HCM pode atender crianças com cardiopatia congênita do Estado do Amazonas - Hospital da Criança e Maternidade

HCM pode atender crianças com cardiopatia congênita do Estado do Amazonas

14/01/2020

A Faculdade Regional de Medicina de Rio Preto (Funfarme) assinou, na tarde desta terça-feira (14 de janeiro), protocolo de intenções com o Governo do Amazonas para que, no futuro, o Hospital da Criança e Maternidade (HCM) realize cirurgias em crianças daquele Estado que tenham cardiopatia congênita.

O protocolo foi assinado pelo diretor executivo da Funfarme, Dr. Jorge Fares, o governador do Amazonas, Wilson Lima, e o secretário de saúde daquele Estado, Rodrigo Tobias, durante a visita de ambos nesta terça-feira, ao complexo hospitalar.

O protocolo descreve como intenção do governo do Amazonas enviar 16 crianças por mês para serem operadas no HCM.

“Um dos grandes problemas da saúde no Amazonas é a fila de crianças com problemas cardiológicos. Enviaremos uma ou duas crianças para avaliarmos a viabilidade de serem atendidas. Temos, no entanto, que analisar várias questões que precisam ser atendidas em Manaus como em Rio Preto para chegarmos a um bom termo e firmarmos convênio”, afirmou o governador.

Dr. Fares disse que a Diretoria da Funfarme está otimista com a concretização do convênio. “Estamos dispostos tanto a colaborar com o governo do Amazonas para atender estas crianças, buscando resolver este grave problema de saúde pública, a mortalidade infantil das crianças com cardiopatia congênita, quanto dar apoio a eles para ampliarem e aprimorarem o atendimento em Manaus”, disse o diretor executivo da Funfarme.

O Hospital da Criança e Maternidade é referência nacional no tratamento de crianças com cardiopatia congênita. Já tratou de mais de 4 mil crianças cardiopatas de todo o Brasil, incluindo outros Estados da região Norte, como Tocantins e Rondônia.

“A nossa intenção hoje é, nesse primeiro momento, atender as crianças do Estado do Amazonas, ajudando a diminuir a fila e poder fazer essa parceria educacional. Se a gente puder colaborar para que eles continuem se desenvolvendo, será ótimo.  É importante saber que de cada 120 crianças que nascem, uma vai ter problema no coração. Então um serviço como o nosso, que opera 450 cirurgias ao ano, só vai existir se operar crianças de várias regiões”, disse o cirurgião cardiovascular pediátrico Ulisses Alexandre Croti, chefe do Serviço do HCM.

“Nós estamos aqui num hospital referência nacional e o que estamos buscando são instituições como esta, modelos que deram certo e que têm resultados positivos, para que a gente possa também implantar esses sistemas no Amazonas”, ressaltou o governador.

HCM – referência nacional

Com uma estrutura de oito andares, além de térreo e subsolo, com capacidade instalada para 180 leitos, o Hospital da Criança e Maternidade de São José do Rio Preto ocupa uma área de 18 mil metros quadrados e integra o complexo hospitalar da Funfarme, um dos maiores do Estado de São Paulo, que reúne, também, o Hospital de Base de Rio Preto, o Ambulatório de Especialidades, o Instituto do Câncer, o Hemocentro de Rio Preto e a unidade do Instituto de Reabilitação Lucy Montoro. O complexo hospitalar é referência no Brasil em assistência, ensino e pesquisa, oferecendo atendimento humanizado e moderna tecnologia a mais de 1,5 milhão de habitantes de 102 municípios da região Noroeste paulista.

 


Mais Notícias

HCM de Rio Preto realiza cirurgia inédita em bebê ainda no útero da mãe [+] Hemocentro Rio Preto realiza mutirão em faculdade e cadastra mais de 550 pessoas no Redome [+] Hospital da Criança e Maternidade encontra coração de doador em tempo recorde e criança de 3... [+] Abertas inscrições do II Fórum Multidisciplinar de Transtorno do Espectro Autista (tea) [+] Facchini adere à rede de solidariedade em prol do HB e HCM [+] CIP abre inscrições para estudo da vacina contra Covid-19 em crianças [+] Chegaram os títulos impressos do Sorte Saúde [+] Mais uma vez, somos ONA 3! [+] Paciente do HCM em tratamento contra o câncer recebe surpresa da cantora Ana Castela em seu... [+] Complexo Funfarme investe no Check Up como sinônimo de saúde para o esportista [+] Deputada Estadual Andréa Werner visita o Complexo Funfarme [+] Saiba o que é diabetes gestacional [+] HB será o primeiro hospital do Estado de SP a sediar o Recmama [+] ECIP: o maior evento de oncologia do interior do Estado de São Paulo [+] HCM e HB reúnem profissionais para debater sobre Dengue e Chikungunya em Rio Preto e região [+] Gael é o primeiro bebê do ano a nascer no HCM [+] Eventos solidários em prol da Funfarme arrecadam R$ 159,6 mil para compra de equipamentos [+] Segunda corrida da família reúne 500 atletas em prol HCM [+] Terceiro Bazar Solidário promovido por Natália Toscano em prol do HCM é um sucesso [+] Aquecimento da corrida do HCM reúne crianças na Praça do Vivendas [+]
Veja mais notícias >