Dia da Vacina BCG: 1º de julho - Hospital da Criança e Maternidade

Dia da Vacina BCG: 1º de julho

01/07/2024

No dia 1º de julho, comemora-se o Dia da Vacina BCG, uma data importante para conscientizar sobre a prevenção da tuberculose. A vacina BCG, cujo nome completo é Bacilo de Calmette-Guérin, é uma importante ferramenta na prevenção da tuberculose, particularmente em suas formas mais graves, como a tuberculose miliar e a meningite tuberculosa, que são mais comuns em crianças pequenas. Produzida a partir de uma cepa atenuada em laboratório do Mycobacterium bovis, um parente próximo do Mycobacterium tuberculosis, a vacina funciona estimulando o sistema imunológico a reconhecer e combater a micobactéria, reduzindo, assim, o risco de desenvolvimento da doença.

A médica Infectologista do Hospital de Base, Prof. Dra. Cássia Estofolete, afirma que a vacina BCG é essencial para proteger as crianças das formas mais graves da tuberculose. “Apesar de algumas reações locais, como a formação de um pequeno inchaço que pode evoluir para uma bolha de pus e eventualmente uma ferida, os benefícios da imunização superam em muito os possíveis inconvenientes temporários”, explicou a médica. Após a aplicação, é comum que ocorra cicatrização no local da injeção, resultando em uma pequena cicatriz, e em raros casos, pode haver um aumento dos linfonodos regionais, popularmente conhecidas como ínguas.

Antes da vacinação, é crucial verificar se o bebê está saudável, sem febre ou infecções agudas, e confirmar que não há contraindicações, como imunodeficiência congênita ou adquirida. A doutora Cássia enfatiza a importância de manter o local da aplicação limpo e seco após a vacinação, e de não aplicar pomadas, medicamentos ou curativos na área da injeção. “Indico que evitem mexer ou apertar o local e observar qualquer reação adversa grave, buscando assistência médica se necessário", orienta a especialista.

A revacinação de crianças sem cicatriz não é mais recomendada pelo Ministério da Saúde. Estudos científicos demonstraram que a presença ou ausência de cicatriz não é um indicador confiável de imunização ou proteção contra a tuberculose. A eficácia da vacina BCG não depende da formação da cicatriz, e a revacinação não mostrou benefícios adicionais em termos de proteção. Assim, a orientação atual é focar na primeira aplicação, garantindo que todos os cuidados pré e pós-vacinação sejam seguidos rigorosamente para assegurar a melhor resposta imunológica possível.


Mais Notícias

Funfarme divulga resultados das ações solidárias no Rodeio Country Bulls 2024 [+] Funfarme: referência em saúde para todos, destaque no Diário da Região [+] Dia do Hospital: Dr. Wagner Vicensoto fala sobre essa data tão importante [+] Dia da Vacina BCG: 1º de julho [+] Somos um dos mais equipados do Brasil [+] Bebês prematuros: A UTI Neonatal do HCM [+] ALERTA DE GOLPE ! [+] Tributo da Câmara Municipal de São Paulo à Dra. Lilia Maia por sua Contribuição na Pesquisa... [+] Encontro reúne 200 pessoas pela Conscientização sobre as Cardiopatias Congênitas [+] III Encontro de Conscientização sobre as Cardiopatias Congênitas promove manhã com informação... [+] Chegaram as Camisetas da Feijoada! [+] Natália Toscano e Sabrina Cury entregam verba arrecadada na 'Confra do Bem' em prol da Oncologia do... [+] 1ª Jornada de Ginecologia e Obstetrícia do HCM lança ferramenta para acompanhamento de gestantes... [+] Hospital da Criança e Maternidade promove jornada que discute ginecologia e obstetrícia na região... [+] Deputado Vinicius Carvalho visita HCM e HB para anunciar R$ 800 mil em verbas federais para o... [+] Hospital da Criança e Maternidade promove jornada que discute ginecologia e obstetrícia na região... [+] Uma semana de reconhecimento e homenagens aos nossos incansáveis profissionais de enfermagem. [+] Hospital de Base inicia a venda de ingressos da Quarta Solidária do Rio Preto Country Bulls [+] Deputado estadual Dr. Valdomiro Lopes entrega recurso de emenda no valor de R$ 1,1 mi para serviço... [+] Balcão itinerante do Projeto Emprego Apoiado, do Lucy Montoro, oferece 9 vagas de emprego em... [+]
Veja mais notícias >