Localização

5ª Jornada de Psicologia da Funfarme/Famerp debate diversos aspectos da atuação do multidisciplinar do profissional da Saúde

15/09/2017

Com o auditório Fleury lotado, diretores da Fundação Faculdade Regional de Medicina (Funfarme) e da Faculdade de Medicina, Enfermagem e Psicologia de Rio Preto (Famerp), além de líderes da Fundação, abriram a 5ª Jornada de Psicologia do complexo, na manhã de hoje. O evento, que é voltado para psicólogos e acadêmicos, busca debater e gerar reflexão sobre a atuação destes profissionais na área cirúrgica.

As palestras começaram às 8h, com um dos maiores nomes da psicologia na área de Saúde no estado, o Prof. Dr. Ricardo Gorayeb, do Hospital das Clínicas de Ribeirão. Formado pela Universidade de São Paulo (USP), desenvolveu toda sua carreira como psicólogo da Saúde. Em sua aula, abordou o que é ciência e como o profissional da psicologia pode aplicá-la na rotina do trabalho hospitalar, em prol do paciente.

“Um estudo realizado em Portugal nos mostra que quando a equipe de psicologia atua de maneira multidisciplinar no tratamento de transtornos mentais e emocionais, doenças crônicas e, até mesmo, de problemas passageiros, o paciente acaba retornando menos (ou nem voltando) à uma instituição de saúde com reincidência da doença ou com complicações. O profissional da psicologia melhora a qualidade de vida emocional deste paciente e, em contrapartida, faz com que ele ocupe menos vezes e por menos tempo leitos de hospitais. O conhecimento cientifico nestas situações deve sempre ser compartilhado”, explica Gorayeb.

Outras questões da psicologia foramdebatidas, como Documentação e Aspectos Legais em Saúde, Atuação Interdisciplinar em Transplantes e Violência Sexual Infantil e etc.””, pontua Carla Zanin, vice-chefe do Serviço de Psicologia da Fundação e uma das organizadoras da Jornada.


Mais Notícias

Zé Neto e Cristiano doam cachê do Country Bulls ao Hospital de Base [+] Funfarme recebe doação de 533 litros de leite e mais de mil reais arrecadados em Cavalgada... [+] Duplas sertanejas animam pacientes da Oncologia pediátrica do HCM [+] Hospital da Criança e Maternidade de Rio Preto realiza procedimento inédito no mundo para corrigir... [+] HCM promove manhã com muita diversão e faz alerta sobre as cardiopatias congênitas [+] HCM promove 4° encontro internacional com parceiros americanos para debater cardiopatia congênita [+] HCM promove Chá Solidário para angariar fundos e tornar ainda mais humanizada a realização das... [+] Raízen recebe título de empresa "Parceira do Bem" da Funfarme [+] Dia das mães chega mais cedo no complexo Funfarme [+] Funfarme adere à campanha do Dia Mundial de Higienização de Mãos fazendo alerta a colaboradores... [+] Enfermeiro do HCM participa pela 11ª vez de ação voluntária no interior da Bahia [+] Páscoa chega adiantada na OncoPed do HCM [+] Bebê transplantado de coração recebe alta do HCM [+] Funfarme realiza o ECIP – Encontro de Cancerologia e o Simpósio de Mastologia, no maior evento da... [+] Funfarme traz Mulher Maravilha para divulgar canal de proteção à mulher na instituição [+] Segunda maior residência do país, Funfarme/Famerp dá boas-vindas aos novos residentes [+] Carnaval antecipado traz humanização no tratamento aos pacientes do HCM [+] Funfarme homenageia seus ‘’ Amigos do Bem’’ e comemora arrecadação de mais de 1 milhão de... [+] HCM realiza dois transplantes de coração em bebês em menos de 24 horas [+] Representantes do Instituto Brasileiro de Excelência em Saúde (Ibes) elogiaram mudanças na... [+]