439 jovens profissionais iniciam programas de residência e estágio multidisciplinar da Funfarme, reforçando atendimento de qualidade à população - Hospital da Criança e Maternidade

439 jovens profissionais iniciam programas de residência e estágio multidisciplinar da Funfarme, reforçando atendimento de qualidade à população

01/03/2016

A Funfarme/Famerp realizou, na manhã desta terça-feira (1 de março) 19ª edição da cerimônia de integração de 439 jovens recém-formados em cursos superiores da área da Saúde. A cerimônia, realizada no anfiteatro da Unip (Universidade Paulista), deu início aos programas de residência médica e multiprofissional, estágio médico,  aperfeiçoamento e aprimoramento da instituição. Ingressam no complexo hospital da fundação 230 residentes e 60 estagiários de medicina, 36 aprimorandos, 45 aperfeiçoandos e 68 residentes de outras áreas da Saúde, como terapeutas ocupacionais, enfermeiros, assistentes sociais, fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, farmacêuticos e nutricionistas.
O diretor geral da Famerp, Dr. Dulcimar Donizeti de Souza, abriu a cerimônia dando boas-vindas aos novos alunos. “Vocês terão um ensino de qualidade, porém, mais do que isso, em nossa instituição prezamos pela boa formação acadêmica e de caráter”, ressaltou. Em seguida, ele falou sobre a Faculdade de Medicina de Rio Preto desde sua criação até os dias atuais, em que é reconhecida como uma das melhores do país, e aproveitou para agradecer aos alunos provenientes do 6º ano da Famerp que contribuíram para a escola ter conquistado o primeiro lugar no exame do Cremesp – Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo.
Com uma breve explanação sobre as unidades que compõem a Funfarme, sua infraestrutura, serviços prestados à comunidade e os números impressionantes que ilustram a dimensão do complexo hospitalar, o diretor executivo da Fundação, Dr. Horácio José Ramalho, ressaltou sua pujança, mesmo em tempos de crise. “Nossas instituições primam por valores como transparência, trabalho, ensino de qualidade e envolvimento social. Sejam muito bem-vindos à Funfarme, no qual vocês farão toda diferença para os mais de 2 milhões de habitantes que atendemos e para o desenvolvimento e melhoria constante da Saúde na região”, agradeceu o diretor.
Uma das maiores residências médicas do Brasil, a Funfarme/Famerp oferece programas em 61 especialidades médicas diferentes, reunindo 470 residentes e cerca de 100 estagiários, sob a supervisão da Coreme (Comissão de Residência Médica). Ao falar durante a integração, o coordenador da Coreme, Dr. Emerson Quintino, fez questão de ressaltar que sua equipe está à disposição para dar o suporte necessário aos 439 jovens profissionais neste começo na fundação. “Somos um dos programas que têm maior peso no Brasil e caminharemos lado a lado com vocês, buscando oferecer o melhor ensino possível, suportado por um complexo hospitalar que se destaca também pela tecnologia e infraestrutura como poucas no país”, pontuou o coordenador.
O coordenador destacou também o papel da Funfarme/Famerp no desenvolvimento de pesquisas acadêmicas e clínicas, com trabalhos de relevância nacional e internacional. Atualmente, o CIP – Centro Integrado de Pesquisas do Hospital de Base participa de mais de 160 estudos multicêntricos.

Funfarme atrai cada vez mais jovens de todo o Brasil

Parcela expressiva destes jovens se origina de todas as regiões do Brasil, o que demonstra o prestígio que desfruta a Funfarme/Famerp na área do ensino e formação destes profissionais no país. É o caso dos sete novos residentes de medicina Benjamim Xavier Ramos, Vinícius Vasconcellos, Gustavo Falavigna Guilherme, Aline Nunes Amaro, Mabel Cristhina Rodrigues da Silveira, Alane Leite e Victor Avezum. As origens são diversas, do Paraná, Minas Gerais, Pará e Campinas, no interior paulista. Todos passaram em mais de dois programas de residência e optaram pela Funfarme pelos mesmos motivos: a excelência de ensino e a estrutura dos hospitais escola da Funfarme/Famerp.
A mesmo diversidade é encontrada na residência multiprofissional. As amigas fonoaudiólogas Thais Zimmermann, de Natal (Rio Grande do Norte), e Alline Galdino, formada em Bauru. Elas estão entre os 68 jovens que ingressaram na residência multiprofissional. “Já estamos muito bem acomodadas e nos acostumando à cidade. Sem dúvida, a Funfarme será um diferencial e tanto em nossa formação e carreira”, ressaltou Thais.


Mais Notícias

HCM recebe doação de roupas para bebês prematuros [+] Voluntários fazem doação de ovos de páscoa e kits de pintura em gesso ao HCM [+] Hospital da Criança e Maternidade (HCM) inaugura 14 novos leitos de UTI pediátrica, aumentando em... [+] Funfarme reúne 80 grupos empresariais em evento para agradecer parceria e anunciar investimentos de... [+] HCM recebe doações de ursos de pelúcias e almofadas em formato de coração [+] Funfarme realiza cerimônia de integração do programa de capacitação dos aprendizes [+] Funfarme assina Pacto pela Inclusão Econômica da Favela Marte [+] Funfarme avalia positiva mudança no quadro técnico na Secretaria de Atenção Especializada à... [+] Transplante de Medula Óssea aumenta 400% em dois anos no HCM [+] HCM agradece deputado Coronel Tadeu por indicação de recursos para custeio [+] Funfarme distribui 3 mil kits com materiais escolares para filhos de colaboradores [+] Funfarme recebe visita dos deputados e confirma importância como complexo de saúde de excelência [+] Maria Clara é a primeira bebê do ano a nascer no HCM Rio Preto [+] Posto de Coleta de Leite Humano do HCM recebe certificado de reconhecimento [+] HCM recebe doações de kits com peças em gessos para pintura [+] Profissionais dos setores de TMO e Oncologia Pediátrica, do HCM, organizam ação de Natal para... [+] Recebe alta bebê que nasceu de parto normal em carro no estacionamento do HCM [+] HCM recebe diversas doações de brinquedos, doces e guloseimas para presentear pacientes no Natal [+] Musicista percorre corredores da Funfarme tocando músicas com tema de Natal no violino [+] HCM recebe doação de 200 unidades de refrigerantes [+]
Veja mais notícias >