- trabalho em grupo (multiprofissional);
- acolhimento;
- integração da família e
- integração da rede de prestadores da Saúde.


Mais Notícias

Funfarme recebe visita oficial de representantes da Samsung Healthcare Brasil [+] HCM recebe doação de roupas para bebês prematuros [+] Voluntários fazem doação de ovos de páscoa e kits de pintura em gesso ao HCM [+] Hospital da Criança e Maternidade (HCM) inaugura 14 novos leitos de UTI pediátrica, aumentando em... [+] Funfarme reúne 80 grupos empresariais em evento para agradecer parceria e anunciar investimentos de... [+] HCM recebe doações de ursos de pelúcias e almofadas em formato de coração [+] Funfarme realiza cerimônia de integração do programa de capacitação dos aprendizes [+] Funfarme assina Pacto pela Inclusão Econômica da Favela Marte [+] Funfarme avalia positiva mudança no quadro técnico na Secretaria de Atenção Especializada à... [+] Transplante de Medula Óssea aumenta 400% em dois anos no HCM [+] HCM agradece deputado Coronel Tadeu por indicação de recursos para custeio [+] Funfarme distribui 3 mil kits com materiais escolares para filhos de colaboradores [+] Funfarme recebe visita dos deputados e confirma importância como complexo de saúde de excelência [+] Maria Clara é a primeira bebê do ano a nascer no HCM Rio Preto [+] Posto de Coleta de Leite Humano do HCM recebe certificado de reconhecimento [+] HCM recebe doações de kits com peças em gessos para pintura [+] Profissionais dos setores de TMO e Oncologia Pediátrica, do HCM, organizam ação de Natal para... [+] Recebe alta bebê que nasceu de parto normal em carro no estacionamento do HCM [+] HCM recebe diversas doações de brinquedos, doces e guloseimas para presentear pacientes no Natal [+] Musicista percorre corredores da Funfarme tocando músicas com tema de Natal no violino [+]
Veja mais notícias >