Outubro Rosa

439 jovens profissionais iniciam programas de residência e estágio multidisciplinar da Funfarme, reforçando atendimento de qualidade à população

01/03/2016

A Funfarme/Famerp realizou, na manhã desta terça-feira (1 de março) 19ª edição da cerimônia de integração de 439 jovens recém-formados em cursos superiores da área da Saúde. A cerimônia, realizada no anfiteatro da Unip (Universidade Paulista), deu início aos programas de residência médica e multiprofissional, estágio médico,  aperfeiçoamento e aprimoramento da instituição. Ingressam no complexo hospital da fundação 230 residentes e 60 estagiários de medicina, 36 aprimorandos, 45 aperfeiçoandos e 68 residentes de outras áreas da Saúde, como terapeutas ocupacionais, enfermeiros, assistentes sociais, fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, farmacêuticos e nutricionistas.
O diretor geral da Famerp, Dr. Dulcimar Donizeti de Souza, abriu a cerimônia dando boas-vindas aos novos alunos. “Vocês terão um ensino de qualidade, porém, mais do que isso, em nossa instituição prezamos pela boa formação acadêmica e de caráter”, ressaltou. Em seguida, ele falou sobre a Faculdade de Medicina de Rio Preto desde sua criação até os dias atuais, em que é reconhecida como uma das melhores do país, e aproveitou para agradecer aos alunos provenientes do 6º ano da Famerp que contribuíram para a escola ter conquistado o primeiro lugar no exame do Cremesp – Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo.
Com uma breve explanação sobre as unidades que compõem a Funfarme, sua infraestrutura, serviços prestados à comunidade e os números impressionantes que ilustram a dimensão do complexo hospitalar, o diretor executivo da Fundação, Dr. Horácio José Ramalho, ressaltou sua pujança, mesmo em tempos de crise. “Nossas instituições primam por valores como transparência, trabalho, ensino de qualidade e envolvimento social. Sejam muito bem-vindos à Funfarme, no qual vocês farão toda diferença para os mais de 2 milhões de habitantes que atendemos e para o desenvolvimento e melhoria constante da Saúde na região”, agradeceu o diretor.
Uma das maiores residências médicas do Brasil, a Funfarme/Famerp oferece programas em 61 especialidades médicas diferentes, reunindo 470 residentes e cerca de 100 estagiários, sob a supervisão da Coreme (Comissão de Residência Médica). Ao falar durante a integração, o coordenador da Coreme, Dr. Emerson Quintino, fez questão de ressaltar que sua equipe está à disposição para dar o suporte necessário aos 439 jovens profissionais neste começo na fundação. “Somos um dos programas que têm maior peso no Brasil e caminharemos lado a lado com vocês, buscando oferecer o melhor ensino possível, suportado por um complexo hospitalar que se destaca também pela tecnologia e infraestrutura como poucas no país”, pontuou o coordenador.
O coordenador destacou também o papel da Funfarme/Famerp no desenvolvimento de pesquisas acadêmicas e clínicas, com trabalhos de relevância nacional e internacional. Atualmente, o CIP – Centro Integrado de Pesquisas do Hospital de Base participa de mais de 160 estudos multicêntricos.

Funfarme atrai cada vez mais jovens de todo o Brasil

Parcela expressiva destes jovens se origina de todas as regiões do Brasil, o que demonstra o prestígio que desfruta a Funfarme/Famerp na área do ensino e formação destes profissionais no país. É o caso dos sete novos residentes de medicina Benjamim Xavier Ramos, Vinícius Vasconcellos, Gustavo Falavigna Guilherme, Aline Nunes Amaro, Mabel Cristhina Rodrigues da Silveira, Alane Leite e Victor Avezum. As origens são diversas, do Paraná, Minas Gerais, Pará e Campinas, no interior paulista. Todos passaram em mais de dois programas de residência e optaram pela Funfarme pelos mesmos motivos: a excelência de ensino e a estrutura dos hospitais escola da Funfarme/Famerp.
A mesmo diversidade é encontrada na residência multiprofissional. As amigas fonoaudiólogas Thais Zimmermann, de Natal (Rio Grande do Norte), e Alline Galdino, formada em Bauru. Elas estão entre os 68 jovens que ingressaram na residência multiprofissional. “Já estamos muito bem acomodadas e nos acostumando à cidade. Sem dúvida, a Funfarme será um diferencial e tanto em nossa formação e carreira”, ressaltou Thais.


Mais Notícias

Pequeno Calebe recebe alta médica no HCM após cirurgia cardiovascular [+] Profissionais da Funfarme são homenageados com apresentação de músicos, no estacionamento do HB [+] HCM reforma tomografia infantil e ambiente ganha nova decoração lúdica [+] Após 18 dias, pais conhecem filha internada na UTI Neonatal do HCM [+] Instituto Doar renova certificação de gestão qualificada e transparência do Hospital de Base [+] Governo de São Paulo destina R$ 29,1 milhões ao complexo hospitalar da Funfarme para o combate à... [+] Tem alta Maria Fernanda, nona transplantada de coração no HCM [+] HCM realiza com sucesso 9º transplante de coração em menina de 11 anos [+] A FUNFARME está estruturando fluxos e áreas para o atendimento a pacientes com sintomas de... [+] 8º paciente transplantado do coração no HCM recebe alta médica [+] Documentos necessários para abertura de atendimento e cadastro [+] Segunda maior residência do país, Funfarme/Famerp dá boas-vindas aos seus novos residentes [+] Funfarme recebe assessor do deputado Tiririca, que reafirma compromisso com o Hospital da Criança e... [+] Lucy Montoro de Rio Preto promove Carnaval inclusivo com trio elétrico, passistas e samba-enredo [+] Funfarme amplia TMO e passa a fazer transplante de medula óssea também em crianças [+] Governo de SP renova convênio com a Funfarme no valor de R$ 216 milhões para o custeio do HCM e HB [+] Complexo HCM / HB realiza o 8º transplante de coração em criança de sua história [+] Funfarme Materna 2020 [+] Complexo Funfarme ocupa o 2º lugar no Estado em número de internações hospitalares [+] HCM pode atender crianças com cardiopatia congênita do Estado do Amazonas [+]
Veja mais notícias >