Esse site utiliza cookies
Nós utilizamos cookies para melhorar a experiência para nossos usuários.
Ao utilizar nosso site você aceita nossa
política interna
Grupo de Apoio à Amamentação do HCM mostra como informações trazidas pelo profissional da maternidade torna o aleitamento mais tranquilo às mães
O Hospital da Criança e Maternidade (HCM) de Rio Preto está promovendo, entre os dias 5 e 9 de agosto, Semana e Simpósio de Aleitamento Materno, em comemoração à campanha mundial que acontece na mesma época. A importância do ato, tanto para a mãe quanto para o bebê, já é preconizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O Órgão mostra que 33% dos recém-nascidos que não foram direto para o peito de suas mães na primeira hora de vida (Hora Dourada) apresentaram maior risco de morrer do que os que receberam o alimento.
Além de maquiagem e exposição de fotos, a Semana oferece, no dia 6, palestra às mães de pacientes nascidos no HCM sobre amamentação com a médica Gabriela Maset. Já no dia 7, quarta, haverá Oficina de Manejo do Aleitamento Materno a profissionais da saúde. Este mesmo curso também será dado em outras maternidades da cidade. A Oficina é prestada em parceria com o Banco de Leite Humano e a prefeitura e visa alinhar processos nas diversas instituições de saúde de Rio Preto. “O intuito desta Oficina é fazer com que os pais se sintam mais seguros depois de receber toda orientação necessária dos profissionais da área; esta é uma maneira de, também, incentivar a amamentação”, explica Priscilla de Souza, enfermeira da maternidade do HCM e uma das organizadoras da Semana no HCM.
A Fundação conta com um Grupo de Apoio à Amamentação, que dá suporte a mãe. “A gente esclarece dúvidas das mulheres que tiveram seus filhos na Funfarme. Se a mãe já estiver em sua cidade de origem, ela pode, inclusive, ligar ou vir ao HCM pessoalmente para tirar a dúvida”, explica a enfermeira Priscilla Souza. Somente neste ano, de janeiro a julho, foram 212 atendimentos (internos e externos) realizados pelo Grupo.
A Semana fecha sua programação com um Simpósio realizado pelas enfermeiras da maternidade do HCM. As 200 inscrições já foram preenchidas e, o Simpósio é voltado para profissionais da saúde e estudantes da área. Eles irão receber atualizações e debater temas importantes, como desafios do aleitamento, trauma mamilar, Banco de Leite Humano e, principalmente, como deve ser a abordagem aos pais para que a amamentação não se torne um momento de estresse.
Importância da amamentação
A oferta de aleitamento no peito durante a primeira hora de vida representa uma proteção ao bebê. “O grupo de amamentação atua exatamente neste momento. Temos a intenção de ajudar as mães a iniciar o aleitamento materno já na primeira meia hora após o nascimento; auxiliar na descida do leite e na contração uterina. Isso é muito importante, pois o colostro, substância que sai antes do leite, é rico em anticorpos, ou seja, é considerado ‘a primeira vacina do recém-nascido’”, explica Priscilla Souza.
A amamentação é um processo de aprendizado para mãe e bebê e orientação é fundamental para que ambos consigam desenvolver um aleitamento pleno. Para a Unicef, a falta de informação é um dos principais problemas. “Por isso que realizamos esta campanha. Não só para orientar as mães, mas também os profissionais que trabalham em maternidades. O apoio das equipes especializadas dá segurança para mãe e, principalmente, mostra a importância de se fazer isso”, finaliza Priscilla.
Grupo de Amamentação
O Grupo de apoio à Amamentação tem como objetivo sensibilizar toda a equipe de enfermagem para a importância do aleitamento materno, visando promover, incentivar o aleitamento exclusivo de leite humano e, também, auxiliar aos pais e aos recém-nascidos internados nos Alojamentos Conjuntos do HCM;
Outras ações em que o grupo contribui são: auxiliar as mães que iniciam a amamentação e apresentam dificuldades no manejo da mamada; sensibilizar os acompanhantes e familiares sobre a importância do apoio e incentivo ao aleitamento materno;