Dr. Horácio Ramalho, diretor da Funfarme, recebe título de cidadão uchoense - Hospital da Criança e Maternidade

Dr. Horácio Ramalho, diretor da Funfarme, recebe título de cidadão uchoense

28/03/2016

Em reconhecimento à sua gestão como diretor-executivo da Funfarme – Fundação Faculdade Regional de Rio Preto, nos últimos oito anos, o médico nefrologista Horácio José Ramalho recebeu da Câmara e da Prefeitura de Uchoa o título de cidadão uchoense, em sessão solene, nesta segunda-feira, 28 de março. A sessão foi também comemorativa dos 90 anos de emancipação político-administrativa do município, completados nesta segunda-feira, feriado em Uchoa.

Além do prefeito de Uchoa, José Claudio Martins, do vice-prefeito, Dr. Kleber Marin de Moraes, e do presidente da Câmara, Jurandir Ferrarezi, a sessão teve a presença do presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Dr. Dimas Eduardo Ramalho, irmão de Dr. Horácio, do deputado estadual Orlando Bolçone e de representantes do deputado estadual Itamar Borges e do ex-deputado federal e ex-presidente da Associação Médica Brasileira, Dr. Eleuses Paiva.

A Diretora da Divisão Regional de Saúde XV, Claudia Monteiro, a secretária municipal de Saúde de Rio Preto, Teresinha Pachá, prefeitos e vereadores de cidades da região também prestigiaram a cerimônia.

Várias lideranças da Funfarme estiveram presentes, como o diretor-geral da Famerp – Faculdade de Medicina e Enfermagem de Rio Preto, Dr. Dulcimar Donizeti de Souza, o vice-diretor executivo da Funfarme, Dr. José Luis Esteves Francisco, o diretor administrativo do Hospital de Base, Dr. Jorge Fares, e a vice-diretora administrativa do HB, Dra. Amália Tieco Sabag, o diretor do Ambulatório de Especialidades, Dr.Aldenis Borim, a diretora do Hospital da Criança e Maternidade, Dra. Eloísa Galão, além de superintendentes e colaboradores da instituição.

Durante a cerimônia, a esposa de Dr. Horácio Ramalho, a cirurgiã-dentista Vera Ramalho, também foi homenageada, recebendo flores da primeira-dama de Uchoa, Marilda Martins.

Dr. Horácio Ramalho administra há oito anos a Funfarme, um dos maiores complexos hospitalares do interior do Estado de São Paulo. Reúne o Hospital de Base, o Hospital da Criança e Maternidade, o Ambulatório de Especialidades, o Hemocentro de Rio Preto e a unidade do Instituto de Reabilitação Lucy Montoro. Possui uma das melhores e mais completas infraestruturas hospitalares, dotado do que há de mais moderno em equipamentos e tecnologia diagnóstica.

A gestão de Dr. Horácio tem sido pautada pela busca incessante da eficiência e da excelência em qualidade de atendimento e serviços, o que levou a instituição a firmar-se como referência na Saúde, sendo inclusive assim apontada pelo governo do Estado de São Paulo.

“Estes 8 anos como diretor da Funfarme, foram os anos mais felizes da minha vida, onde pude realmente trabalhar em benefício do usuário do SUS. Mesmo com a crise, fizemos revolução em todas as unidades da Funfarme. O usuário do SUS tem que se sentir bem acolhido, bem acomodado, atendido e com excelência com os melhores equipamentos. Agradeço a todos os nossos diretores pela parceria e a todos os colaboradores que fazem com que a Funfarme preste esse serviço com excelência e dignidade”, afirmou Dr. Horácio José Ramalho.

“Hoje a cidade de Uchoa recebe um novo filho. É com orgulho que declaramos Dr. Horácio José Ramalho como cidadão Uchoense”, declarou o prefeito de Uchoa.

