Funfarme avalia positiva mudança no quadro técnico na Secretaria de Atenção Especializada à Saúde - Hospital da Criança e Maternidade

Funfarme avalia positiva mudança no quadro técnico na Secretaria de Atenção Especializada à Saúde

17/02/2022

A Fundação Faculdade Regional de Medicina (FUNFARME), 2º maior produtor SUS do Brasil e mantenedora do Hospital de Base do Hospital da Criança e Maternidade, avalia de forma positiva a mudança promovida pelo ministro Marcelo Queiroga em uma das áreas mais importantes do Governo Federal: a Secretaria Nacional de Atenção Especializada (SAES) do Ministério da Saúde.

Na opinião do Dr. Jorge Fares, diretor-executivo da FUNFARME, a SAES estará em mãos capacitadas durante a gestão da nova secretária, Dra. Maíra Botelho, que toma posse hoje no cargo. “Aplaudimos a decisão do ministro por valorizar um quadro técnico, uma servidora do Ministério, com 21 anos de experiência na Saúde Pública e eticamente comprometida com os princípios do SUS”, ressalta Fares.

“A Secretaria de Atenção Especializada à Saúde cuida de temas importantes, como as políticas de alta complexidade cardiovascular, de enfrentamento ao câncer, de atuação com doenças raras e coordenação do sistema de transplante de órgãos”, acrescenta o diretor-executivo da FUNFARME. “Conhecemos de perto o trabalho da Dra. Maíra e reconhecemos a sua competência profissional”, finaliza.

Enfermeira formada pela PUC de Minas Gerais e pós-graduada em Obstetrícia pela Universidade Federal de Minas, a nova secretária de Atenção Especializada à Saúde tem forte atuação em temas como: planejamento em saúde, legislação SUS, gestão de contratos, dimensionamento de pessoal, gestão de suprimentos, gestão de recursos humanos, gestão da clínica e cadeias de cuidado, educação em Saúde, coordenação de programas e projetos, monitoramento e avaliação, auditoria e consultoria em saúde pública.

 

Visitas da nova secretária ao complexo Funfarme

Como diretora do Departamento de Atenção Especializada e Temática do Ministério da Saúde, a Dra. Maíra Botelho esteve em duas oportunidades promovendo visitas técnicas ao Hospital de Base e ao Hospital da Criança e Maternidade. Na primeira delas, participou ativamente das avaliações relacionadas aos setores de Radioterapia e Oncologia do HB, o que resultou na conquista de um novo Acelerador Linear para a instituição.

Na segunda visita técnica, a profissional do Ministério da Saúde avaliou a Cardiologia Pediátrica do HCM, setor que tem selo internacional de qualidade conferido pela cinquentenária instituição norte-americana Children’s Hearthlink. O resultado das reuniões e visita foi a inclusão da FUNFARME na câmara técnica do Renasce, novo programa do Ministério da Saúde que prevê investimentos em ações estruturantes da rede de atendimento especializado, para qualificar a assistência e ampliar o acesso de todos aqueles que nascem com cardiopatias congênitas no Brasil.


Mais Notícias

Veja mais notícias >