Localização

IV Congresso Internacional de Cirurgia Geral atrai profissionais do país inteiro

15/09/2017

A quarta edição do Congresso Internacional de Cirurgia Geral encerra-se, na tarde hoje, mostrando-se como um dos maiores eventos, das várias especialidades cirúrgicas, do interior paulista. Ao longo dos dois dias de evento, foram duas grandes conferências, mais 16 miniconferências e 41 palestras. Participaram do evento, 600 profissionais, entre médicos, profissionais da saúde e assistências e foram mais de 200 trabalhos científicos apresentados, inclusive estudos do Amazonas.

Uma das palestras mais aguardadas foi a do médico-cirurgião peruano, erradicado na Inglaterra, Dr. Hector Vilca-Melendez, que aconteceu no final da tarde de ontem. Ele fez uma pequena trajetória desde que saiu formado de seu país de origem, passando pela residência médica em transplantes de fígado em São Paulo, no Hospital das Clínicas, até o convite para a pós-graduação no país britânico, onde adquiriu conhecimento para transplantar, além de fígado, intestino em crianças.

“A grande dificuldade do transplante de intestino é que o órgão é o que mais apresenta conflito com o sistema imunológico do paciente receptor. Portanto, o tratamento clínico pós-cirúrgico é mais delicado e essencial para a sobrevida do paciente”, explicou Vilca-Melendez.

No dia 13 de setembro, terça-feira, o cirurgião conheceu o complexo e reiterou a preciosidade que viu na Fundação. “A infraestrutura oferecida ao paciente do SUS e ao paciente privado é a mesma. E é de alto padrão para ambos. Isso não se vê nem em grandes capitais, como em São Paulo, onde essas duas realidades são muito discrepantes. Por isso, a Funfarme é, no meu entendimento, uma das instituições de saúde transplantadora que oferece atendimento socializado e humanizado no país”, afirmou o médico.

Para o organizador do evento, Dr. Renato Silva, chefe da equipe de Transplante de Fígado do Hospital de Base (HB), o evento tornou-se referência, pois permite que novas abrangências e que sejam erguidas novas possibilidades. “O Brasil não tem um centro transplantador de intestino em crianças, por exemplo. Geralmente, estes pacientes são enviados para fazer a cirurgia em outros países e o custo ao governo (e a todos nós) é caríssimo. Debater como melhorar os diversos tipos de técnicas cirúrgica e tratamento pós-cirúrgico podem trazer benefícios aos pacientes e levantar possibilidades como: por que não implantar um serviços como este se existe infraestrutura para isso e profissionais qualificados no Brasil? Há que se pensar”, pontua Dr. Renato.


Mais Notícias

Internada há 400 dias no HCM, paciente ganha festa para comemorar seu 11º aniversário [+] HCM realiza 1º Fórum de acolhimento com classificação de risco [+] Equipe multiprofissional do HCM presenteia bebês da UTI Neonatal [+] HCM distribui brinquedos para pacientes em ação solidária [+] Na semana da criança, HCM distribui brinquedos para pacientes da Oncologia pediátrica [+] HCM alegra as crianças da Unidade Canguru com orelhinhas do Mikey Mouse [+] Crianças da Oncologia Pediátrica do HCM ganham brinquedos e festa em homenagem ao seu Dia [+] Funfarme/Famerp realiza 6ª edição de Jornada da Psicologia na instituição [+] Funfarme encerra 25ª Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho com show de ‘’prata da... [+] Cadastro de doulas - Setembro de 2018 [+] 25ª edição da SIPAT da Funfarme tem como tema cultura, ciência e tecnologia [+] Referência captação e transplantes de órgãos no Brasil, Funfarme realiza seu 1º Congresso na... [+] HCM promove I Encontro de Atenção às Crianças com Deficiência Intelectual e Múltipla [+] Funfarme aborda atualizações em exames laboratoriais de detecção da sífilis [+] HCM realiza ação da Semana Mundial de Aleitamento no Shopping Cidade Norte [+] Projeto Acolher é destaque em palestra sobre “Atenção Integral às Pessoas em Situação de... [+] HCM promove ações para mães na Semana Mundial do Aleitamento Materno [+] Médicos da Funfarme e americanos trocam experiências no 3º Encontro Internacional do HCM sobre... [+] HCM chama a atenção para doenças no coração das crianças com a 1° Caminhada de... [+] Funfarme tem caldeira abastecida com lenha ecológica de reaproveitamento. Uma iniciativa... [+]