HCM promove Simpósio Neonatal que traz principais atualidades no tratamento para recém-nascidos - Hospital da Criança e Maternidade

HCM promove Simpósio Neonatal que traz principais atualidades no tratamento para recém-nascidos

21/02/2017

Referência no tratamento de recém-nascidos, especialmente os prematuros, o Hospital da Criança e Maternidade de Rio Preto (HCM) realizou, neste sábado, 18 de fevereiro, o 1º Simpósio Neonatal da instituição. O intuito foi o de debater as principais atualidades na especialidade e, para isso, trouxe autoridades nacionais no assunto.

Na cerimônia de abertura, o diretor executivo da Funfarme, Dr. Horácio Ramalho, ressaltou a importância de eventos científicos para o sucesso do tratamento neonatal.  “A iniciativa de vocês só reforça o compromisso que a Fundação tem com o aprimoramento do ensino. Principalmente quando falamos dos cuidados com o recém-nascido, uma área que evoluiu imensamente nos últimos anos e da qual nos tornamos referência na região. ”

Já o diretor do HCM, Dr. Antônio Carlos Tonelli Gusson, resgatou a trajetória da Neonatologia da Fundação e destacou a importância da atuação multidisciplinar nos cuidados com o recém-nascido. “Não são só médicos e residentes que construíram e deram à especialidade a importância que ela tem hoje na instituição, mas também os profissionais da saúde, fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais, fonoaudiólogos, nutricionistaS e terapeutas ocupacionais que se dedicam diariamente a estes bebês”.

Dra. Marina Teles, médica da UTI Neonatal do HCM e a presidente do Simpósio, mostrou um panorama da história da especialidade na Funfarme. Desta maneira, a neonatologista abriu caminho para outros grandes nomes proferirem palestra. Um desses casos foi a médica Profª. Drª. Roseli Calil, da Unicamp, que ministrou aula sobre protocolo de cuidados com a pele do recém-nascido. Tal instrumento, atualmente, é usado na UTI Neonatal do HCM. Também palestrou o médico Sérgio Tadeu Marba, Professor Titular do Departamento de Pediatria da FCM/UNICAMP e da Divisão de Neonatologia Hospital da Mulher da mesma Universidade. Ele abordou o Método Canguru.

O Simpósio contou também com a presença de uma das fundadoras da UTI Neonatal no complexo, Dra. Marciali Gonçalves, e da atual coordenadora deste Serviço no HCM, Dra. Maria Carmem Lunardi Monteiro de Carvalho. “Agradeço o apoio e o reconhecimento de todas as diretorias. Sem o suporte desta instituição, não seriam possíveis nem a realização deste evento e nem o desenvolvimento desta especialidade”, pontuou a neonatologista, Dra. Maria Carmem.


Mais Notícias

Veja mais notícias >