Localização

HCM comemora Novembro Roxo com II Encontro de Prematuros

27/11/2018

O Hospital da Criança e Maternidade (HCM) de Rio Preto comemora o Novembro Roxo, campanha que alerta sobre a prematuridade, na manhã de hoje, com o II Encontro de Prematuros da instituição. Com programação variada, entre palestras médicas, com pedagogo e com apresentação de animadores infantis, o intuito do evento é dar esperança às mães de bebês que nasceram antes do previsto.

Com a presença da administradora do hospital, Alari Furlan, da gerente de enfermagem, Isabela Frutuoso, e da chefe do Serviço de UTI Neonatal, Dra. Maria Carmem, o evento foi aberto pela psicóloga do HCM, Hélida Marques. Dra. Maria Carmem aproveitou a ocasião para lembrar que o momento é de esperança. “Queremos mostrar que a prematuridade inspira cuidados sim, mas que exige esperança, pois na grande parte dos casos a vida fala mais alto. Para que o desenvolvimento destes bebês seja satisfatório, nós nos dedicamos em cuidar e aperfeiçoar sempre nossas técnicas e, também, a sempre estar atenta a vocês, mães”, afirmou a médica.

Além do tratamento médico, a atenção multidisciplinar, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, enfermeiros e terapeutas ocupacionais, garante que a média da taxa de sobrevida dos prematuros extremos (aqueles nascidos entre a 24ª e 25ª semana quando o ideal é que o parto ocorra a partir da 37ª semana de gestação) nascidos na instituição seja a mesma da nacional, de 67%.

Para mostrar que existe esperança aos prematuros internados na UTI Neonatal, o Encontro terminou com a reunião de mães de crianças que hoje estão bem, mas que também tiveram bebês antes do tempo. “Queremos que elas troquem experiências, demonstrem que também passaram pela mesma fase, oferecendo conforto e que, mesmo assim, tudo deu certo”, explica a gerente de enfermagem, Isabela Frutuoso. “Eu mesma sou gêmea e prematura e, estou aqui para contar minha história”, acrescentou.


Mais Notícias

II Simpósio de Neonatologia do HCM traz novidades que ajudam a diminuir o tempo de internação de... [+] Comunidade de Palmeira D’Oeste doa 1 tonelada de frutas ao Hospital da Criança e Maternidade e... [+] Funfarme presenteia colaboradores que mais venderam ingressos para Quarta Solidária do Rodeio... [+] HCM veste bebês prematuros de super-heróis no Dia dos Pais [+] II Simpósio de Aleitamento Materno fecha semana de atividades com o tema no HCM [+] Governador do Estado de São Paulo visita Funfarme para anunciar recursos e aquisição de... [+] Equipe da maternidade do HCM promove oficina de manejo do leito durante Semana de Amamentação [+] HCM inaugura sala de amamentação com doações de laboratório parceiro [+] Grupo de voluntárias doa roupões, pantufas e jogos à UTI Cardiopediátrica do HCM [+] HCM promove Semana de Aleitamento Materno com diversas atualizações no tema com intuito de... [+] Paciente que recebeu transplante de medula ganha peruca personalizada [+] Secretário de saúde de Rondônia elogia estrutura do SUS no HCM, em visita ao complexo [+] Zé Neto e Cristiano doam cachê do Country Bulls ao Hospital de Base [+] Funfarme recebe doação de 533 litros de leite e mais de mil reais arrecadados em Cavalgada... [+] Duplas sertanejas animam pacientes da Oncologia pediátrica do HCM [+] Hospital da Criança e Maternidade de Rio Preto realiza procedimento inédito no mundo para corrigir... [+] HCM promove manhã com muita diversão e faz alerta sobre as cardiopatias congênitas [+] HCM promove 4° encontro internacional com parceiros americanos para debater cardiopatia congênita [+] HCM promove Chá Solidário para angariar fundos e tornar ainda mais humanizada a realização das... [+] Raízen recebe título de empresa "Parceira do Bem" da Funfarme [+]