Localização

HCM promove I Encontro de Atenção às Crianças com Deficiência Intelectual e Múltipla

21/08/2018

Como iniciativa da gerência do HCM, e em parceria com o serviço de psicologia, nesta manhã, 21 de agosto, aconteceu o 1º Encontro de Atenção às Crianças com Deficiência Intelectual e Múltipla. Pessoas com deficiência intelectual têm dificuldades em estabelecer relações sociais, compreender e obedecer a regras, e realizar atividades cotidianas. O público alvo foi profissionais da saúde, da educação e acadêmicos.

Como parte do encontro, o Prof. Dr. José Alexandre Bastos, médico do projeto “Gato de Botas” que atende e avalia crianças com dificuldades de aprendizagem, abordou o tema Deficiência Intelectual. Além dele, Andressa Talpo Vilalva, psicóloga do HB, palestrou sobre o Atendimento Psicológico às Crianças com Deficiência. O professor Guto Rodrigues, especialista em dança fez uma apresentação com uma criança e uma mulher.

Para Guto, a melhora para os pacientes é muito grande e ele os estimula a dançarem sempre que possível, em festa de amigos, de família, casamentos, em qualquer outra oportunidade. “Temos um grupo no WhatsApp com todos eles, todos tem que me enviar um vídeo dançando em alguma ocasião”, brincou o professor de dança.

 “Precisamos falar sobre este tema importante, principalmente para as nossas crianças. Nosso objetivo é que possamos discuti-lo anualmente, para trazer o que temos de mais atual na área”, afirmou Alari Furlan, gerente administrativa do HCM.

A diretora do Instituto Lucy Montoro, Dra. Regina Chueire, ressaltou a importância de se debater este assunto. “Para nós que trabalhamos com reabilitação é um grande desafio e tem de ser cumprido à risca, junto com a equipe multidisciplinar e, não só tratando mas também acolhendo todas essas crianças”, afirmou Dra. Regina.

Rafaela Bonfim gostou do evento, ela é de Avanhandava, mãe do Bernardo, de dois anos, que tem deficiência. “Aprendo cada vez mais com a deficiência dele. Meu filho faz tratamento no Lucy há seis meses e se apaixonou pela dança, ele quer dançar mais que todo mundo”, comentou Rafaela.


Mais Notícias

Funfarme recebe R$ 461 mil reais de destinação solidária do imposto de renda de empresas e... [+] Equipe da Cirurgia Pediátrica do HCM participa do Congresso Paulista e Jornada Brasileira de... [+] Em primeiro simpósio, HCM debate os benefícios do parto normal para mãe e bebê [+] Pacientes e acompanhantes da Funfarme contam com nova Casa de Acolhimento [+] II Simpósio de Neonatologia do HCM traz novidades que ajudam a diminuir o tempo de internação de... [+] Comunidade de Palmeira D’Oeste doa 1 tonelada de frutas ao Hospital da Criança e Maternidade e... [+] Funfarme presenteia colaboradores que mais venderam ingressos para Quarta Solidária do Rodeio... [+] HCM veste bebês prematuros de super-heróis no Dia dos Pais [+] II Simpósio de Aleitamento Materno fecha semana de atividades com o tema no HCM [+] Governador do Estado de São Paulo visita Funfarme para anunciar recursos e aquisição de... [+] Equipe da maternidade do HCM promove oficina de manejo do leito durante Semana de Amamentação [+] HCM inaugura sala de amamentação com doações de laboratório parceiro [+] Grupo de voluntárias doa roupões, pantufas e jogos à UTI Cardiopediátrica do HCM [+] HCM promove Semana de Aleitamento Materno com diversas atualizações no tema com intuito de... [+] Paciente que recebeu transplante de medula ganha peruca personalizada [+] Secretário de saúde de Rondônia elogia estrutura do SUS no HCM, em visita ao complexo [+] Zé Neto e Cristiano doam cachê do Country Bulls ao Hospital de Base [+] Funfarme recebe doação de 533 litros de leite e mais de mil reais arrecadados em Cavalgada... [+] Duplas sertanejas animam pacientes da Oncologia pediátrica do HCM [+] Hospital da Criança e Maternidade de Rio Preto realiza procedimento inédito no mundo para corrigir... [+]