No Dia Mundial do Rim, Funfarme/Famerp atende cerca de 550 pessoas, 50% mais do que no ano passado - Hospital da Criança e Maternidade

No Dia Mundial do Rim, Funfarme/Famerp atende cerca de 550 pessoas, 50% mais do que no ano passado

10/03/2016

Para evidenciar o Dia Mundial do Rim, comemorado nesta quinta-feira, 10 de março, e alertar a população sobre a importância da prevenção de doenças renais, a Funfarme e a Famerp realizaram, gratuitamente, testes de uroanálise (testes rápidos de urina), glicemia e aferição de pressão em pacientes, acompanhantes e demais visitantes que passaram pela Emergência do SUS do Hospital de Base. Ao final das seis horas de atendimentos, foram realizados cerca de 550 testes, aumento de 50% em relação ao ano passado.

O evento mobilizou cerca de 30 profissionais de Saúde, alunos e residentes de medicina, aperfeiçoando e aprimorandos de enfermagem e estudantes e técnicos de enfermagem. Ao mesmo tempo, profissionais do Hospital da Criança e Maternidade distribuíram panfletos e deram orientações aos pacientes e visitantes da instituição, já que o tema da campanha deste ano foi “Prevenção da doença renal começa na infância”.  

“A doença renal crônica em crianças é relativamente rara, porém, quando ocorre, traz consequências devastadoras, e o tratamento é difícil, caro e trabalhoso”, afirma o nefrologista e diretor clínico do Hospital de Base, Dr. João Fernando Picollo.

O nefrologista explica que a doença renal compromete muito o crescimento e o desenvolvimento da criança e adolescente, por isso, a descoberta o mais cedo possível da DRC é fundamental. “Existem evidências científicas de que a progressão da doença renal pode ser retardada, desde que o diagnóstico seja feito a tempo de permitir a adoção de medidas terapêuticas apropriadas, reduzindo as consequências em crianças, adolescentes e até mesmo em adultos”, completa Dr. Picollo.

Embora o foco em 2016 tenha sido as crianças e jovens, os profissionais destacaram também as ações de prevenção entre adultos e idosos. “As entidades e médicos envolvidos, em todo o mundo, querem esclarecer a população que a doença renal pode ser detectada previamente, através da dosagem de creatinina e urina tipo 1, principalmente idosos hipertensos diabéticos, obesos e quem tem doença renal na família”, declara Dr. Horácio José Ramalho, nefrologista e diretor-executivo da Funfarme.

O evento foi um sucesso, na avaliação da enfermeira Rita de Cássia Helu Ribeiro, supervisora do Programa de Aprimoramento da Enfermagem da Nefrologia da Funfarme/Famerp. “O aumento significativo de pessoas que procuraram atendimento demonstra o quanto esta ação é importante. Vários setores da Funfarme e Famerp participaram, colaborando para o sucesso.”  

A importância de ações como a realizada nesta quinta-feira no Hospital de Base e da campanha fica evidente, por exemplo, quando se acompanha histórias como a do  aposentado Luis Paulo Fernandes de Oliveira, de 63 anos. Ao saber do atendimento na Emergência do HB, decidiu fazer os testes, sem saber que, por ser diabético, integra um dos grupos de risco a ter problemas nos rins. Enquanto era atendido, Oliveira confessava que não fazia exames nos rins há mais de 10 anos, quando foi surpreendido pelo diagnóstico: um de seus exames apresentou alterações. “Eu não sabia que podia ter problemas renais por causa do diabetes. Por sorte, resolvi fazer os exames e descobri que posso ter complicações no futuro. Vou procurar tratamento o quanto antes”, disse o aposentado, morador de Rio Preto.

Elder Ferreira dos Santos, de 17 anos, tem o perfil alvo da campanha mundial deste ano: jovens e crianças. Ao se deparar com a ação, resolveu realizar os exames para saber mais sobre o assunto. “Eu já sei quais são os sintomas de uma diabetes e da pressão alta. Tento sempre estar atento a eles e poder fazer os exames hoje me deu tranquilidade, já que os resultados não mostraram nenhuma alteração. Além disso, vou tentar controlar a quantidade de sal e açúcar no dia a dia.”

O Hospital de Base atende atualmente cerca de 300 pacientes com doença renal crônica, número que aumentou 38% nos últimos 10 anos. Desde 1992, quando iniciou o transplante de rim, o HB já realizou mais de 1.120 procedimentos. No Brasil, existem cerca de 120 mil pacientes em diálise.

 


Mais Notícias

2° Edição | Chá Solidário [+] MCDia Feliz | Ajude você também! [+] Funfarme divulga resultados das ações solidárias no Rodeio Country Bulls 2024 [+] Funfarme: referência em saúde para todos, destaque no Diário da Região [+] Dia do Hospital: Dr. Wagner Vicensoto fala sobre essa data tão importante [+] Dia da Vacina BCG: 1º de julho [+] Somos um dos mais equipados do Brasil [+] Bebês prematuros: A UTI Neonatal do HCM [+] ALERTA DE GOLPE ! [+] Tributo da Câmara Municipal de São Paulo à Dra. Lilia Maia por sua Contribuição na Pesquisa... [+] Encontro reúne 200 pessoas pela Conscientização sobre as Cardiopatias Congênitas [+] III Encontro de Conscientização sobre as Cardiopatias Congênitas promove manhã com informação... [+] Chegaram as Camisetas da Feijoada! [+] Natália Toscano e Sabrina Cury entregam verba arrecadada na 'Confra do Bem' em prol da Oncologia do... [+] 1ª Jornada de Ginecologia e Obstetrícia do HCM lança ferramenta para acompanhamento de gestantes... [+] Hospital da Criança e Maternidade promove jornada que discute ginecologia e obstetrícia na região... [+] Deputado Vinicius Carvalho visita HCM e HB para anunciar R$ 800 mil em verbas federais para o... [+] Hospital da Criança e Maternidade promove jornada que discute ginecologia e obstetrícia na região... [+] Uma semana de reconhecimento e homenagens aos nossos incansáveis profissionais de enfermagem. [+] Hospital de Base inicia a venda de ingressos da Quarta Solidária do Rio Preto Country Bulls [+]
Veja mais notícias >