Esse site utiliza cookies
Nós utilizamos cookies para melhorar a experiência para nossos usuários.
Ao utilizar nosso site você aceita nossa
política interna
A comemoração do Dia Mundial do Rim de 2018 coincidiu com Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. Pensando nisso, a Fundação Faculdade Regional de Medicina (Funfarme) e a Prefeitura de Rio Preto aderiram à campanha da Sociedade Brasileira de Nefrologia, que tem o tema “Saúde da Mulher – Cuide de seus rins”, e realizaram exames gratuitos de glicemia, pressão e urina à população. Além das 27 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, a ação aconteceu na Emergência do Hospital da Criança e Maternidade (HCM), Shopping Prefeito Antonio Figueiredo de Oliveira (Shopping HB), Plaza Avenida Shopping e Shopping Iguatemi. Toda campanha teve organização e apoio do Instituto de Urologia e Nefrologia (IUN) e a Faculdade Regional de Medicina e Enfermagem – Famerp, Unilago e Unip
“Todas as pessoas cujo exame de urina deu alguma alteração mais grave, que sugira problema nos rins, nós encaminhamos para o Serviço de Nefrologia do Ambulatório de Especialidades para dar continuidade ao atendimento e para realizar exames mais complexos”, explica a enfermeira Rita Helú Ribeiro, professora de Enfermagem da Famerp, coordenadora do Programa de Aprimoramento da Funfarme/ Famerp.
Esperando para levar a filha, Eduarda, numa consulta oftalmológica no Ambulatório, Juliana Alves de Oliveira aproveitou para passar no Shopping HB e ver como estava sua situação. “Já tive infecção renal 3x e, portanto, fico meio alerta com meus rins. Posso ter algum problema mais sério e não saber. Graças a Deus está tudo bem comigo. A ação é muito bacana”, afirma a participante.
Dr. Horácio José Ramalho, nefrologista da Funfarme e do IUN e um dos organizadores da campanha em Rio Preto, ressaltou que a gravidez e a incidência de algumas doenças nas mulheres é maior e elas podem levar à problemas crônicos nos rins. “A degradação dos rins é lenta e silenciosa, não acontece da noite para o dia. E quando se descobre o problema, ele já está bastante avançado. Doenças autoimunes, como o Lúpus, que acometem 10 vezes mais mulheres que homens, e a gestação podem desencadear uma doença renal crônica. Por isso, atenção à saúde da mulher ser tão importante”, explica o médico.
A ação aconteceu das 9h às 15h e, somente no Shopping HB, estima-se que foram atendidas mais de 500 pessoas.