Complexo Funfarme ocupa o 2º lugar no Estado em número de internações hospitalares

16/01/2020

O complexo hospitalar da Funfarme é a segunda instituição que mais teve internações hospitalares entre todas as do Estado de São Paulo, no primeiro semestre do ano passado. É o que mostra levantamento do Tribunal de Contas do Estado (TCE), divulgado nesta quinta-feira, 16 de janeiro.

O Hospital de Base de Rio Preto (HB), o Hospital da Criança e Maternidade (HCM) e as outras unidades do complexo Funfarme fizeram 20.652 internações, entre janeiro e junho de 2019. É o segundo maior volume do Estado, menor apenas do que o do complexo Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP, na capital paulista, com 26.830 internações.

Os dados do TCE estão disponibilizados no Painel da Saúde – ferramenta desenvolvida pelo tribunal para mostrar um panorama da assistência hospitalar pública prestada aos cidadãos. O painel é acessado por meio do link http://www.tce.sp.gov.br/paineldasaude.

No levantamento do tribunal, o complexo formado pelo HB e o HCM destaca-se também quanto ao número de leitos. Ocupa também o segundo lugar no Estado com 950 leitos, à frente de instituições de cidades maiores, como Campinas e Ribeirão Preto. Apenas o HC de São Paulo possui mais leitos, 1.455.

Para a diretora administrativa do Hospital de Base, Dra. Amália Tieco, a divulgação do levantamento pelo TCE é importante como exemplo de transparência da gestão pública do Estado e para ressaltar o que a comunidade da Funfarme e a população da região já sabem: que o complexo hospitalar formado pelo HB, HCM, ambulatório de especialidades, Instituto do Câncer, Hemocentro e unidade do Instituto Lucy Montoro é um dos maiores do Estado de São Paulo e do Brasil.

O complexo Funfarme está também entre as instituições que mais atendimentos realizaram no Estado, no primeiro semestre de 2019. Foram mais de 1,2 milhão de atendimentos nos seis meses, o que a coloca na sexta posição no levantamento do TCE.

O balanço do tribunal mostra que mais de 57 milhões de procedimentos – entre consultas, tratamentos, cirurgias, exames e atendimentos ambulatoriais – foram realizados nos 193 hospitais públicos, estaduais e municipais do Estado, no período. A amostra representa 31.115 leitos existentes e uma rede de atendimento que conta com um corpo de 28.179 médicos devidamente cadastrados no sistema.

O levantamento foi extraído a partir das bases de dados e informações colhidas junto ao Ministério da Saúde e às Pastas estaduais da Saúde e da Fazenda; e abrange os 193 hospitais próprios administrados diretamente pelo Estado e/ou municípios. Não estão incluídos no painel os hospitais de entidades sem fins lucrativos ou filantrópicos, como as Santas Casas.

Do total, 53 unidades estão localizadas na Capital e 140 se encontram em 95 municípios do Estado.


Mais Notícias

Profissionais da Funfarme são homenageados com apresentação de músicos, no estacionamento do HB [+] HCM reforma tomografia infantil e ambiente ganha nova decoração lúdica [+] Após 18 dias, pais conhecem filha internada na UTI Neonatal do HCM [+] Instituto Doar renova certificação de gestão qualificada e transparência do Hospital de Base [+] Governo de São Paulo destina R$ 29,1 milhões ao complexo hospitalar da Funfarme para o combate à... [+] Tem alta Maria Fernanda, nona transplantada de coração no HCM [+] HCM realiza com sucesso 9º transplante de coração em menina de 11 anos [+] A FUNFARME está estruturando fluxos e áreas para o atendimento a pacientes com sintomas de... [+] 8º paciente transplantado do coração no HCM recebe alta médica [+] Documentos necessários para abertura de atendimento e cadastro [+] Segunda maior residência do país, Funfarme/Famerp dá boas-vindas aos seus novos residentes [+] Funfarme recebe assessor do deputado Tiririca, que reafirma compromisso com o Hospital da Criança e... [+] Lucy Montoro de Rio Preto promove Carnaval inclusivo com trio elétrico, passistas e samba-enredo [+] Funfarme amplia TMO e passa a fazer transplante de medula óssea também em crianças [+] Governo de SP renova convênio com a Funfarme no valor de R$ 216 milhões para o custeio do HCM e HB [+] Complexo HCM / HB realiza o 8º transplante de coração em criança de sua história [+] Funfarme Materna 2020 [+] Complexo Funfarme ocupa o 2º lugar no Estado em número de internações hospitalares [+] HCM pode atender crianças com cardiopatia congênita do Estado do Amazonas [+] Este ano, Funfarme distribui 16% a mais de kits escolares aos filhos de colaboradores, estagiários... [+]
Veja mais notícias >