Localização

HCM comemora Novembro Roxo com II Encontro de Prematuros

27/11/2018

O Hospital da Criança e Maternidade (HCM) de Rio Preto comemora o Novembro Roxo, campanha que alerta sobre a prematuridade, na manhã de hoje, com o II Encontro de Prematuros da instituição. Com programação variada, entre palestras médicas, com pedagogo e com apresentação de animadores infantis, o intuito do evento é dar esperança às mães de bebês que nasceram antes do previsto.

Com a presença da administradora do hospital, Alari Furlan, da gerente de enfermagem, Isabela Frutuoso, e da chefe do Serviço de UTI Neonatal, Dra. Maria Carmem, o evento foi aberto pela psicóloga do HCM, Hélida Marques. Dra. Maria Carmem aproveitou a ocasião para lembrar que o momento é de esperança. “Queremos mostrar que a prematuridade inspira cuidados sim, mas que exige esperança, pois na grande parte dos casos a vida fala mais alto. Para que o desenvolvimento destes bebês seja satisfatório, nós nos dedicamos em cuidar e aperfeiçoar sempre nossas técnicas e, também, a sempre estar atenta a vocês, mães”, afirmou a médica.

Além do tratamento médico, a atenção multidisciplinar, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, enfermeiros e terapeutas ocupacionais, garante que a média da taxa de sobrevida dos prematuros extremos (aqueles nascidos entre a 24ª e 25ª semana quando o ideal é que o parto ocorra a partir da 37ª semana de gestação) nascidos na instituição seja a mesma da nacional, de 67%.

Para mostrar que existe esperança aos prematuros internados na UTI Neonatal, o Encontro terminou com a reunião de mães de crianças que hoje estão bem, mas que também tiveram bebês antes do tempo. “Queremos que elas troquem experiências, demonstrem que também passaram pela mesma fase, oferecendo conforto e que, mesmo assim, tudo deu certo”, explica a gerente de enfermagem, Isabela Frutuoso. “Eu mesma sou gêmea e prematura e, estou aqui para contar minha história”, acrescentou.


Mais Notícias

Enfermeiro do HCM participa pela 11ª vez de ação voluntária no interior da Bahia [+] Páscoa chega adiantada na OncoPed do HCM [+] Bebê transplantado de coração recebe alta do HCM [+] Funfarme realiza o ECIP – Encontro de Cancerologia e o Simpósio de Mastologia, no maior evento da... [+] Funfarme traz Mulher Maravilha para divulgar canal de proteção à mulher na instituição [+] Segunda maior residência do país, Funfarme/Famerp dá boas-vindas aos novos residentes [+] Carnaval antecipado traz humanização no tratamento aos pacientes do HCM [+] Funfarme homenageia seus ‘’ Amigos do Bem’’ e comemora arrecadação de mais de 1 milhão de... [+] HCM realiza dois transplantes de coração em bebês em menos de 24 horas [+] Representantes do Instituto Brasileiro de Excelência em Saúde (Ibes) elogiaram mudanças na... [+] HCM promove a primeira visita de gestantes do SUS à maternidade [+] Comprometida com a educação, Funfarme oferece kits escolares para filhos de seus colaboradores [+] Os palhaços Patati e Patatá animaram o HCM com apresentação para as crianças [+] Vestidos de Papai Noel, voluntários distribuem presentes aos pacientes do HCM [+] Funfarme recebe toneladas de alimentos em doações de três cidades da região [+] Chegada do Papai Noel anima crianças da Oncologia Pediátrica do HCM [+] Profissionais da Obstetrícia do HCM participam de treinamento do Programa Parto Adequado [+] HCM comemora Novembro Roxo com II Encontro de Prematuros [+] Internada há 400 dias no HCM, paciente ganha festa para comemorar seu 11º aniversário [+] HCM realiza 1º Fórum de acolhimento com classificação de risco [+]