Outubro Rosa

5ª Jornada de Psicologia da Funfarme/Famerp debate diversos aspectos da atuação do multidisciplinar do profissional da Saúde

15/09/2017

Com o auditório Fleury lotado, diretores da Fundação Faculdade Regional de Medicina (Funfarme) e da Faculdade de Medicina, Enfermagem e Psicologia de Rio Preto (Famerp), além de líderes da Fundação, abriram a 5ª Jornada de Psicologia do complexo, na manhã de hoje. O evento, que é voltado para psicólogos e acadêmicos, busca debater e gerar reflexão sobre a atuação destes profissionais na área cirúrgica.

As palestras começaram às 8h, com um dos maiores nomes da psicologia na área de Saúde no estado, o Prof. Dr. Ricardo Gorayeb, do Hospital das Clínicas de Ribeirão. Formado pela Universidade de São Paulo (USP), desenvolveu toda sua carreira como psicólogo da Saúde. Em sua aula, abordou o que é ciência e como o profissional da psicologia pode aplicá-la na rotina do trabalho hospitalar, em prol do paciente.

“Um estudo realizado em Portugal nos mostra que quando a equipe de psicologia atua de maneira multidisciplinar no tratamento de transtornos mentais e emocionais, doenças crônicas e, até mesmo, de problemas passageiros, o paciente acaba retornando menos (ou nem voltando) à uma instituição de saúde com reincidência da doença ou com complicações. O profissional da psicologia melhora a qualidade de vida emocional deste paciente e, em contrapartida, faz com que ele ocupe menos vezes e por menos tempo leitos de hospitais. O conhecimento cientifico nestas situações deve sempre ser compartilhado”, explica Gorayeb.

Outras questões da psicologia foramdebatidas, como Documentação e Aspectos Legais em Saúde, Atuação Interdisciplinar em Transplantes e Violência Sexual Infantil e etc.””, pontua Carla Zanin, vice-chefe do Serviço de Psicologia da Fundação e uma das organizadoras da Jornada.


Mais Notícias

Pequeno Calebe recebe alta médica no HCM após cirurgia cardiovascular [+] Profissionais da Funfarme são homenageados com apresentação de músicos, no estacionamento do HB [+] HCM reforma tomografia infantil e ambiente ganha nova decoração lúdica [+] Após 18 dias, pais conhecem filha internada na UTI Neonatal do HCM [+] Instituto Doar renova certificação de gestão qualificada e transparência do Hospital de Base [+] Governo de São Paulo destina R$ 29,1 milhões ao complexo hospitalar da Funfarme para o combate à... [+] Tem alta Maria Fernanda, nona transplantada de coração no HCM [+] HCM realiza com sucesso 9º transplante de coração em menina de 11 anos [+] A FUNFARME está estruturando fluxos e áreas para o atendimento a pacientes com sintomas de... [+] 8º paciente transplantado do coração no HCM recebe alta médica [+] Documentos necessários para abertura de atendimento e cadastro [+] Segunda maior residência do país, Funfarme/Famerp dá boas-vindas aos seus novos residentes [+] Funfarme recebe assessor do deputado Tiririca, que reafirma compromisso com o Hospital da Criança e... [+] Lucy Montoro de Rio Preto promove Carnaval inclusivo com trio elétrico, passistas e samba-enredo [+] Funfarme amplia TMO e passa a fazer transplante de medula óssea também em crianças [+] Governo de SP renova convênio com a Funfarme no valor de R$ 216 milhões para o custeio do HCM e HB [+] Complexo HCM / HB realiza o 8º transplante de coração em criança de sua história [+] Funfarme Materna 2020 [+] Complexo Funfarme ocupa o 2º lugar no Estado em número de internações hospitalares [+] HCM pode atender crianças com cardiopatia congênita do Estado do Amazonas [+]
Veja mais notícias >