Outubro Rosa

Referência captação e transplantes de órgãos no Brasil, Funfarme realiza seu 1º Congresso na área reunindo autoridades nacionais e mundiais

25/08/2018

Consolidada como um dos centros de referência no Brasil em captação e transplantes de órgãos e tecidos, a Funfarme (Fundação Faculdade Regional de Medicina) e seus Hospitais realizam, nos dias 24 e 25 de agosto, o 1º Congresso desta área, reunindo autoridades mundiais e nacionais.

Paralelo ao 1º Congresso de Transplantes de Órgãos e Tecidos, outros quatro eventos estão sendo realizados: o 5º Encontro das Comissões Intra-hospitalares de Transplantes (CIHTS) da Organização de Procura de Órgãos (OPO) do Hospital de Base; 6º Encontro das Unidades de Diálise e Centro de Transplante Renal; 9º Encontro da Liga de Transplantes da Famerp – Faculdade de Medicina de Rio Preto e o 1º Simpósio da Liga de Nefrologia da Famerp.

O sucesso dos eventos reflete o reconhecimento que a Funfarme e seus hospitais têm na área. O Hospital de Base de Rio Preto é o único do interior de São Paulo que conta com todos os tipos de transplante realizados em uma instituição só, entre eles: coração, fígado, rins, pulmão, medula (adultos) e córneas.

Apenas no primeiro semestre deste ano, a Funfarme já transplantou 6 corações, contra 5 no ano passado inteiro. Além disto, em 2017 o transplante de rim bateu recorde, chegando a 145 cirurgias realizadas no ano.

“A Funfarme e nossos hospitais são referência no Brasil. Em transplantes de rim, por exemplo, fizemos 70 procedimentos por milhão de habitantes em 2017, quando a média no Brasil é de 29 por milhão”, afirmou Dr. Horácio José Ramalho, médico nefrologista e um dos organizadores do Congresso. “Atualmente, conseguimos 44 doações de órgãos por milhão, índice próximo das 47 doações por milhão obtido pela Espanha, país que obtém os melhores resultados do mundo”, completou Dr. Horácio. Segundo acordo a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), a média de doações no Brasil é de 17 por milhão.

Os expressivos números apresentados pela região são resultado do traalho realizado pela Organização de Procura de Órgãos do HB e mais 16 instituições de saúde de cidades da região. Nos últimos nove anos, a OPO do HB capacitou profissionais destas instituições para saberem abordar as famílias de doadores em potencial logo após o momento em que falecem. “Temos que nos relacionamento com as famílias com extremo respeito e de forma humanizada para, embora sofram muito, entendam que a doação salvará vidas”, disse o médico nefrologista Dr. João Fernando Picollo, coordenador da OPO do HB e também organizador do Congresso.

Eventos reúnem referências mundiais

O 1º Congresso de Transplantes de Órgãos e Tecidos conta com a presença, como palestrante, do Dr. José Osmar Medina Pestana, conselheiro consultivo da ABTO e médico do Hospital do Rim de São Paulo, instituição que mais realiza transplantes deste órgão no mundo. Ele proferiu palestra no 6º Encontro das Unidades de Diálise e Centro de Transplante Renal.

Dra. Maria Lucia Ferraz, da Universidade Federal de São Paulo, Unifesp, traz novidades sobre Hepatite C em grupos especiais: pré e pós-transplante renal.

Já o 5º Encontro das CIHTS da OPO do HB teve a presença de Dr. Carlos Alberto Santiago Guervós, coordenador de Transplantes do Hospital Geral Universitário de Alicante, na Espanha, país com maior número de doadores no mundo

“Este Congresso se firma como um dos mais importantes do Brasil, fórum de análise e discussão da realidade da captação e transplante de órgãos e tecidos no Brasil e no mundo”, declarou Dr. Mario Abbud Filho, coordenador do Centro Integrado de Transplantes – CINTRANS do HB.

 


Mais Notícias

Pequeno Calebe recebe alta médica no HCM após cirurgia cardiovascular [+] Profissionais da Funfarme são homenageados com apresentação de músicos, no estacionamento do HB [+] HCM reforma tomografia infantil e ambiente ganha nova decoração lúdica [+] Após 18 dias, pais conhecem filha internada na UTI Neonatal do HCM [+] Instituto Doar renova certificação de gestão qualificada e transparência do Hospital de Base [+] Governo de São Paulo destina R$ 29,1 milhões ao complexo hospitalar da Funfarme para o combate à... [+] Tem alta Maria Fernanda, nona transplantada de coração no HCM [+] HCM realiza com sucesso 9º transplante de coração em menina de 11 anos [+] A FUNFARME está estruturando fluxos e áreas para o atendimento a pacientes com sintomas de... [+] 8º paciente transplantado do coração no HCM recebe alta médica [+] Documentos necessários para abertura de atendimento e cadastro [+] Segunda maior residência do país, Funfarme/Famerp dá boas-vindas aos seus novos residentes [+] Funfarme recebe assessor do deputado Tiririca, que reafirma compromisso com o Hospital da Criança e... [+] Lucy Montoro de Rio Preto promove Carnaval inclusivo com trio elétrico, passistas e samba-enredo [+] Funfarme amplia TMO e passa a fazer transplante de medula óssea também em crianças [+] Governo de SP renova convênio com a Funfarme no valor de R$ 216 milhões para o custeio do HCM e HB [+] Complexo HCM / HB realiza o 8º transplante de coração em criança de sua história [+] Funfarme Materna 2020 [+] Complexo Funfarme ocupa o 2º lugar no Estado em número de internações hospitalares [+] HCM pode atender crianças com cardiopatia congênita do Estado do Amazonas [+]
Veja mais notícias >