Outubro Rosa
HCM promove I Encontro de Atenção às Crianças com Deficiência Intelectual e Múltipla - Hospital da Criança e Maternidade

HCM promove I Encontro de Atenção às Crianças com Deficiência Intelectual e Múltipla

21/08/2018

Como iniciativa da gerência do HCM, e em parceria com o serviço de psicologia, nesta manhã, 21 de agosto, aconteceu o 1º Encontro de Atenção às Crianças com Deficiência Intelectual e Múltipla. Pessoas com deficiência intelectual têm dificuldades em estabelecer relações sociais, compreender e obedecer a regras, e realizar atividades cotidianas. O público alvo foi profissionais da saúde, da educação e acadêmicos.

Como parte do encontro, o Prof. Dr. José Alexandre Bastos, médico do projeto “Gato de Botas” que atende e avalia crianças com dificuldades de aprendizagem, abordou o tema Deficiência Intelectual. Além dele, Andressa Talpo Vilalva, psicóloga do HB, palestrou sobre o Atendimento Psicológico às Crianças com Deficiência. O professor Guto Rodrigues, especialista em dança fez uma apresentação com uma criança e uma mulher.

Para Guto, a melhora para os pacientes é muito grande e ele os estimula a dançarem sempre que possível, em festa de amigos, de família, casamentos, em qualquer outra oportunidade. “Temos um grupo no WhatsApp com todos eles, todos tem que me enviar um vídeo dançando em alguma ocasião”, brincou o professor de dança.

 “Precisamos falar sobre este tema importante, principalmente para as nossas crianças. Nosso objetivo é que possamos discuti-lo anualmente, para trazer o que temos de mais atual na área”, afirmou Alari Furlan, gerente administrativa do HCM.

A diretora do Instituto Lucy Montoro, Dra. Regina Chueire, ressaltou a importância de se debater este assunto. “Para nós que trabalhamos com reabilitação é um grande desafio e tem de ser cumprido à risca, junto com a equipe multidisciplinar e, não só tratando mas também acolhendo todas essas crianças”, afirmou Dra. Regina.

Rafaela Bonfim gostou do evento, ela é de Avanhandava, mãe do Bernardo, de dois anos, que tem deficiência. “Aprendo cada vez mais com a deficiência dele. Meu filho faz tratamento no Lucy há seis meses e se apaixonou pela dança, ele quer dançar mais que todo mundo”, comentou Rafaela.


Mais Notícias

HCM recebe doação de sabonetes líquidos para bebês da empresa Rioquímica [+] CardioPedBrasil recebe doação de brinquedos [+] Oficina de pintura em gesso e distribuição de naninha marcam início da semana das crianças na... [+] HCM recebe doações de naninhas, kits com guloseimas, livros e peças em gesso para pintura [+] Colaboradora Aparecida Donizeti Castelani se despede da CardioPedBrasil após 24 anos de... [+] Mãe e filha confeccionam e doam naninhas para pacientes da Oncopediatria do HCM [+] Família faz doação de kits e tablets para equipe da CardioPedBrasil [+] CardioPedBrasil recebe doação de brinquedos [+] Deputada de Rondônia Sílvia Cristina visita HCM e HB [+] Ministro da Saúde assina convênio para instalar o segundo acelerador linear no Hospital de Base... [+] Especialistas da CardioPedBrasil do HCM fazem alerta para a importância do diagnóstico precoce nas... [+] Obesidade infantil quase quadruplicou nas últimas 3 décadas e pode acarretar sérios problemas de... [+] Serviço de Transplante de Medula Óssea da Funfarme realiza o maior número de procedimentos... [+] Ata de homologação referente a construção das 04 lajes do HCM [+] Paciente curado de câncer retribui carinho do HB e HCM doando tablets para uso de pacientes da... [+] Funfarme, Hospital de Base e Hospital da Criança e Maternidade dão posse às diretorias da gestão... [+] Após quase perder a vida para a Covid, Dra. Luciana de Grande retoma as atividades na UTI Neonatal... [+] Inciativa de colaboradores e diretoria da Funfarme resulta em campanha solidária que entrega 500... [+] HB promove live e oferece orientações com especialistas em comemoração ao Dia Mundial do Rim de... [+] Funfarme e Famerp iniciam esta semana um dos dois maiores Programas de Residência Médica,... [+]
Veja mais notícias >