Conheça as iniciativas da Funfarme no Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher - Hospital da Criança e Maternidade

Conheça as iniciativas da Funfarme no Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher

29/11/2023

No Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher, é importante lembrar o compromisso da Funfarme, fundação mantedora do Hospital de Base (HB) de Rio Preto e do Hospital da Criança e Maternidade (HCM), com o Projeto Acolher, principal iniciativa no combate à violência sexual no Noroeste Paulista.

O Acolher oferece atendimento completo às vítimas de violência, incluindo assistência médica, psicológica e social. Além de prevenir o contágio por HIV, hepatites virais e ISTs, o projeto também ajuda as vítimas a denunciar seus agressores.

De janeiro a outubro de 2023 foram registrados 383 casos de violência contra a mulher, somente nas unidades da Funfarme. Desses, 158 (41,3%) foram casos de violência sexual, 123 (32,1%) foram tentativas de suicídio ou autoagressão, 91 (23,8%) foram casos de violência física e 11 (2,9%) foram classificados como outras formas de violência.

É alarmante que, em 86% dos casos, o agressor seja do sexo masculino. Os mais comuns são cônjuges ou namorados, seguidos por desconhecidos ou amigos da vítima. Pais e padrastos também estão entre os agressores identificados.

O Projeto Acolher é uma resposta importante a essa difícil realidade. Ele não apenas oferece atendimento médico às vítimas, mas também garante o encaminhamento adequado para o Conselho Tutelar e a Medicina Legal. Além disso, o projeto realiza acompanhamento ambulatorial, afim de ajudar vítimas a lidar com as consequências físicas, psicológicas e sociais da violência.

Este é um trabalho intenso e em constante aperfeiçoamento. Atualmente, o Serviço de Psicologia do hospital desenvolve cartilhas informativas para pacientes e profissionais de saúde, afim de destacar a importância de uma abordagem abrangente, para proteger os direitos humanos, sexuais e reprodutivos das mulheres.

A violência contra a mulher é um problema grave que precisa ser combatido. A Funfarme entende que o atendimento imediato após o crime é essencial na superação do trauma e a instituição está de portas abertas, todos os dias da semana, 24 horas por dia, para acolher toda vítima de violência.


Mais Notícias

Funfarme divulga resultados das ações solidárias no Rodeio Country Bulls 2024 [+] Funfarme: referência em saúde para todos, destaque no Diário da Região [+] Dia do Hospital: Dr. Wagner Vicensoto fala sobre essa data tão importante [+] Dia da Vacina BCG: 1º de julho [+] Somos um dos mais equipados do Brasil [+] Bebês prematuros: A UTI Neonatal do HCM [+] ALERTA DE GOLPE ! [+] Tributo da Câmara Municipal de São Paulo à Dra. Lilia Maia por sua Contribuição na Pesquisa... [+] Encontro reúne 200 pessoas pela Conscientização sobre as Cardiopatias Congênitas [+] III Encontro de Conscientização sobre as Cardiopatias Congênitas promove manhã com informação... [+] Chegaram as Camisetas da Feijoada! [+] Natália Toscano e Sabrina Cury entregam verba arrecadada na 'Confra do Bem' em prol da Oncologia do... [+] 1ª Jornada de Ginecologia e Obstetrícia do HCM lança ferramenta para acompanhamento de gestantes... [+] Hospital da Criança e Maternidade promove jornada que discute ginecologia e obstetrícia na região... [+] Deputado Vinicius Carvalho visita HCM e HB para anunciar R$ 800 mil em verbas federais para o... [+] Hospital da Criança e Maternidade promove jornada que discute ginecologia e obstetrícia na região... [+] Uma semana de reconhecimento e homenagens aos nossos incansáveis profissionais de enfermagem. [+] Hospital de Base inicia a venda de ingressos da Quarta Solidária do Rio Preto Country Bulls [+] Deputado estadual Dr. Valdomiro Lopes entrega recurso de emenda no valor de R$ 1,1 mi para serviço... [+] Balcão itinerante do Projeto Emprego Apoiado, do Lucy Montoro, oferece 9 vagas de emprego em... [+]
Veja mais notícias >