Tem alta Maria Fernanda, nona transplantada de coração no HCM

24/06/2020

Após 67 dias internada, a pequena Maria Fernanda, de 11 anos, teve alta hoje (24) do Hospital da Criança e Maternidade, de São José do Rio Preto. A cirurgia da menina foi realizada no dia 2 de junho, marca do nono transplante de coração infantil do HCM.

Mafer, como é chamada pela família, foi diagnosticada com cardiomiopatia restritiva e hipertrófica, doença que faz a parede do coração ficarem rígidas, impedindo-o de encher de sangue de forma adequada.

Dr. Ulisses Crotti, juntamente com sua equipe do Serviço de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular Pediátrica do HCM viajou para captar o órgão no Hospital Municipal de Sorocaba. O procedimento de transporte, captação e transplante durou cerca de três horas.

O Hospital da Criança e Maternidade e o Hospital de Base forma um dos complexos que mais realizam transplantes de órgãos e tecidos do Brasil, sendo referência para todo o país. Desde 1992, quando ocorreu o primeiro transplante na Funfarme, já foram realizados mais de 5.200 transplantes de coração, pâncreas, córneas, rins, fígado e medula.

São José do Rio Preto é a única cidade a realizar transplantes de coração de crianças do interior do Brasil. Os outros centros transplantadores localizam-se em capitais de Estado.


Mais Notícias

Profissionais da Funfarme são homenageados com apresentação de músicos, no estacionamento do HB [+] HCM reforma tomografia infantil e ambiente ganha nova decoração lúdica [+] Após 18 dias, pais conhecem filha internada na UTI Neonatal do HCM [+] Instituto Doar renova certificação de gestão qualificada e transparência do Hospital de Base [+] Governo de São Paulo destina R$ 29,1 milhões ao complexo hospitalar da Funfarme para o combate à... [+] Tem alta Maria Fernanda, nona transplantada de coração no HCM [+] HCM realiza com sucesso 9º transplante de coração em menina de 11 anos [+] A FUNFARME está estruturando fluxos e áreas para o atendimento a pacientes com sintomas de... [+] 8º paciente transplantado do coração no HCM recebe alta médica [+] Documentos necessários para abertura de atendimento e cadastro [+] Segunda maior residência do país, Funfarme/Famerp dá boas-vindas aos seus novos residentes [+] Funfarme recebe assessor do deputado Tiririca, que reafirma compromisso com o Hospital da Criança e... [+] Lucy Montoro de Rio Preto promove Carnaval inclusivo com trio elétrico, passistas e samba-enredo [+] Funfarme amplia TMO e passa a fazer transplante de medula óssea também em crianças [+] Governo de SP renova convênio com a Funfarme no valor de R$ 216 milhões para o custeio do HCM e HB [+] Complexo HCM / HB realiza o 8º transplante de coração em criança de sua história [+] Funfarme Materna 2020 [+] Complexo Funfarme ocupa o 2º lugar no Estado em número de internações hospitalares [+] HCM pode atender crianças com cardiopatia congênita do Estado do Amazonas [+] Este ano, Funfarme distribui 16% a mais de kits escolares aos filhos de colaboradores, estagiários... [+]
Veja mais notícias >