Médicos de vários países discutem avanços da cirurgia cardiopediátrica em simpósio do Hospital da Criança e Maternidade - Hospital da Criança e Maternidade

Médicos de vários países discutem avanços da cirurgia cardiopediátrica em simpósio do Hospital da Criança e Maternidade

26/09/2023

CardioPedBrasil®️ – Centro do Coração da Criança do HCM é o serviço da América Latina e o sexto do mundo a ter a certificação de centro de excelência concedida pela Children's HeartLink

 

Mais de 600 profissionais da área de cardiologia e cirurgia cardiovascular pediátrica de diversos países participaram neste final de semana, de forma presencial ou virtual, do 6º Simpósio Internacional da Children’s HeartLink, realizado pelo Hospital da Criança e Maternidade (HCM), de Rio Preto. O evento é consequência da parceria que o CardioPedBrasil®️ – Centro do Coração da Criança do HCM possui com a ONG Children’s HeartLink, há 15 anos, e tem por objetivo aprimorar ainda mais o tratamento de recém-nascidos, bebês e crianças com cardiopatias congênitas, em todo o mundo.

Durante o Simpósio, a Children’s HeartLink formalizou a entrega oficialmente da certificação de excelência à CardioPedBrasil - Centro do Coração da Criança do HCM. A ONG americana havia já conferido a certificação ao HCM em 5 de novembro de 2021, porém, devido à pandemia da COVID-19 não houve oportunidade à época dos diretores do programa norte-americano estarem no hospital para entregá-la. “Este é um selo de qualidade, que destaca o HCM em relação à qualidade do atendimento prestado e o reconhece internacionalmente pela atuação na cardiologia pediátrica”, destacou Dr. Antônio Soares Souza, diretor administrativo do Hospital da Criança e Maternidade. 

Dr. Jorge Fares, diretor executivo da FUNFARME, fundação mantenedora do HCM, pontuou motivos que fazem o hospital receber a certificação e realizar este evento. “Rio Preto é, cada vez mais, um importante centro médico do país. O HCM é o segundo hospital em números de cirurgias cardíacas pediátricas, o que é motivo de muito orgulho não só para a instituição, mas para a cidade e região. Em 22 anos de atividade, o serviço realizou mais 7 mil cirurgias cardíacas pediátricas, das quais, 453 somente no ano passado”, afirmou o diretor executivo.

Dr. Ulisses Croti, médico coordenador da CardioPedBrasil®️, enfatizou que o HCM é o primeiro hospital da América Latina e o sexto do mundo a ter a certificação Children's HeartLink Center of Excellence, sinalizando para a sociedade que a instituição rio-pretense atende aos critérios de serviços cardíacos pediátricos de alta qualidade e a torna instrutor nacional em cuidados cardíacos.

O Simpósio foi aberto com a presença do secretário de Saúde do Estado, Dr. Eleuses Paiva, da presidente da Children’s HeartLink, Dra. Jackie Boucher, do vice-diretor da FAMERP, Dr. Helencar Ignácio, de Dr. Antonio Soares, e de Dr. Ulisses. Em seu discurso na abertura, o secretário de Estado fez também questão de dizer que o HCM tem o segundo maior número de cirurgias cardíacas pediátricas do Brasil, no entanto, ressaltou que o mais importante é a resposta terapêutica positiva dos pacientes. “O fato de o HCM ser reconhecido como um Centro de Excelência da Children’s HeartLink é orgulho muito grande não só para Rio Preto e o para o Estado de São Paulo, mas também para o Brasil”, finalizou o secretário de Saúde.

A presidente da Children’s HeartLink, Jackie Boucher, ressaltou o HCM como um grande parceiro da ONG, tendo papel crucial no atendimento de crianças com cardiopatias congênitas, conjunto de malformações na estrutura ou na função do coração que surgem durante o desenvolvimento fetal. “Nossa missão e, consequentemente, a do Hospital da Criança e Maternidade, é fazer com que todas as crianças tenham acesso a um serviço de cardiologia de qualidade”, enfatizou Jackie, ao destacar que a ONG norte-americana atua no desenvolvimento e intercâmbio de instituições médicas especializadas no tratamento de cardiopatias congênitas em várias partes do mundo.

No Brasil, a cada ano, cerca de 24 mil crianças nascem com cardiopatia congênita, das quais, 8 mil precisam ser operadas no primeiro ano de vida.

O Simpósio foi transmitido para centros médicos parceiros da Children’s HeartLink ao redor do mundo, incluindo países como China, Malásia e Vietnã, inclusive com a transmissão de cirurgia realizada pela equipe do HCM e os médicos americanos em uma criança com cardiopatia congênita.


Mais Notícias

HB e HCM recebem recertificação do Selo Doar [+] Humanização no HCM garante acolhimento e esperança para quem está em tratamento [+] Colaborador da Facchini ganha R$ 150 mil do Sorte Saúde [+] Natália Toscano e Sabrina Cury realizam ‘Confra do Bem’ em prol do setor de Oncologia do HCM [+] Cerca de 500 profissionais de saúde de Rio Preto e região participam do 2º Fórum... [+] Potirendaba realiza leilão de gado em prol do Hospital de Base [+] Influencers realizam ‘Confra do Bem’ em prol da Oncologia Pediátrica do HCM [+] Show de César Menotti & Fabiano terá renda revertida para o HB de Rio Preto [+] Comunicação eficiente e trabalho em equipe promovem a saúde do paciente [+] Gestante em tratamento contra o câncer toca o sino da remissão no HB e é surpreendida com... [+] Rede Sentinela da Funfarme reforça a segurança da vacina de Covid-19 [+] HCM Rio Preto é parceiro do Instituto Unimed Rio Preto em evento de inclusão [+] Governador em exercício do Estado, Felício Ramuth, visita o HCM, referência para o Brasil [+] Orçamento da União reserva R$ 60 milhões para Funfarme investir na CardioPedBrasil® – Centro... [+] HCM de Rio Preto realiza cirurgia inédita em bebê ainda no útero da mãe [+] Hemocentro Rio Preto realiza mutirão em faculdade e cadastra mais de 550 pessoas no Redome [+] Hospital da Criança e Maternidade encontra coração de doador em tempo recorde e criança de 3... [+] Abertas inscrições do II Fórum Multidisciplinar de Transtorno do Espectro Autista (tea) [+] Facchini adere à rede de solidariedade em prol do HB e HCM [+] CIP abre inscrições para estudo da vacina contra Covid-19 em crianças [+]
Veja mais notícias >