Esse site utiliza cookies
Nós utilizamos cookies para melhorar a experiência para nossos usuários.
Ao utilizar nosso site você aceita nossa
política interna
Hoje, dia 1º de dezembro, é comemorado o Dia Nacional de Luta Contra a AIDS. A data foi criada para lembrar a importância da prevenção da doença, que ainda é um grande problema de saúde pública no Brasil e no mundo.
De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil, em 2022 foram registrados 66.190 novos casos de HIV e 12.617 de AIDS. A doença ainda é responsável por 40.000 mortes por ano no país.
A AIDS é causada pelo vírus HIV, que pode ser transmitido por meio do sexo desprotegido, da transfusão de sangue contaminado, do compartilhamento de seringas e agulhas e da transmissão vertical, da mãe para o filho durante a gestação, o parto ou a amamentação.
A prevenção da AIDS é possível por meio da adoção de medidas simples, como o uso de preservativos em todas as relações sexuais, a abstinência sexual, a não doação de sangue sem a realização de exames, o cuidado na manipulação de instrumentos perfurocortantes e o teste regular para HIV.
O teste para HIV é rápido, simples e gratuito. Ele pode ser realizado em unidades de saúde, laboratórios e farmácias.
É importante lembrar que a AIDS não é uma sentença de morte. Com o tratamento adequado, as pessoas com HIV podem viver uma vida longa e saudável.
Fonte: https://unaids.org.br/