O vereador Marcos Beiga, autor do projeto que propôs a outorga do título, afirmou que o título é merecido pela atuação do diretor-executivo à frente da Funfarme. “Essa homenagem ao Dr. Horácio é justa e necessária frente ao atendimento prestado com excelência pela Funfarme a todo o cidadão Uchoense. Temos orgulho de dizer que o projeto foi aprovado por unanimidade na Câmara. Isso mostra o carinho e respeito que temos por Dr. Horácio, por toda sua diretoria, pelo HB e toda Funfarme”, afirmou Beiga.

O presidente do Tribunal de Contas revelou: “Por onde passo, perguntam-me qual o segredo do Hospital de Base, que tem um dos custos com leitos mais baratos do Brasil e consegue essa gestão de excelência.” E completou: “O segredo está na boa gestão do dinheiro público, aplicado corretamente, que não vai para o bolso do gestor nem é usado para comprar carro de luxo em vez de ambulâncias.”

Já o deputado Orlando Bolçone enfatizou que Dr. Horácio Ramalho, “além de ser excelente médico, é um dos melhores gestores da área da saúde no Brasil”.

Natural do município de Taquaritinga (SP) e formado pela Famerp - Faculdade de Medicina de Rio Preto, com especialização em Nefrologia pelo Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo. A Famerp na qual se formou foi tê-lo como professor, diretor-adjunto de Pessoal e de Alunos e chefe das Disciplinas de Nefrologia e de Clínica Médica.

Dr. Horácio Ramalho foi presidente da Sociedade de Medicina e Cirurgia de São José do Rio Preto, da Sociedade de Nefrologia do Estado de São Paulo (Sonesp) e da Unimed de Rio Preto. Coordenou, em 1985, o 1º Encontro Nefrológico do Interior Paulista, primeiro evento científico que congregou os médicos especialistas do Estado e que se transformaria no Congresso Paulista de Nefrologia, um dos mais importantes do Brasil.

O homenageado também foi um dos fundadores do São Paulo Interior Transplantes, sistema pioneiro de captação e transplantes de órgãos, constituído em 1986, e que, portanto, antecedeu a lei de transplantes do país. 


Mais Notícias

Eventos solidários em prol do Hospital de Base agitam a região [+] 40 dias após cirurgia intrauterina inédita, bebê tem alta do HCM [+] HCM inaugura projeto piloto de Sala de Descompressão para seus colaboradores [+] Após 40 dias do transplante de coração, Ana Lívia é transferida da UTI para a enfermaria do HCM [+] HB e HCM recebem recertificação do Selo Doar [+] Humanização no HCM garante acolhimento e esperança para quem está em tratamento [+] Colaborador da Facchini ganha R$ 150 mil do Sorte Saúde [+] Natália Toscano e Sabrina Cury realizam ‘Confra do Bem’ em prol do setor de Oncologia do HCM [+] Cerca de 500 profissionais de saúde de Rio Preto e região participam do 2º Fórum... [+] Potirendaba realiza leilão de gado em prol do Hospital de Base [+] Influencers realizam ‘Confra do Bem’ em prol da Oncologia Pediátrica do HCM [+] Show de César Menotti & Fabiano terá renda revertida para o HB de Rio Preto [+] Comunicação eficiente e trabalho em equipe promovem a saúde do paciente [+] Gestante em tratamento contra o câncer toca o sino da remissão no HB e é surpreendida com... [+] Rede Sentinela da Funfarme reforça a segurança da vacina de Covid-19 [+] HCM Rio Preto é parceiro do Instituto Unimed Rio Preto em evento de inclusão [+] Governador em exercício do Estado, Felício Ramuth, visita o HCM, referência para o Brasil [+] Orçamento da União reserva R$ 60 milhões para Funfarme investir na CardioPedBrasil® – Centro... [+] HCM de Rio Preto realiza cirurgia inédita em bebê ainda no útero da mãe [+] Hemocentro Rio Preto realiza mutirão em faculdade e cadastra mais de 550 pessoas no Redome [+]
Veja mais notícias >