Hospital da Criança e Maternidade de Rio Preto participa de projeto com a Turma da Mônica - Hospital da Criança e Maternidade

Hospital da Criança e Maternidade de Rio Preto participa de projeto com a Turma da Mônica

29/03/2017

Em parceria com a ABRALE (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia) e com apoio do Instituto Maurício de Souza, o HCM deu início, em fevereiro, ao Projeto DODÓI, um programa desenvolvido em 2005 e que visa tornar o tratamento e o período de internação mais agradáveis às crianças com câncer no Brasil. Para isso, profissionais da saúde especializados em oncologia pediátrica desenvolveram um kit que inclui um boneco (Mônica ou Cebolinha), revistas de atividades, cartões de sensações e sentimentos, escala de dor, mini kit médico e gibis da Turma da Mônica com a personagem Maria, uma garotinha que teve câncer e conta à turma como foi sua experiência.

A fim de integrar o projeto à unidade, os profissionais do HCM tiveram que passar por treinamento e capacitação. Em janeiro de 2017, Jéssica Aires (psicóloga), Jaqueline Venturin, Jéssica Busto, Márcia Villa e Lígia Sequini (enfermeiras) foram até São Paulo para posteriormente disseminar o método ao restante das equipes dos setores de Quimioterapia, UTI e Enfermarias Pediátricas. A psicóloga do HCM, Jéssica Aires, ressalta a eficácia do projeto e vê com bons olhos esse tipo de atividade para amenizar o trauma do tratamento. “Por meio de atividades lúdicas, o brincar se torna uma poderosa forma de autoterapia, tornando-se um importante aliado na busca de uma melhor e mais rápida recuperação. Com os bonecos, por exemplo, as crianças podem se imaginar médicas e participar do tratamento do seu companheiro, o que na maioria dos casos incentiva e estimula à criança dar continuidade no tratamento’, explicou a psicóloga.


Mais Notícias

Veja mais notícias >