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política interna
As unidades de internação da Cardiovascular Pediátrica e a de Cuidados Intermediários Neonatais Canguru (UCINCa), ambas do HCM, receberam na manhã desta terça-feira, 30 de novembro, o Selo de certificação Ouro, após Auditoria Interna de Qualidade (AIQ), que analisou as atividades desenvolvidas nos setores. Auditores avaliaram se os serviços prestados pelas unidades estavam de acordo com o planejamento e regimento interno.
De acordo com Márcia Valéria Caldeira Angelucci Lopes, gerente do setor de Qualidade, para receber o Selo de Qualidade, cerificação ouro, a unidade avaliada tem que atingir mais de 80% de conformidade. “Após auditoria, emitimos um relatório para os gestores da área, no qual constam todos os itens analisados, mostrando as fragilidades e oportunidades de melhoria”, disse Márcia.
A auditoria foi feita entre os meses de maio e outubro deste ano, com o objetivo de conhecer, antecipar e corrigir fragilidades nos processos internos dos setores. Foram analisados itens como segurança, estrutura, gestão e melhorias em 20 unidades de internação do HB e do HCM.
Segundo a enfermeira clínica da UTI Cardiovascular Pediátrica, Adriana Delamura Rodrigues, o certificado é um reconhecimento pelo trabalho realizado durante o ano. “O principal motivo para essa premiação é o respeito. Nós da equipe temos muito respeito entre a gente e também com os pacientes. Nosso trabalho é muito bem engajado e por isso obtivemos esse resultado”, disse a enfermeira.
A Dra. Lilian Beani, pediatra e chefe da UCINCa, também falou da importância deste Selo para a unidade. “Esse certificado é a concretização de que o trabalho em equipe é essencial. Tudo isso é graças a dedicação de todos os profissionais envolvidos, pois sem comprometimento e sem envolvimento, a gente não consegue atingir o sucesso”, destacou Dra. Lilian.
Para o Dr. Antônio Soares Souza, diretor administrativo do HCM, ver duas unidades do Hospital da Criança e Maternidade receberem a certificação Ouro, é motivo de satisfação. “Trabalhamos constantemente com desafios e este Selo nos alegra muito, nos dá muito orgulho, pois mostra que esse trabalho está sendo feito da maneira correta”, disse o diretor.
O diretor executivo da Funfarme, Dr. Jorge Fares, também esteve presente na entrega dos certificados e falou sobre o trabalho realizado pelo setor de Qualidade, ao realizar as auditorias internas. “São por meio desses acompanhamentos que nossas instituições vão evoluir e com isso vamos, cada vez mais, prestar um atendimento com ainda mais qualidade aos nossos pacientes e também contribuir para um ambiente de trabalho com condições de trabalho adequadas”, disse Dr. Jorge Fares.
Qualidade
O setor de Qualidade foi implantado na Funfarme em 2017. Por meio dele, a instituição criou práticas de gestão, estabeleceu métodos e sistemáticas que refletem diretamente nos serviços prestados aos pacientes e também aos colaboradores, criando um ambiente de trabalho adequado para a execução das tarefas diárias.
“O objetivo é fazer com que todos os setores consigam entender como os processos devem acontecer, acompanhar os resultados, e quando necessário notificar seus problemas e falhas, e implantar medidas de melhorias. Isso acaba virando um ciclo contínuo resultando em benefícios internos, com colaboradores devidamente capacitados e orientados, e externos, proporcionando uma melhor experiência pro paciente”, disse a gerente da Qualidade.