Localização

Referência captação e transplantes de órgãos no Brasil, Funfarme realiza seu 1º Congresso na área reunindo autoridades nacionais e mundiais

25/08/2018

Consolidada como um dos centros de referência no Brasil em captação e transplantes de órgãos e tecidos, a Funfarme (Fundação Faculdade Regional de Medicina) e seus Hospitais realizam, nos dias 24 e 25 de agosto, o 1º Congresso desta área, reunindo autoridades mundiais e nacionais.

Paralelo ao 1º Congresso de Transplantes de Órgãos e Tecidos, outros quatro eventos estão sendo realizados: o 5º Encontro das Comissões Intra-hospitalares de Transplantes (CIHTS) da Organização de Procura de Órgãos (OPO) do Hospital de Base; 6º Encontro das Unidades de Diálise e Centro de Transplante Renal; 9º Encontro da Liga de Transplantes da Famerp – Faculdade de Medicina de Rio Preto e o 1º Simpósio da Liga de Nefrologia da Famerp.

O sucesso dos eventos reflete o reconhecimento que a Funfarme e seus hospitais têm na área. O Hospital de Base de Rio Preto é o único do interior de São Paulo que conta com todos os tipos de transplante realizados em uma instituição só, entre eles: coração, fígado, rins, pulmão, medula (adultos) e córneas.

Apenas no primeiro semestre deste ano, a Funfarme já transplantou 6 corações, contra 5 no ano passado inteiro. Além disto, em 2017 o transplante de rim bateu recorde, chegando a 145 cirurgias realizadas no ano.

“A Funfarme e nossos hospitais são referência no Brasil. Em transplantes de rim, por exemplo, fizemos 70 procedimentos por milhão de habitantes em 2017, quando a média no Brasil é de 29 por milhão”, afirmou Dr. Horácio José Ramalho, médico nefrologista e um dos organizadores do Congresso. “Atualmente, conseguimos 44 doações de órgãos por milhão, índice próximo das 47 doações por milhão obtido pela Espanha, país que obtém os melhores resultados do mundo”, completou Dr. Horácio. Segundo acordo a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), a média de doações no Brasil é de 17 por milhão.

Os expressivos números apresentados pela região são resultado do traalho realizado pela Organização de Procura de Órgãos do HB e mais 16 instituições de saúde de cidades da região. Nos últimos nove anos, a OPO do HB capacitou profissionais destas instituições para saberem abordar as famílias de doadores em potencial logo após o momento em que falecem. “Temos que nos relacionamento com as famílias com extremo respeito e de forma humanizada para, embora sofram muito, entendam que a doação salvará vidas”, disse o médico nefrologista Dr. João Fernando Picollo, coordenador da OPO do HB e também organizador do Congresso.

Eventos reúnem referências mundiais

O 1º Congresso de Transplantes de Órgãos e Tecidos conta com a presença, como palestrante, do Dr. José Osmar Medina Pestana, conselheiro consultivo da ABTO e médico do Hospital do Rim de São Paulo, instituição que mais realiza transplantes deste órgão no mundo. Ele proferiu palestra no 6º Encontro das Unidades de Diálise e Centro de Transplante Renal.

Dra. Maria Lucia Ferraz, da Universidade Federal de São Paulo, Unifesp, traz novidades sobre Hepatite C em grupos especiais: pré e pós-transplante renal.

Já o 5º Encontro das CIHTS da OPO do HB teve a presença de Dr. Carlos Alberto Santiago Guervós, coordenador de Transplantes do Hospital Geral Universitário de Alicante, na Espanha, país com maior número de doadores no mundo

“Este Congresso se firma como um dos mais importantes do Brasil, fórum de análise e discussão da realidade da captação e transplante de órgãos e tecidos no Brasil e no mundo”, declarou Dr. Mario Abbud Filho, coordenador do Centro Integrado de Transplantes – CINTRANS do HB.

 


Mais Notícias

Profissionais do HCM enfeitam bebês da UTI Neonatal com fantasias no Dia das Crianças [+] HCM promove, em parceria com a Braile Biomédica, jantar de gala para comemorar aniversário de 50... [+] Pacientes do HCM divertem-se, mais uma vez, com oficina de massinha slime [+] Aula magna de técnicas de neuro modulação invasivas e não invasivas [+] Bazar solidário realizado por Paula Vaccari e Natália Toscano arrecada fundos para UTI Móvel do... [+] HCM promove oficina de slime e antecipa o Dia das Crianças de pacientes internados [+] Pacientes do HCM assistem a espetáculo do Circo Tihany no hospital [+] Senador Major Olímpio vem a Rio Preto e faz questão de visitar Funfarme [+] Funfarme promove treinamento para voluntários que atuam em ambiente hospitalar [+] Deputado Federal Capitão Derrite visita Funfarme para estudar novas parcerias [+] Funfarme recebe R$ 461 mil reais de destinação solidária do imposto de renda de empresas e... [+] Equipe da Cirurgia Pediátrica do HCM participa do Congresso Paulista e Jornada Brasileira de... [+] Em primeiro simpósio, HCM debate os benefícios do parto normal para mãe e bebê [+] Pacientes e acompanhantes da Funfarme contam com nova Casa de Acolhimento [+] II Simpósio de Neonatologia do HCM traz novidades que ajudam a diminuir o tempo de internação de... [+] Comunidade de Palmeira D’Oeste doa 1 tonelada de frutas ao Hospital da Criança e Maternidade e... [+] Funfarme presenteia colaboradores que mais venderam ingressos para Quarta Solidária do Rodeio... [+] HCM veste bebês prematuros de super-heróis no Dia dos Pais [+] II Simpósio de Aleitamento Materno fecha semana de atividades com o tema no HCM [+] Governador do Estado de São Paulo visita Funfarme para anunciar recursos e aquisição de... [+]