Superintendente da Funfarme é homenageada pelo governo do Estado - Hospital da Criança e Maternidade

Superintendente da Funfarme é homenageada pelo governo do Estado

31/10/2023

Os mais de 8.000 colaboradores do complexo hospitalar da Funfarme, assim como os profissionais de saúde do Estado, foram homenageados pelo Governo de São Paulo pelo empenho e total dedicação durante a pandemia da Covid-19. O gesto de reconhecimento aconteceu, nesta segunda-feira (30), ao final do primeiro dia do Simpósio Internacional “35 anos do SUS – SP”, em comemoração ao mês de aniversário do Sistema Único de Saúde, o maior do mundo. 

A enfermeira Maria Regina Lourenço Jabur, superintendente administrativa da Funfarme, foi um dos dois profissionais que receberam a homenagem do secretário de Estado da Saúde de São Paulo, Prof. Dr. Eleuses Paiva, em nome dos milhares de profissionais de saúde da região Noroeste do Estado. A outra homenageada foi a enfermeira Rosemeire Aparecida de Queiroz Baião, do Lar São Francisco de Assis, de Jaci.

“Nós consideramos esta homenagem como o reconhecimento do governo estadual e, portanto, da sociedade, à total entrega e devoção de todos os profissionais de saúde no enfrentamento a esta que foi uma das maiores pandemias da nossa história”, afirmou Maria Regina. Até 21 de outubro passado, mais de 706 mil pessoas haviam morrido e o Ministério da Saúde havia contabilizado quase 38 milhões de casos da Covid-19. 

Maria Regina coordenou o Comitê de Crise da Funfarme, que definiu e implementou todas as diretrizes de atendimento, fluxos, contratações e abertura de leitos na instituição e integrou também o comitê regional de enfrentamento da Covid-19. 

Ao ser escolhida pelo Departamento Regional de Saúde (DRS XV) para representar os colegas da Saúde, a superintendente administrativa da Funfarme entende ser também o reconhecimento ao protagonismo do complexo formado pelo Hospital de Base (HB), de Rio Preto, e o Hospital da Criança e Maternidade (HCM) durante a pandemia.

A instituição, que já era grande, tornou-se ainda maior e ganhou musculatura para poder enfrentar o enorme desafio. Durante a pandemia, o HB ganhou mais 183 leitos de UTI adulto e 173 leitos de enfermaria e o HCM, 14 leitos de UTI pediátrica. Diante desta maior estrutura hospitalar, a Fundação contratou mais 750 profissionais, um aumento de quase 10% em seu quadro de colaboradores.

“Desde o início da pandemia, a Funfarme compreendeu que, como segundo maior complexo hospitalar do Estado, teria que ter um papel relevante, ser parceira da Secretaria de Saúde do Estado, das cidades e da população da nossa região”, declarou Maria Regina.

Ciente desta responsabilidade, a Fundação auxiliou o DRS XV a realizar várias capacitações das equipes da atenção básica, inclusive de atendimento de gestantes, e treinamentos de profissionais dos hospitais e demais instituições da região Noroeste do Estado e auxiliando os municípios a organizar os fluxos de atendimento à população. 

As ações de prevenção e combate ao vírus, como não poderia ser diferente, começaram dentro do complexo hospitalar. Além de toda definição de fluxo, unidades de atendimento, protocolos de segurança, foi criado o centro de monitoramento dos colaboradores, onde diariamente era feito contato com os que positivam para Covid-19 para controle e intervenção rápida em caso de agravamento. Mais de 2.400 colaboradores monitorados. 

Ao todo, 8.553 pacientes foram diagnosticados com Covid-19 e passaram por tratamento no HB, durante 905 dias, desde o primeiro caso de internação, no dia 25 de março de 2020, até o dia 16 de setembro de 2022, quando foi zerada a ocupação de pacientes vítimas do vírus no complexo hospitalar.

Durante a pandemia, o Hospital de Base recebeu o selo Covid Free Excelente em reconhecimento às boas práticas preventivas no enfrentamento do novo coronavírus, atestando que a instituição possui ambiente seguro, que segue padrões nacionais e internacionais estabelecidos nos manuais da certificação.
O complexo hospitalar da Funfarme teve também papel relevante no campo das pesquisas voltadas ao enfrentamento da covid-19 através do Centro Integrado de Pesquisas (CIP), do Hospital de Base, considerado um dos maiores da América Latina.


Mais Notícias

HB e HCM recebem recertificação do Selo Doar [+] Humanização no HCM garante acolhimento e esperança para quem está em tratamento [+] Colaborador da Facchini ganha R$ 150 mil do Sorte Saúde [+] Natália Toscano e Sabrina Cury realizam ‘Confra do Bem’ em prol do setor de Oncologia do HCM [+] Cerca de 500 profissionais de saúde de Rio Preto e região participam do 2º Fórum... [+] Potirendaba realiza leilão de gado em prol do Hospital de Base [+] Influencers realizam ‘Confra do Bem’ em prol da Oncologia Pediátrica do HCM [+] Show de César Menotti & Fabiano terá renda revertida para o HB de Rio Preto [+] Comunicação eficiente e trabalho em equipe promovem a saúde do paciente [+] Gestante em tratamento contra o câncer toca o sino da remissão no HB e é surpreendida com... [+] Rede Sentinela da Funfarme reforça a segurança da vacina de Covid-19 [+] HCM Rio Preto é parceiro do Instituto Unimed Rio Preto em evento de inclusão [+] Governador em exercício do Estado, Felício Ramuth, visita o HCM, referência para o Brasil [+] Orçamento da União reserva R$ 60 milhões para Funfarme investir na CardioPedBrasil® – Centro... [+] HCM de Rio Preto realiza cirurgia inédita em bebê ainda no útero da mãe [+] Hemocentro Rio Preto realiza mutirão em faculdade e cadastra mais de 550 pessoas no Redome [+] Hospital da Criança e Maternidade encontra coração de doador em tempo recorde e criança de 3... [+] Abertas inscrições do II Fórum Multidisciplinar de Transtorno do Espectro Autista (tea) [+] Facchini adere à rede de solidariedade em prol do HB e HCM [+] CIP abre inscrições para estudo da vacina contra Covid-19 em crianças [+]
Veja mais notícias >