HCM realiza Encontro Internacional com médicos americanos referência em Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular Pediátrica - Hospital da Criança e Maternidade

HCM realiza Encontro Internacional com médicos americanos referência em Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular Pediátrica

10/11/2017

A equipe do Serviço de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular Pediátrica (SECCAP) do Hospital da Criança e Maternidade (HCM) de São José do Rio Preto, referência em tratamento de cardiopatias pediátricas no Brasil, e a Fundação americana Children’s Heartlink promoveram no auditório do 3º andar do HCM, nesta sexta-feira, 10 de novembro, o segundo encontro internacional das instituições, intitulado 2º Children’s Heartlink International Meeting in Brazil, que reuniu profissionais da área de norte a sul do país.

A abertura do evento teve a presença das diretorias da Fundação Faculdade Regional de Medicina de Rio Preto, Funfarme, e do HCM. O Prof. Dr. Ulisses Croti, organizador do evento e chefe do SECCAP, prestou homenagens aos profissionais e professores que colaboraram para o seu crescimento profissional como cirurgião e emocionou a todos. “Esta placa é uma singela homenagem a estes grandes profissionais que fizeram parte da minha trajetória. A troca de experiências que este encontro proporciona é de fundamental importância para chegar ao resultado de excelência que temos hoje, sem jamais deixarmos de buscar melhorias”, emocionou-se Dr. Ulisses Croti.

O tema da edição deste ano é “Perfusão: da teoria à prática” e visa a troca de experiências e atualização do conhecimento na atuação do perfusionista, profissional que, durante uma cirurgia cardíaca, controla e monitora um aparelho que substitui temporariamente as funções do coração e do pulmão para que a operação seja realizada com sucesso. Mais de 100 inscritos que atuam nesta área, vieram dos mais diversos estados brasileiros de norte a sul para participar do evento.

A fundação Children’s Heartlink e o HCM mantêm parceria desde 2008 e tem o intuito de colaborar com países em desenvolvimento para melhorar ainda mais o atendimento nestes locais. Para o encontro, a fundação americana trouxe profissionais da Mayo Clinic, de Rochester, do Estado de Minnesota, região nordeste dos Estados Unidos. A Mayo é uma das instituições mais reconhecidas no mundo em qualidade de atendimento e é considerada uma das maiores instituições hospitalares dos EUA.

“Essa é a sexta ou sétima vez que venho ao Brasil e todas as vezes que venho ao Hospital da Criança e Maternidade de Rio Preto, sempre ficou muito impressionada com as melhorias que estamos fazendo aqui, como resultado da colaboração da parceria com a Children’s heartlink e o entusiasmo que a equipe tem com a melhoria do cuidado para essas crianças com cardiopatias congênitas. Eles são sempre muito cuidadosos com a educação, buscam sempre aprender mais, melhorar a qualidade e os resultados”, comenta a médica anestesiologista Americana Roxann Barnes Pike.

O SECCAP já operou mais de 4 mil crianças desde sua fundação, em 2002.


Mais Notícias

Veja mais notícias >