Complexo HCM / HB realiza o 8º transplante de coração em criança de sua história

31/01/2020

Centro de referência nacional em cirurgia cardíaca pediátrica, o Hospital da Criança e Maternidade (HCM), de São José do Rio Preto, realizou, nesta sexta-feira (31 de janeiro), o sexto transplante de coração desde a sua inauguração, em 2013. Foi o oitavo procedimento em criança na história do complexo Funfarme, já que o Hospital de Base de Rio Preto, que também integra a instituição, havia realizado dois antes de 2013.

O transplante foi feito no menino Miguel Carvalho, de 5 anos, morador de Pereira Barreto. O novo órgão é vital para a criança, que estava internada há quatro meses na UTI cardiopediátrica do HCM por ter a taquicardiomiopatia, uma disfunção do coração secundária à arritmia, que colocava em risco a sua vida.

Segundo o cirurgião cardíaco Prof. Dr. Ulisses Croti, chefe do Serviço de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular Pediátrica do HCM, Miguel estava sujeito a sofrer morte súbita a qualquer momento. “A cirurgia foi um sucesso. Devemos acompanhar como o organismo do Miguel vai reagir ao novo órgão. As próximas 48 horas são um período crítico, mas estamos muito otimistas”, afirmou Ulisses Croti.

O doador foi um menino de 9 anos, morador de Itajaí, cidade de Santa Catarina, 900 quilômetros de São José do Rio Preto. Como em todo transplante de coração em que doador e receptor são separados por grandes distâncias, este exigiu uma luta contra o tempo, já que, o período entre a retirada e o transplante deve ser de, no máximo, quatro horas.

O transporte do órgão mobilizou um jato que transportou a equipe do HCM ao hospital de Itajaí para a retirada e retorno ao HCM. 

O Hospital da Criança e Maternidade e o Hospital de Base forma um dos complexos que mais realizam transplantes de órgãos e tecidos do Brasil, sendo referência para todo o país. Desde 1992, quando ocorreu o primeiro transplante na Funfarme, já foram realizados mais de 5.200 transplantes de coração, pâncreas, córneas, rins, fígado e medula. Destes 112 foram de transplantes de coração em adultos e crianças.

São José do Rio Preto é a única cidade a realizar transplantes de coração de crianças do interior do Brasil. Os outros centros transplantadores localizam-se em capitais de Estado. 


Mais Notícias

Deputado Capitão Derrite vista complexo e assina plano de saúde exclusivo para família militar [+] Radioterapia da Funfarme oferece fantasias de super-heróis e personagens às crianças em... [+] HB e HCM participam da 32ª edição McDia Feliz [+] Pequeno Calebe recebe alta médica no HCM após cirurgia cardiovascular [+] Profissionais da Funfarme são homenageados com apresentação de músicos, no estacionamento do HB [+] HCM reforma tomografia infantil e ambiente ganha nova decoração lúdica [+] Após 18 dias, pais conhecem filha internada na UTI Neonatal do HCM [+] Instituto Doar renova certificação de gestão qualificada e transparência do Hospital de Base [+] Governo de São Paulo destina R$ 29,1 milhões ao complexo hospitalar da Funfarme para o combate à... [+] Tem alta Maria Fernanda, nona transplantada de coração no HCM [+] HCM realiza com sucesso 9º transplante de coração em menina de 11 anos [+] A FUNFARME está estruturando fluxos e áreas para o atendimento a pacientes com sintomas de... [+] 8º paciente transplantado do coração no HCM recebe alta médica [+] Documentos necessários para abertura de atendimento e cadastro [+] Segunda maior residência do país, Funfarme/Famerp dá boas-vindas aos seus novos residentes [+] Funfarme recebe assessor do deputado Tiririca, que reafirma compromisso com o Hospital da Criança e... [+] Lucy Montoro de Rio Preto promove Carnaval inclusivo com trio elétrico, passistas e samba-enredo [+] Funfarme amplia TMO e passa a fazer transplante de medula óssea também em crianças [+] Governo de SP renova convênio com a Funfarme no valor de R$ 216 milhões para o custeio do HCM e HB [+] Complexo HCM / HB realiza o 8º transplante de coração em criança de sua história [+]
Veja mais notícias >