Outubro Rosa
Complexo Funfarme ocupa o 2º lugar no Estado em número de internações hospitalares - Hospital da Criança e Maternidade

Complexo Funfarme ocupa o 2º lugar no Estado em número de internações hospitalares

16/01/2020

O complexo hospitalar da Funfarme é a segunda instituição que mais teve internações hospitalares entre todas as do Estado de São Paulo, no primeiro semestre do ano passado. É o que mostra levantamento do Tribunal de Contas do Estado (TCE), divulgado nesta quinta-feira, 16 de janeiro.

O Hospital de Base de Rio Preto (HB), o Hospital da Criança e Maternidade (HCM) e as outras unidades do complexo Funfarme fizeram 20.652 internações, entre janeiro e junho de 2019. É o segundo maior volume do Estado, menor apenas do que o do complexo Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP, na capital paulista, com 26.830 internações.

Os dados do TCE estão disponibilizados no Painel da Saúde – ferramenta desenvolvida pelo tribunal para mostrar um panorama da assistência hospitalar pública prestada aos cidadãos. O painel é acessado por meio do link http://www.tce.sp.gov.br/paineldasaude.

No levantamento do tribunal, o complexo formado pelo HB e o HCM destaca-se também quanto ao número de leitos. Ocupa também o segundo lugar no Estado com 950 leitos, à frente de instituições de cidades maiores, como Campinas e Ribeirão Preto. Apenas o HC de São Paulo possui mais leitos, 1.455.

Para a diretora administrativa do Hospital de Base, Dra. Amália Tieco, a divulgação do levantamento pelo TCE é importante como exemplo de transparência da gestão pública do Estado e para ressaltar o que a comunidade da Funfarme e a população da região já sabem: que o complexo hospitalar formado pelo HB, HCM, ambulatório de especialidades, Instituto do Câncer, Hemocentro e unidade do Instituto Lucy Montoro é um dos maiores do Estado de São Paulo e do Brasil.

O complexo Funfarme está também entre as instituições que mais atendimentos realizaram no Estado, no primeiro semestre de 2019. Foram mais de 1,2 milhão de atendimentos nos seis meses, o que a coloca na sexta posição no levantamento do TCE.

O balanço do tribunal mostra que mais de 57 milhões de procedimentos – entre consultas, tratamentos, cirurgias, exames e atendimentos ambulatoriais – foram realizados nos 193 hospitais públicos, estaduais e municipais do Estado, no período. A amostra representa 31.115 leitos existentes e uma rede de atendimento que conta com um corpo de 28.179 médicos devidamente cadastrados no sistema.

O levantamento foi extraído a partir das bases de dados e informações colhidas junto ao Ministério da Saúde e às Pastas estaduais da Saúde e da Fazenda; e abrange os 193 hospitais próprios administrados diretamente pelo Estado e/ou municípios. Não estão incluídos no painel os hospitais de entidades sem fins lucrativos ou filantrópicos, como as Santas Casas.

Do total, 53 unidades estão localizadas na Capital e 140 se encontram em 95 municípios do Estado.


Mais Notícias

HCM recebe doação de sabonetes líquidos para bebês da empresa Rioquímica [+] CardioPedBrasil recebe doação de brinquedos [+] Oficina de pintura em gesso e distribuição de naninha marcam início da semana das crianças na... [+] HCM recebe doações de naninhas, kits com guloseimas, livros e peças em gesso para pintura [+] Colaboradora Aparecida Donizeti Castelani se despede da CardioPedBrasil após 24 anos de... [+] Mãe e filha confeccionam e doam naninhas para pacientes da Oncopediatria do HCM [+] Família faz doação de kits e tablets para equipe da CardioPedBrasil [+] CardioPedBrasil recebe doação de brinquedos [+] Deputada de Rondônia Sílvia Cristina visita HCM e HB [+] Ministro da Saúde assina convênio para instalar o segundo acelerador linear no Hospital de Base... [+] Especialistas da CardioPedBrasil do HCM fazem alerta para a importância do diagnóstico precoce nas... [+] Obesidade infantil quase quadruplicou nas últimas 3 décadas e pode acarretar sérios problemas de... [+] Serviço de Transplante de Medula Óssea da Funfarme realiza o maior número de procedimentos... [+] Ata de homologação referente a construção das 04 lajes do HCM [+] Paciente curado de câncer retribui carinho do HB e HCM doando tablets para uso de pacientes da... [+] Funfarme, Hospital de Base e Hospital da Criança e Maternidade dão posse às diretorias da gestão... [+] Após quase perder a vida para a Covid, Dra. Luciana de Grande retoma as atividades na UTI Neonatal... [+] Inciativa de colaboradores e diretoria da Funfarme resulta em campanha solidária que entrega 500... [+] HB promove live e oferece orientações com especialistas em comemoração ao Dia Mundial do Rim de... [+] Funfarme e Famerp iniciam esta semana um dos dois maiores Programas de Residência Médica,... [+]
Veja mais notícias >