Outubro Rosa

Desafios da Farmácia Clínica e Acreditação Hospitalar são foco do VI Evento Farmacêutico da Funfarme

12/12/2017

Com o projeto de implantação de uma farmácia clínica, no qual o farmacêutico auxilia o médico no momento de prescrever medicações, sugerindo doses e alertando sobre possíveis interações, tudo com o intuito de otimizar o tratamento e aumentar ainda mais a segurança do ao paciente, criou-se a necessidade de debater o assunto. Para isso, na manhã de hoje, a farmacêutica do Hospital das Clínicas (HC) de São Paulo, Vanusa Barbosa Pinto, diretora do serviço da instituição da capital, que já desenvolve este trabalho, ofereceu palestra para farmacêuticos e técnicos da Funfarme, no mezanino do HB, durante o VI Evento de Farmacêutico da Funfarme.

“O trabalho é desafiador, ainda mais que somos uma entidade filantrópica, que busca a Acreditação em Saúde, como vocês. Dentro deste cenário, é preciso avaliar o que é feito, o que necessita ser desenvolvido na rotina e o que queremos fazer”, explica a farmacêutica do HC.

A organizadora do evento e coordenadora do Serviço de Farmácia da Fundação, Vivian Teixeira, ressalta a importância de trocas de experiências como estas. “Cada hospital tem suas particularidades, claro. No entanto, conhecer um pouco do que se desenvolve em outras instituições, torna possível revisar protocolos e procedimentos nossos e adaptar soluções a nossa realidade”, afirma.

A farmacêutica do Hospital da Criança e Maternidade (HCM) Thainá Sossolote participou pela primeira vez e sentiu-se motivada. “Sei que todo ano a Fundação busca temas apropriados e atualizados. A palestra foi muito boa, agregou muito conhecimento, principalmente sobre acreditação hospitalar e farmácia clínica. Foi muito motivador, já que, aos poucos estamos começando estes trabalhos e trouxeram uma referência no assunto”, pontua a profissional do HCM.


Mais Notícias

Pequeno Calebe recebe alta médica no HCM após cirurgia cardiovascular [+] Profissionais da Funfarme são homenageados com apresentação de músicos, no estacionamento do HB [+] HCM reforma tomografia infantil e ambiente ganha nova decoração lúdica [+] Após 18 dias, pais conhecem filha internada na UTI Neonatal do HCM [+] Instituto Doar renova certificação de gestão qualificada e transparência do Hospital de Base [+] Governo de São Paulo destina R$ 29,1 milhões ao complexo hospitalar da Funfarme para o combate à... [+] Tem alta Maria Fernanda, nona transplantada de coração no HCM [+] HCM realiza com sucesso 9º transplante de coração em menina de 11 anos [+] A FUNFARME está estruturando fluxos e áreas para o atendimento a pacientes com sintomas de... [+] 8º paciente transplantado do coração no HCM recebe alta médica [+] Documentos necessários para abertura de atendimento e cadastro [+] Segunda maior residência do país, Funfarme/Famerp dá boas-vindas aos seus novos residentes [+] Funfarme recebe assessor do deputado Tiririca, que reafirma compromisso com o Hospital da Criança e... [+] Lucy Montoro de Rio Preto promove Carnaval inclusivo com trio elétrico, passistas e samba-enredo [+] Funfarme amplia TMO e passa a fazer transplante de medula óssea também em crianças [+] Governo de SP renova convênio com a Funfarme no valor de R$ 216 milhões para o custeio do HCM e HB [+] Complexo HCM / HB realiza o 8º transplante de coração em criança de sua história [+] Funfarme Materna 2020 [+] Complexo Funfarme ocupa o 2º lugar no Estado em número de internações hospitalares [+] HCM pode atender crianças com cardiopatia congênita do Estado do Amazonas [+]
Veja mais notícias >