Localização

HCM promove I Encontro de Atenção às Crianças com Deficiência Intelectual e Múltipla

21/08/2018

Como iniciativa da gerência do HCM, e em parceria com o serviço de psicologia, nesta manhã, 21 de agosto, aconteceu o 1º Encontro de Atenção às Crianças com Deficiência Intelectual e Múltipla. Pessoas com deficiência intelectual têm dificuldades em estabelecer relações sociais, compreender e obedecer a regras, e realizar atividades cotidianas. O público alvo foi profissionais da saúde, da educação e acadêmicos.

Como parte do encontro, o Prof. Dr. José Alexandre Bastos, médico do projeto “Gato de Botas” que atende e avalia crianças com dificuldades de aprendizagem, abordou o tema Deficiência Intelectual. Além dele, Andressa Talpo Vilalva, psicóloga do HB, palestrou sobre o Atendimento Psicológico às Crianças com Deficiência. O professor Guto Rodrigues, especialista em dança fez uma apresentação com uma criança e uma mulher.

Para Guto, a melhora para os pacientes é muito grande e ele os estimula a dançarem sempre que possível, em festa de amigos, de família, casamentos, em qualquer outra oportunidade. “Temos um grupo no WhatsApp com todos eles, todos tem que me enviar um vídeo dançando em alguma ocasião”, brincou o professor de dança.

 “Precisamos falar sobre este tema importante, principalmente para as nossas crianças. Nosso objetivo é que possamos discuti-lo anualmente, para trazer o que temos de mais atual na área”, afirmou Alari Furlan, gerente administrativa do HCM.

A diretora do Instituto Lucy Montoro, Dra. Regina Chueire, ressaltou a importância de se debater este assunto. “Para nós que trabalhamos com reabilitação é um grande desafio e tem de ser cumprido à risca, junto com a equipe multidisciplinar e, não só tratando mas também acolhendo todas essas crianças”, afirmou Dra. Regina.

Rafaela Bonfim gostou do evento, ela é de Avanhandava, mãe do Bernardo, de dois anos, que tem deficiência. “Aprendo cada vez mais com a deficiência dele. Meu filho faz tratamento no Lucy há seis meses e se apaixonou pela dança, ele quer dançar mais que todo mundo”, comentou Rafaela.


Mais Notícias

Internada há 400 dias no HCM, paciente ganha festa para comemorar seu 11º aniversário [+] HCM realiza 1º Fórum de acolhimento com classificação de risco [+] Equipe multiprofissional do HCM presenteia bebês da UTI Neonatal [+] HCM distribui brinquedos para pacientes em ação solidária [+] Na semana da criança, HCM distribui brinquedos para pacientes da Oncologia pediátrica [+] HCM alegra as crianças da Unidade Canguru com orelhinhas do Mikey Mouse [+] Crianças da Oncologia Pediátrica do HCM ganham brinquedos e festa em homenagem ao seu Dia [+] Funfarme/Famerp realiza 6ª edição de Jornada da Psicologia na instituição [+] Funfarme encerra 25ª Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho com show de ‘’prata da... [+] Cadastro de doulas - Setembro de 2018 [+] 25ª edição da SIPAT da Funfarme tem como tema cultura, ciência e tecnologia [+] Referência captação e transplantes de órgãos no Brasil, Funfarme realiza seu 1º Congresso na... [+] HCM promove I Encontro de Atenção às Crianças com Deficiência Intelectual e Múltipla [+] Funfarme aborda atualizações em exames laboratoriais de detecção da sífilis [+] HCM realiza ação da Semana Mundial de Aleitamento no Shopping Cidade Norte [+] Projeto Acolher é destaque em palestra sobre “Atenção Integral às Pessoas em Situação de... [+] HCM promove ações para mães na Semana Mundial do Aleitamento Materno [+] Médicos da Funfarme e americanos trocam experiências no 3º Encontro Internacional do HCM sobre... [+] HCM chama a atenção para doenças no coração das crianças com a 1° Caminhada de... [+] Funfarme tem caldeira abastecida com lenha ecológica de reaproveitamento. Uma iniciativa... [+]