Hemocentro Rio Preto realiza mutirão em faculdade e cadastra mais de 550 pessoas no Redome - Hospital da Criança e Maternidade

Hemocentro Rio Preto realiza mutirão em faculdade e cadastra mais de 550 pessoas no Redome

15/03/2024

O Hemocentro Rio Preto realizou, de 4 a 7 de março, uma campanha para cadastros de doadores de medula óssea. O mutirão, organizado em parceria com a UNIP - Universidade Paulista, resultou em mais de 550 cadastros, que serão lançados no Redome - Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea.

"A chance de um paciente encontrar um doador compatível, no Brasil, é de um a cada 100 mil. Por isso, é essencial a conscientização e a participação da população nestas campanhas. Só assim vamos conseguir aumentar a chance de compatibilidade entre doadores e pacientes", explica o coordenador de Captação de Doadores do Hemocentro Rio Preto, Guilherme Vila Real.

A doação de medula óssea pode salvar a vida de pacientes com várias doenças, como leucemias, linfomas, falências medulares e anemias hereditárias. A busca pelo doador começa pela família, mas quando ele não é encontrado entre os parentes próximos é preciso acionar o Redome.
Para se tornar um doador de medula óssea é preciso ter entre 18 e 35 anos; estar em boas condições de saúde; não ter doença infecciosa transmissível pelo sangue ou autoimune; não ter tido câncer e não ter realizado tratamento de radioterapia e/ou quimioterapia.
Para fazer o cadastro basta ir pessoalmente ao Hemocentro Rio Preto ou ao Hemonúcleo Catanduva, com um documento oficial com foto, preencher a ficha de cadastro e coletar uma amostra de sangue para realizar o teste de laboratório para identificar as características genéticas do doador.

"Nós coletamos uma pequena amostra de sangue, de aproximadamente 4 ml, destinados à realização de exame para compatibilidade entre doador e paciente. O resultado do exame e os dados serão incluídos no Redome e, havendo compatibilidade, o doador será consultado para confirmar a doação", explica Mariana Coltro, supervisora de enfermagem do Hemocentro Rio Preto.
Só é necessário fazer o cadastro no Redome uma única vez, porém, é preciso que todas as informações de contato e dados pessoais estejam sempre atualizados. "Sempre quando houver alguma alteração de endereço, telefone, ou e-mail, o doador deve atualizar as informações no cadastro, pois, só assim iremos conseguir realizar o contato quando surgir uma possível compatibilidade", diz Guilherme Vila Real.
A atualização do cadastro é feita pelo site do Redome (http://redome.inca.gov.br/) ou pelo aplicativo disponível para Android e iOS.

 

FAÇA SEU CADASTRO
Hemocentro Rio Preto
Avenida Jamil Feres Kfouri, 80 - Jardim Panorama (atrás do HB).
Funcionamento todos os dias (inclusive aos sábados, domingos e feriados), das 7h às 13h.
Contato: (17) 3201-5151 / (17) 99623-9985.
Hemonúcleo Catanduva
Rua 13 de Maio, 974 - Centro
Funcionamento de quarta a domingo (inclusive feriados), das 7h às 13h.
Contato: (17) 3522-7722.


Mais Notícias

HB e HCM recebem recertificação do Selo Doar [+] Humanização no HCM garante acolhimento e esperança para quem está em tratamento [+] Colaborador da Facchini ganha R$ 150 mil do Sorte Saúde [+] Natália Toscano e Sabrina Cury realizam ‘Confra do Bem’ em prol do setor de Oncologia do HCM [+] Cerca de 500 profissionais de saúde de Rio Preto e região participam do 2º Fórum... [+] Potirendaba realiza leilão de gado em prol do Hospital de Base [+] Influencers realizam ‘Confra do Bem’ em prol da Oncologia Pediátrica do HCM [+] Show de César Menotti & Fabiano terá renda revertida para o HB de Rio Preto [+] Comunicação eficiente e trabalho em equipe promovem a saúde do paciente [+] Gestante em tratamento contra o câncer toca o sino da remissão no HB e é surpreendida com... [+] Rede Sentinela da Funfarme reforça a segurança da vacina de Covid-19 [+] HCM Rio Preto é parceiro do Instituto Unimed Rio Preto em evento de inclusão [+] Governador em exercício do Estado, Felício Ramuth, visita o HCM, referência para o Brasil [+] Orçamento da União reserva R$ 60 milhões para Funfarme investir na CardioPedBrasil® – Centro... [+] HCM de Rio Preto realiza cirurgia inédita em bebê ainda no útero da mãe [+] Hemocentro Rio Preto realiza mutirão em faculdade e cadastra mais de 550 pessoas no Redome [+] Hospital da Criança e Maternidade encontra coração de doador em tempo recorde e criança de 3... [+] Abertas inscrições do II Fórum Multidisciplinar de Transtorno do Espectro Autista (tea) [+] Facchini adere à rede de solidariedade em prol do HB e HCM [+] CIP abre inscrições para estudo da vacina contra Covid-19 em crianças [+]
Veja mais notícias >