Uma nova esperanças a bebês do SUS - Hospital da Criança e Maternidade

Uma nova esperanças a bebês do SUS

25/01/2018

O Centro Interdepartamental de Medicina Fetal (Cimefe) do HCM passa a oferecer a pacientes do SUS, a partir de janeiro, nova técnica cirúrgica chamada de fetoscopia, minimamente invasiva e inédita na região, que pode salvar vidas de bebês durante gestação de alto risco. O procedimento consiste em, por meio de uma câmera, alcançar o útero da paciente e, assim, cauterizar vasos, tumores e outros problemas que se apresentem ao bom desenvolvimento da gravidez.

O primeiro procedimento deste tipo a ser realizados no HCM foi feito pelo médico especialista em medicina fetal, Dr. Gustavo Henrique de Oliveira, no dia 11 de janeiro, e ajudou à Íris Fernanda Pinto Oliveira Andrade a ter uma gestação saudável. Íris ficou grávida de gêmeos, mas apenas um dos bebês desenvolveu-se sadiamente, enquanto o outro se tornou uma espécie de tumor que acabava roubando sangue do bebê sadio.

Para evitar que o feto sadio morresse, Dr. Gustavo usou a fetoscopia para cauterizar vasos que ligavam o tumor ao bebê, permitindo que a quantidade de sangue que chega à criança fosse a correta para o bom desenvolvimento da gravidez.

“O mais importante é garantir que a paciente tenha uma gravidez saudável e que o bebê desenvolva-se dentro do esperado. A fetoscopia proporciona, também, à gestante uma recuperação muito rápida, pois para o procedimento só é necessário um corte de 4mm na barriga”, explica Dr. Gustavo Oliveira.

Íris Fernanda veio, no dia 24 de janeiro, ver como está sua filha, a Kariny Rebeca. Por recomendação médica, toda semana ela passa por um ultrassom para conferir o desenvolvimento da pequena Kariny. “O tempo todo fui tranquilizada pela equipe da Medicina Fetal. Agora que passaram as contrações, com a certeza de que minha irá se desenvolver bem e que dentro de algumas semanas poderei segurá-la em meus braços, não poderia estar mais feliz”, afirma aliviada, Íris Fernanda.

Dr. Gustavo foi estudar a técnica em Barcelona em 2005 e complementou os estudos em 2015, nos Estados Unidos. A partir deste ano, com toda infraestrutura da instituição e com a aquisição de um aparelho para esta técnica, o HCM torna o procedimento padrão para pacientes do SUS que necessitem da cirurgia para dar continuidade a uma gravidez saudável. “Este foi o primeiro caso do Hospital, mas pode ser usado em diversas outras condições da gravidez de alto risco. Só trará benefícios às nossas pacientes.”, ressalta o médico.


Mais Notícias

2° Edição | Chá Solidário [+] MCDia Feliz | Ajude você também! [+] Funfarme divulga resultados das ações solidárias no Rodeio Country Bulls 2024 [+] Funfarme: referência em saúde para todos, destaque no Diário da Região [+] Dia do Hospital: Dr. Wagner Vicensoto fala sobre essa data tão importante [+] Dia da Vacina BCG: 1º de julho [+] Somos um dos mais equipados do Brasil [+] Bebês prematuros: A UTI Neonatal do HCM [+] ALERTA DE GOLPE ! [+] Tributo da Câmara Municipal de São Paulo à Dra. Lilia Maia por sua Contribuição na Pesquisa... [+] Encontro reúne 200 pessoas pela Conscientização sobre as Cardiopatias Congênitas [+] III Encontro de Conscientização sobre as Cardiopatias Congênitas promove manhã com informação... [+] Chegaram as Camisetas da Feijoada! [+] Natália Toscano e Sabrina Cury entregam verba arrecadada na 'Confra do Bem' em prol da Oncologia do... [+] 1ª Jornada de Ginecologia e Obstetrícia do HCM lança ferramenta para acompanhamento de gestantes... [+] Hospital da Criança e Maternidade promove jornada que discute ginecologia e obstetrícia na região... [+] Deputado Vinicius Carvalho visita HCM e HB para anunciar R$ 800 mil em verbas federais para o... [+] Hospital da Criança e Maternidade promove jornada que discute ginecologia e obstetrícia na região... [+] Uma semana de reconhecimento e homenagens aos nossos incansáveis profissionais de enfermagem. [+] Hospital de Base inicia a venda de ingressos da Quarta Solidária do Rio Preto Country Bulls [+]
Veja mais notícias >