Encerrando a 25ª Semana de Aleitamento Materno, médico referência em nutrição pediátrica fala para a comunidade e profissionais do HCM - Hospital da Criança e Maternidade

Encerrando a 25ª Semana de Aleitamento Materno, médico referência em nutrição pediátrica fala para a comunidade e profissionais do HCM

08/08/2016

O Hospital da Criança e Maternidade de Rio Preto encerrou a Semana Mundial de Aleitamento Materno 2016 trazendo a Rio Preto o presidente da Academia Brasileira de Pediatria, Dr. José Martins Filho, para ministrar duas palestras, uma à comunidade, na noite desta quinta-feira, e outra para os profissionais do hospital, na manhã desta sexta-feira (5 de agosto).

Pediatra há mais de 40 anos, com doutorado em medicina pela Unicamp, onde foi reitor e vice-reitor, Dr. José Martins Filho explanou sobre o tema “Desmame Precoce e a Terceirização da Infância”, durante a qual fez questão de frisar a importância da alimentação da criança com o leite materno nos seis primeiros meses de vida. “A amamentação garante ao bebê maior desenvolvimento imunológico e estreita o laço com a mãe. As pessoas praticamente desconhecem que, pelo menos até o sexto ano de vida, a família (mãe e pai) são fundamentais no desenvolvimento físico, psicológico e mental das crianças”, afirmou o médico, autor de oito livros e um dos profissionais que mais atuou para pressionar as autoridades públicas a aumentar a licença maternidade no Brasil de 3 para 4 meses e que agora luta para estendê-la para um ano.

Embora faça questão de acentuar seu apoio às conquistas femininas nos últimos anos, o presidente da Academia Brasileira de Pediatria disse ter saudades do tempo em que as crianças iam às consultas levadas pelas mães. "Hoje, é comum receber bebês acompanhados apenas da empregada no consultório. Esse tipo de “terceirização” na criação dos filhos é um problema que deve ser resolvido o quanto antes", explicou.

O médico elogiou a iniciativa do HCM de promover a palestra aberta à comunidade e aposta na conscientização dos pais e na capacitação do pediatra como solução para o incentivo ao aleitamento materno. “O que falta, às vezes, é o profissional saber orientar a mãe sobre a pega adequada, a prevenção das fissuras nas mamas e os melhores horários para amamentar”, finalizou o médico.

 

 


Mais Notícias

Veja mais notícias >