Hospital da Criança e Maternidade encontra coração de doador em tempo recorde e criança de 3 anos - Hospital da Criança e Maternidade

Hospital da Criança e Maternidade encontra coração de doador em tempo recorde e criança de 3 anos

14/03/2024

A CardioPedBrasil® – Centro do Coração da Criança do Hospital da Criança e Maternidade (HCM), de São José do Rio Preto (SP), realizou, no último sábado (09/03), seu 15º transplante de coração. Este procedimento destaca-se por ter surgido um doador no menor tempo na história do serviço, após o hospital incluir a paciente na lista de espera pelo órgão. Apenas 5 horas depois de a menina Ana Lívia Prado, de 3 anos, ser incluída, surgiu o doador compatível que iria salvar sua vida.

Por ter uma miocardiopatia dilatada, em que o coração é muito maior, do tamanho do órgão de um adulto, a menina corria risco de vida, portanto, cada minuto era importante. Seu nome foi incluído na lista de espera, às 8h30 da última sexta-feira e, às 13h30, a equipe do HCM foi avisada de que havia doador compatível.

Ana Lívia foi transferida do Hospital Estadual de Bauru para o HCM por ser a CardioPedBrasil® um dos três maiores centros de referência do Brasil e o maior do interior paulista no tratamento de crianças com cardiopatias e demais doenças graves do coração. Em seus 22 anos de atividades, o Centro do Coração da Criança do HCM, que integra o complexo hospitalar da Funfarme – Fundação Faculdade Regional de Medicina, já operou mais de 6.500 crianças de todo o país.

Para viabilizar o transplante a tempo, foi fundamental o empenho da Funfarme em fretar um avião para permitir à equipe do HCM percorrer os 2.000 quilômetros (ida e volta) entre Rio Preto e Cuiabá, onde encontrava-se o doador, a tempo de retornar no prazo adequado para o coração estar condições de ser transplantado.

Foram necessárias apenas 6 horas e 20 minutos para o cirurgião cardiovascular Prof. Dr. Ulisses Alexandre Croti e equipe chegarem à capital mato-grossense, realizarem o procedimento de retirada do coração e retornarem ao HCM para iniciar o transplante. Às 6 horas da manhã do sábado (10/03), menos de 23 horas depois de Ana Lívia ter sido incluída na lista de espera, o novo coração batia em seu peito.

“Estamos muito felizes porque, mais uma vez, pudemos salvar a vida de uma criança graças à dedicação e profissionalismo de nossa equipe. Soma-se ao empenho e alta capacidade técnica de nossos profissionais, a infraestrutura da CardioPedBrasil®, que possui modernos centro cirúrgico e UTI para acolher a Ana Lívia e todos os pacientes”, afirmou Dr. Ulisses Croti, coordenador geral do Centro do Coração da Criança do HCM.

A cardiologista pediátrica Alexandra Siscar Barufi esclarece que dois fatores colaboraram para surgir um doador compatível com a menina em tão pouco tempo. “O primeiro é que o estado de saúde da Ana Lívia era muito grave, o que a levou ser prioridade. E por ela ter o sangue AB positivo, o que permite receber doadores de todos os tipos sanguíneos”, pontua a cardiologista pediátrica do HCM.

Moradora de Lins (SP), Ana Lívia está internada na UTI do HCM e seu estado de saúde é estável. Diagnosticada há 18 meses com miocardiopatia dilatada, a menina estava internada no Hospital Estadual de Bauru, de onde foi transferida para o Hospital da Criança e Maternidade.

Sua mãe, a dona de casa Talissa Patrícia Bueno Prado, agradece à família do doador e à equipe do Hospital da Criança e Maternidade de Rio Preto. “Não há como imaginar a dor da família do doador, mas gostaria muito que eles soubessem que têm a minha gratidão eterna para que este sentimento ajudasse um pouco a confortá-los. Vou orar sempre por eles”, afirmou.

Talissa faz questão também de elogiar a equipe do HCM e a estrutura do Centro do Coração da Criança, com a qual se diz impressionada. “Médicos, enfermagem, fisioterapeutas, todos são muito carinhosos e dedicados. Há o cuidado não só com ela, mas comigo e nossa família. Já passamos por muitos lugares, e este hospital é surreal, somos abençoados por poder ter um hospital desta qualidade tão perto”, afirmou Talissa.

CardioPedBrasil® – Centro do Coração da Criança do HCM

Um dos três maiores serviços do Brasil e o maior do interior paulista, a CardioPedBrasil® possui equipe multiprofissional reconhecida no Brasil por sua qualificação e experiência, dispõe de alta tecnologia e uma das melhores infraestruturas da América Latina para o diagnóstico e tratamento de doenças e problemas no coração de recém-nascidos, bebês e crianças, prioritariamente, do Estado, mas também de todo o território nacional.

O diretor-executivo da Funfarme, Dr. Jorge Fares, destaca ser o transplante da menina Ana Lívia importante exemplo do quanto o complexo hospitalar é referência em todo o país, beneficiando não só a população dos 102 municípios da região, mas de cidades em todo território nacional. “Estamos sempre aprimorando nossos profissionais e realizando investimentos em todo nosso complexo, a exemplo do Centro do Coração da Criança, para cuidar e salvar vidas, razão da existência da Funfarme e seus hospitais”, afirmou Dr. Jorge.

O Centro do Coração da Criança ocupa área de 1.500 metros quadrados, reunindo UTI (unidade de tratamento intensivo), com 30 leitos, enfermaria com 21 leitos e o centro cirúrgico composto por duas salas dotadas do que há de mais moderno em instalações e equipamentos para a realização de procedimentos complexos.


Mais Notícias

Funfarme divulga resultados das ações solidárias no Rodeio Country Bulls 2024 [+] Funfarme: referência em saúde para todos, destaque no Diário da Região [+] Dia do Hospital: Dr. Wagner Vicensoto fala sobre essa data tão importante [+] Dia da Vacina BCG: 1º de julho [+] Somos um dos mais equipados do Brasil [+] Bebês prematuros: A UTI Neonatal do HCM [+] ALERTA DE GOLPE ! [+] Tributo da Câmara Municipal de São Paulo à Dra. Lilia Maia por sua Contribuição na Pesquisa... [+] Encontro reúne 200 pessoas pela Conscientização sobre as Cardiopatias Congênitas [+] III Encontro de Conscientização sobre as Cardiopatias Congênitas promove manhã com informação... [+] Chegaram as Camisetas da Feijoada! [+] Natália Toscano e Sabrina Cury entregam verba arrecadada na 'Confra do Bem' em prol da Oncologia do... [+] 1ª Jornada de Ginecologia e Obstetrícia do HCM lança ferramenta para acompanhamento de gestantes... [+] Hospital da Criança e Maternidade promove jornada que discute ginecologia e obstetrícia na região... [+] Deputado Vinicius Carvalho visita HCM e HB para anunciar R$ 800 mil em verbas federais para o... [+] Hospital da Criança e Maternidade promove jornada que discute ginecologia e obstetrícia na região... [+] Uma semana de reconhecimento e homenagens aos nossos incansáveis profissionais de enfermagem. [+] Hospital de Base inicia a venda de ingressos da Quarta Solidária do Rio Preto Country Bulls [+] Deputado estadual Dr. Valdomiro Lopes entrega recurso de emenda no valor de R$ 1,1 mi para serviço... [+] Balcão itinerante do Projeto Emprego Apoiado, do Lucy Montoro, oferece 9 vagas de emprego em... [+]
Veja mais notícias >