Referência captação e transplantes de órgãos no Brasil, Funfarme realiza seu 1º Congresso na área reunindo autoridades nacionais e mundiais - Hospital da Criança e Maternidade

Referência captação e transplantes de órgãos no Brasil, Funfarme realiza seu 1º Congresso na área reunindo autoridades nacionais e mundiais

25/08/2018

Consolidada como um dos centros de referência no Brasil em captação e transplantes de órgãos e tecidos, a Funfarme (Fundação Faculdade Regional de Medicina) e seus Hospitais realizam, nos dias 24 e 25 de agosto, o 1º Congresso desta área, reunindo autoridades mundiais e nacionais.

Paralelo ao 1º Congresso de Transplantes de Órgãos e Tecidos, outros quatro eventos estão sendo realizados: o 5º Encontro das Comissões Intra-hospitalares de Transplantes (CIHTS) da Organização de Procura de Órgãos (OPO) do Hospital de Base; 6º Encontro das Unidades de Diálise e Centro de Transplante Renal; 9º Encontro da Liga de Transplantes da Famerp – Faculdade de Medicina de Rio Preto e o 1º Simpósio da Liga de Nefrologia da Famerp.

O sucesso dos eventos reflete o reconhecimento que a Funfarme e seus hospitais têm na área. O Hospital de Base de Rio Preto é o único do interior de São Paulo que conta com todos os tipos de transplante realizados em uma instituição só, entre eles: coração, fígado, rins, pulmão, medula (adultos) e córneas.

Apenas no primeiro semestre deste ano, a Funfarme já transplantou 6 corações, contra 5 no ano passado inteiro. Além disto, em 2017 o transplante de rim bateu recorde, chegando a 145 cirurgias realizadas no ano.

“A Funfarme e nossos hospitais são referência no Brasil. Em transplantes de rim, por exemplo, fizemos 70 procedimentos por milhão de habitantes em 2017, quando a média no Brasil é de 29 por milhão”, afirmou Dr. Horácio José Ramalho, médico nefrologista e um dos organizadores do Congresso. “Atualmente, conseguimos 44 doações de órgãos por milhão, índice próximo das 47 doações por milhão obtido pela Espanha, país que obtém os melhores resultados do mundo”, completou Dr. Horácio. Segundo acordo a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), a média de doações no Brasil é de 17 por milhão.

Os expressivos números apresentados pela região são resultado do traalho realizado pela Organização de Procura de Órgãos do HB e mais 16 instituições de saúde de cidades da região. Nos últimos nove anos, a OPO do HB capacitou profissionais destas instituições para saberem abordar as famílias de doadores em potencial logo após o momento em que falecem. “Temos que nos relacionamento com as famílias com extremo respeito e de forma humanizada para, embora sofram muito, entendam que a doação salvará vidas”, disse o médico nefrologista Dr. João Fernando Picollo, coordenador da OPO do HB e também organizador do Congresso.

Eventos reúnem referências mundiais

O 1º Congresso de Transplantes de Órgãos e Tecidos conta com a presença, como palestrante, do Dr. José Osmar Medina Pestana, conselheiro consultivo da ABTO e médico do Hospital do Rim de São Paulo, instituição que mais realiza transplantes deste órgão no mundo. Ele proferiu palestra no 6º Encontro das Unidades de Diálise e Centro de Transplante Renal.

Dra. Maria Lucia Ferraz, da Universidade Federal de São Paulo, Unifesp, traz novidades sobre Hepatite C em grupos especiais: pré e pós-transplante renal.

Já o 5º Encontro das CIHTS da OPO do HB teve a presença de Dr. Carlos Alberto Santiago Guervós, coordenador de Transplantes do Hospital Geral Universitário de Alicante, na Espanha, país com maior número de doadores no mundo

“Este Congresso se firma como um dos mais importantes do Brasil, fórum de análise e discussão da realidade da captação e transplante de órgãos e tecidos no Brasil e no mundo”, declarou Dr. Mario Abbud Filho, coordenador do Centro Integrado de Transplantes – CINTRANS do HB.

 


Mais Notícias

HCM de Rio Preto realiza cirurgia inédita em bebê ainda no útero da mãe [+] Hemocentro Rio Preto realiza mutirão em faculdade e cadastra mais de 550 pessoas no Redome [+] Hospital da Criança e Maternidade encontra coração de doador em tempo recorde e criança de 3... [+] Abertas inscrições do II Fórum Multidisciplinar de Transtorno do Espectro Autista (tea) [+] Facchini adere à rede de solidariedade em prol do HB e HCM [+] CIP abre inscrições para estudo da vacina contra Covid-19 em crianças [+] Chegaram os títulos impressos do Sorte Saúde [+] Mais uma vez, somos ONA 3! [+] Paciente do HCM em tratamento contra o câncer recebe surpresa da cantora Ana Castela em seu... [+] Complexo Funfarme investe no Check Up como sinônimo de saúde para o esportista [+] Deputada Estadual Andréa Werner visita o Complexo Funfarme [+] Saiba o que é diabetes gestacional [+] HB será o primeiro hospital do Estado de SP a sediar o Recmama [+] ECIP: o maior evento de oncologia do interior do Estado de São Paulo [+] HCM e HB reúnem profissionais para debater sobre Dengue e Chikungunya em Rio Preto e região [+] Gael é o primeiro bebê do ano a nascer no HCM [+] Eventos solidários em prol da Funfarme arrecadam R$ 159,6 mil para compra de equipamentos [+] Segunda corrida da família reúne 500 atletas em prol HCM [+] Terceiro Bazar Solidário promovido por Natália Toscano em prol do HCM é um sucesso [+] Aquecimento da corrida do HCM reúne crianças na Praça do Vivendas [+]
Veja mais notícias >