Funfarme e Famerp realizam o maior Encontro de Cancerologia do interior do Brasil, com mais de 600 médicos de todo país - Hospital da Criança e Maternidade

Funfarme e Famerp realizam o maior Encontro de Cancerologia do interior do Brasil, com mais de 600 médicos de todo país

09/03/2018

Grandes novidades no tratamento de câncer estão em curso no mundo, chegam ao Brasil e estão sendo o tema principal do 2º Encontro de Cancerologia do Interior Paulista, que acontece nesta sexta-feira e sábado (9 e 10 de março), no Centro de Convenções da Famerp/Funfarme. Em paralelo, é realizado o e 9º Simpósio de Mastologia, Oncologia e Imaginologia Mamária. Mais de 600 médicos de todo o país estão discutindo o desenvolvimento dos biosimilares para combater o câncer. Eles já se comprovaram ser mais eficazes do que a quimioterapia e outros tratamentos convencionais.

Compuseram a mesa de abertura do evento, o diretor executivo da Funfarme, Dr. Jorge Fares, a diretora administrativa do Hospiral de Base, Dra. Amália Tieco, o vice-diretor geral da Famerp, Dr. Francisco de Assis Cury, o ex-diretor executivo da Funfarme, Dr. Horácio José Ramalho, Dr. Fábio Leite, representando a Comissão Organizadora do II Ecip. 

onvidados referências no Brasil e mundo

Para discutir esta revolução, a Funfarme/Hospital de Base de Rio Preto convidaram o médico Antonio Carlos Buzaid, chefe do Centro de Oncologia dos hospitais Beneficência Portuguesa e Albert Einstein, de São Paulo, e o oncologista Gilberto Lopes, médico da Universidade de Miami. Este participou através de videoconferência.

Além do câncer de mama, a programação deste Encontro inclui módulos de cabeça e pescoço, ovário, TGI, pulmão, próstata, rim, melanoma, pesquisas clínicas e as últimas novidades da imuno-oncologia e das terapias-alvo.

A Comissão Científica do 2º Ecip é integrada pelos Dra. Gustavo Colagiovanni Girotto (coordenador), Aline Fusco Fares, Carla M. O. Ferreira Martin, Cejana Casimiro de Deus Cardoso, Daniel Vilarim Araújo, Eduardo Saadi Neto, Fábio Leite Couto Fernandez, José Luiz Esteves Francisco, Julio César P. Cardoso Neto e Selma Di Pace Bauab.

Novidade contra o câncer de mama

Um dos assuntos de maior destaque neste Encontro são os biosimilares. Semana passada, a Anvisa aprovou o Pertuzumab, utilizado no tratamento do câncer de mama HER2+, agressivo, que responde por 30% dos cânceres de mama no Brasil. Combinado a outros medicamentos, o Pertuzumab pode aumentar a sobrevida de pacientes atingidos.

“A ótima notícia é que os biosimilares (vacinas) aumentam a eficácia do tratamento do câncer e não têm efeitos colaterais, ao contrário da quimioterapia”, afirma o oncologista Gustavo Girotto, médico do Hospital de Base de Rio Preto e coordenador do Encontro.

Vacinas custam 10 a 20% do valor de medicamentos convencionais

Outro grande benefício é o custo dos biosimilares. A expectativa, segundo Girotto, é que estas vacinas custem de 10% a 20% do valor dos medicamentos de alto custo utilizados pelos pacientes com câncer. “Estas vacinas causarão um impacto no Brasil tão grande quanto os medicamentos genéricos”, afirma Girotto, também coordenador dos estudos clínicos em cancerologia no Centro Integrado de Pesquisa (CIP) do Hospital de Base de Rio Preto.


Mais Notícias

Veja mais notícias >