Encontro reúne 200 pessoas pela Conscientização sobre as Cardiopatias Congênitas - Hospital da Criança e Maternidade

Encontro reúne 200 pessoas pela Conscientização sobre as Cardiopatias Congênitas

18/06/2024

Mais de 200 pessoas se reuniram no último sábado, 15 de junho, em uma manhã dedicada à conscientização pelas Cardiopatias Congênitas e muita diversão para as crianças. O III Encontro de Conscientização sobre as Cardiopatias Congênitas foi promovido pela CardioPedBrasil®️, Centro do Coração da Criança do Hospital da Criança e Maternidade de Rio Preto, para celebrar o Dia Nacional de Conscientização sobre a doença, celebrado nacionalmente no dia 12 de junho.

É o terceiro ano em que a Funfarme realiza esse evento com o objetivo de promover a conscientização pela cardiopatia congênita, patologia que afeta 1 a cada 100 nascidos vivos no Brasil e que tem necessidade de intervenção cirúrgica em cerca de 80% dos casos. 

 “Nossa intenção hoje é conscientizar a respeito dessas patologias, que podem ser diagnosticadas ainda na gestação. Além de informar a população de que temos disponível um serviço especializado em cirurgia cardíaca pediátrica e que somos o segundo maior serviço do Brasil, que trata pessoas tanto de nossa região quanto de todo o país, ” disse a superintendente assistencial do Hospital de Base, Isabela Shumaher Frutuoso.

A programação do evento contou com atividades como alongamento, show para o público infantil, contação de histórias, apresentação de teatro e recreação infantil, como oficinas de ping pong, pintura criativa, massinha e brinquedos infláveis. 

“Esse momento além de diversão estamos promovendo informação para toda a população. Oferecemos orientações sobre as cardiopatias congênitas, como podemos fazer para diagnosticá-las o mais precocemente possível e os principais sinais e sintomas que essas crianças apresentam”, disse Bruna Cury Borim, Gerente Assistencial da CardioPedBrasil. 
Além de trazer informações sobre a doença e promover uma manhã de diversão para as crianças, o encontro arrecadou alimentos, que foram doados para a Associação dos Amigos da Criança com Câncer (Amicc) e a Casa de Acolhimento Thales de Carvalho Zacharias, que acolhem muitas famílias de pacientes de fora da cidade.

“A CardioPedBrasil consegue operar tantas crianças e tratar durante todo o período da vida delas por conta de parcerias, duas delas estão aqui hoje: a casa de Thales e a Amicc, casas de apoio que tem nos ajudado recebendo familiares e as crianças com cardiopatia congênita, oferendo estadia, alimentação, brincadeiras, atendimento psicológico e social e tudo o que essas famílias precisam para ficar aqui durante todo o tratamento. São parcerias muito importantes para conseguirmos tratar os corações das crianças de todo o Brasil’, finaliza a gerente.

Histórias do Coração

Um dos pacientes que participaram do evento foi o Murillo Lucas, de 8 anos, que possui o diagnóstico de Tetralogia de Fallot.  O assistente de T.I no Hospital de Base e pai do Murilo, Fabrizio Doretto, conta que ele e a esposa receberam o diagnóstico ainda durante a gravidez, aos 5 meses na gestação, e que com apenas 8 meses de vida o Murillo realizou a cirurgia para corrigir o problema. 

“Por se tratar do coração, a gente fica sem chão no começo, porque a gente não entende o que é. Conforme o tempo passou, começamos a entender melhor, graças a equipe do Dr. Ulisses Croti, que nos orientou e nos ajudaram de todas as formas. Só tenho a agradecer, hoje o Murillo é uma criança normal, brinca, faz de tudo. Se não falamos que ele é cardiopata, ninguém desconfia”, disse o pai. 

CardioPedBrasil®️

A CardioPedBrasil®️, Centro do Coração da Criança, do Hospital da Criança e Maternidade de São José do Rio Preto/ SP, é um centro de referência nacional dedicado ao tratamento das crianças com cardiopatias congênitas e à educação de familiares e profissionais da saúde.

Tendo iniciado suas atividades em 24 de novembro de 2001, focado nos cuidados clínicos e cirúrgicos de crianças com cardiopatias congênitas, a CardioPedBrasil®️ é o segundo maior serviço de cardiologia pediátrica do país, possuindo uma equipe completa e capacitadas, interdisciplinar, para tratamento específico de cardiopatias congênitas, além de uma estrutura completa e exclusiva, com 30 leitos de UTI, 21 leitos de enfermaria e 2 salas cirúrgicas totalmente equipadas com a mais alta tecnologia.


Mais Notícias

Funfarme divulga resultados das ações solidárias no Rodeio Country Bulls 2024 [+] Funfarme: referência em saúde para todos, destaque no Diário da Região [+] Dia do Hospital: Dr. Wagner Vicensoto fala sobre essa data tão importante [+] Dia da Vacina BCG: 1º de julho [+] Somos um dos mais equipados do Brasil [+] Bebês prematuros: A UTI Neonatal do HCM [+] ALERTA DE GOLPE ! [+] Tributo da Câmara Municipal de São Paulo à Dra. Lilia Maia por sua Contribuição na Pesquisa... [+] Encontro reúne 200 pessoas pela Conscientização sobre as Cardiopatias Congênitas [+] III Encontro de Conscientização sobre as Cardiopatias Congênitas promove manhã com informação... [+] Chegaram as Camisetas da Feijoada! [+] Natália Toscano e Sabrina Cury entregam verba arrecadada na 'Confra do Bem' em prol da Oncologia do... [+] 1ª Jornada de Ginecologia e Obstetrícia do HCM lança ferramenta para acompanhamento de gestantes... [+] Hospital da Criança e Maternidade promove jornada que discute ginecologia e obstetrícia na região... [+] Deputado Vinicius Carvalho visita HCM e HB para anunciar R$ 800 mil em verbas federais para o... [+] Hospital da Criança e Maternidade promove jornada que discute ginecologia e obstetrícia na região... [+] Uma semana de reconhecimento e homenagens aos nossos incansáveis profissionais de enfermagem. [+] Hospital de Base inicia a venda de ingressos da Quarta Solidária do Rio Preto Country Bulls [+] Deputado estadual Dr. Valdomiro Lopes entrega recurso de emenda no valor de R$ 1,1 mi para serviço... [+] Balcão itinerante do Projeto Emprego Apoiado, do Lucy Montoro, oferece 9 vagas de emprego em... [+]
Veja mais notícias >