Complexo HCM / HB realiza o 8º transplante de coração em criança de sua história - Hospital da Criança e Maternidade

Complexo HCM / HB realiza o 8º transplante de coração em criança de sua história

31/01/2020

Centro de referência nacional em cirurgia cardíaca pediátrica, o Hospital da Criança e Maternidade (HCM), de São José do Rio Preto, realizou, nesta sexta-feira (31 de janeiro), o sexto transplante de coração desde a sua inauguração, em 2013. Foi o oitavo procedimento em criança na história do complexo Funfarme, já que o Hospital de Base de Rio Preto, que também integra a instituição, havia realizado dois antes de 2013.

O transplante foi feito no menino Miguel Carvalho, de 5 anos, morador de Pereira Barreto. O novo órgão é vital para a criança, que estava internada há quatro meses na UTI cardiopediátrica do HCM por ter a taquicardiomiopatia, uma disfunção do coração secundária à arritmia, que colocava em risco a sua vida.

Segundo o cirurgião cardíaco Prof. Dr. Ulisses Croti, chefe do Serviço de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular Pediátrica do HCM, Miguel estava sujeito a sofrer morte súbita a qualquer momento. “A cirurgia foi um sucesso. Devemos acompanhar como o organismo do Miguel vai reagir ao novo órgão. As próximas 48 horas são um período crítico, mas estamos muito otimistas”, afirmou Ulisses Croti.

O doador foi um menino de 9 anos, morador de Itajaí, cidade de Santa Catarina, 900 quilômetros de São José do Rio Preto. Como em todo transplante de coração em que doador e receptor são separados por grandes distâncias, este exigiu uma luta contra o tempo, já que, o período entre a retirada e o transplante deve ser de, no máximo, quatro horas.

O transporte do órgão mobilizou um jato que transportou a equipe do HCM ao hospital de Itajaí para a retirada e retorno ao HCM. 

O Hospital da Criança e Maternidade e o Hospital de Base forma um dos complexos que mais realizam transplantes de órgãos e tecidos do Brasil, sendo referência para todo o país. Desde 1992, quando ocorreu o primeiro transplante na Funfarme, já foram realizados mais de 5.200 transplantes de coração, pâncreas, córneas, rins, fígado e medula. Destes 112 foram de transplantes de coração em adultos e crianças.

São José do Rio Preto é a única cidade a realizar transplantes de coração de crianças do interior do Brasil. Os outros centros transplantadores localizam-se em capitais de Estado. 


Mais Notícias

HCM de Rio Preto realiza cirurgia inédita em bebê ainda no útero da mãe [+] Hemocentro Rio Preto realiza mutirão em faculdade e cadastra mais de 550 pessoas no Redome [+] Hospital da Criança e Maternidade encontra coração de doador em tempo recorde e criança de 3... [+] Abertas inscrições do II Fórum Multidisciplinar de Transtorno do Espectro Autista (tea) [+] Facchini adere à rede de solidariedade em prol do HB e HCM [+] CIP abre inscrições para estudo da vacina contra Covid-19 em crianças [+] Chegaram os títulos impressos do Sorte Saúde [+] Mais uma vez, somos ONA 3! [+] Paciente do HCM em tratamento contra o câncer recebe surpresa da cantora Ana Castela em seu... [+] Complexo Funfarme investe no Check Up como sinônimo de saúde para o esportista [+] Deputada Estadual Andréa Werner visita o Complexo Funfarme [+] Saiba o que é diabetes gestacional [+] HB será o primeiro hospital do Estado de SP a sediar o Recmama [+] ECIP: o maior evento de oncologia do interior do Estado de São Paulo [+] HCM e HB reúnem profissionais para debater sobre Dengue e Chikungunya em Rio Preto e região [+] Gael é o primeiro bebê do ano a nascer no HCM [+] Eventos solidários em prol da Funfarme arrecadam R$ 159,6 mil para compra de equipamentos [+] Segunda corrida da família reúne 500 atletas em prol HCM [+] Terceiro Bazar Solidário promovido por Natália Toscano em prol do HCM é um sucesso [+] Aquecimento da corrida do HCM reúne crianças na Praça do Vivendas [+]
Veja mais notícias >