Complexo HCM / HB realiza o 8º transplante de coração em criança de sua história - Hospital da Criança e Maternidade

Complexo HCM / HB realiza o 8º transplante de coração em criança de sua história

31/01/2020

Centro de referência nacional em cirurgia cardíaca pediátrica, o Hospital da Criança e Maternidade (HCM), de São José do Rio Preto, realizou, nesta sexta-feira (31 de janeiro), o sexto transplante de coração desde a sua inauguração, em 2013. Foi o oitavo procedimento em criança na história do complexo Funfarme, já que o Hospital de Base de Rio Preto, que também integra a instituição, havia realizado dois antes de 2013.

O transplante foi feito no menino Miguel Carvalho, de 5 anos, morador de Pereira Barreto. O novo órgão é vital para a criança, que estava internada há quatro meses na UTI cardiopediátrica do HCM por ter a taquicardiomiopatia, uma disfunção do coração secundária à arritmia, que colocava em risco a sua vida.

Segundo o cirurgião cardíaco Prof. Dr. Ulisses Croti, chefe do Serviço de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular Pediátrica do HCM, Miguel estava sujeito a sofrer morte súbita a qualquer momento. “A cirurgia foi um sucesso. Devemos acompanhar como o organismo do Miguel vai reagir ao novo órgão. As próximas 48 horas são um período crítico, mas estamos muito otimistas”, afirmou Ulisses Croti.

O doador foi um menino de 9 anos, morador de Itajaí, cidade de Santa Catarina, 900 quilômetros de São José do Rio Preto. Como em todo transplante de coração em que doador e receptor são separados por grandes distâncias, este exigiu uma luta contra o tempo, já que, o período entre a retirada e o transplante deve ser de, no máximo, quatro horas.

O transporte do órgão mobilizou um jato que transportou a equipe do HCM ao hospital de Itajaí para a retirada e retorno ao HCM. 

O Hospital da Criança e Maternidade e o Hospital de Base forma um dos complexos que mais realizam transplantes de órgãos e tecidos do Brasil, sendo referência para todo o país. Desde 1992, quando ocorreu o primeiro transplante na Funfarme, já foram realizados mais de 5.200 transplantes de coração, pâncreas, córneas, rins, fígado e medula. Destes 112 foram de transplantes de coração em adultos e crianças.

São José do Rio Preto é a única cidade a realizar transplantes de coração de crianças do interior do Brasil. Os outros centros transplantadores localizam-se em capitais de Estado. 


Mais Notícias

Funfarme recebe visita oficial de representantes da Samsung Healthcare Brasil [+] HCM recebe doação de roupas para bebês prematuros [+] Voluntários fazem doação de ovos de páscoa e kits de pintura em gesso ao HCM [+] Hospital da Criança e Maternidade (HCM) inaugura 14 novos leitos de UTI pediátrica, aumentando em... [+] Funfarme reúne 80 grupos empresariais em evento para agradecer parceria e anunciar investimentos de... [+] HCM recebe doações de ursos de pelúcias e almofadas em formato de coração [+] Funfarme realiza cerimônia de integração do programa de capacitação dos aprendizes [+] Funfarme assina Pacto pela Inclusão Econômica da Favela Marte [+] Funfarme avalia positiva mudança no quadro técnico na Secretaria de Atenção Especializada à... [+] Transplante de Medula Óssea aumenta 400% em dois anos no HCM [+] HCM agradece deputado Coronel Tadeu por indicação de recursos para custeio [+] Funfarme distribui 3 mil kits com materiais escolares para filhos de colaboradores [+] Funfarme recebe visita dos deputados e confirma importância como complexo de saúde de excelência [+] Maria Clara é a primeira bebê do ano a nascer no HCM Rio Preto [+] Posto de Coleta de Leite Humano do HCM recebe certificado de reconhecimento [+] HCM recebe doações de kits com peças em gessos para pintura [+] Profissionais dos setores de TMO e Oncologia Pediátrica, do HCM, organizam ação de Natal para... [+] Recebe alta bebê que nasceu de parto normal em carro no estacionamento do HCM [+] HCM recebe diversas doações de brinquedos, doces e guloseimas para presentear pacientes no Natal [+] Musicista percorre corredores da Funfarme tocando músicas com tema de Natal no violino [+]
Veja mais notícias >