Complexo Funfarme investe no Check Up como sinônimo de saúde para o esportista - Hospital da Criança e Maternidade

Complexo Funfarme investe no Check Up como sinônimo de saúde para o esportista

19/02/2024

Nesta segunda-feira, 19, é celebrado o Dia do Esportista.  A data tem o objetivo de incentivar e conscientizar a prática do esporte como meio para uma vida mais saudável. O exercício físico atrelado a uma dieta equilibrada é recomendado por todos os especialistas para manter uma boa qualidade de vida. Mas, antes de dar o primeiro passo na vida esportiva, é preciso fazer um check-up para evitar possíveis problemas de saúde. No Complexo Funfarme, o HB Cor – Centro Avançado de Cardiologia do Hospital de Base de Rio Preto – é referência na realização de importantes exames diagnósticos para saúde do esportista.

Além de fortalecer o corpo, a atividade física regular contribui para a prevenção de doenças e melhora da qualidade de vida.  Mas, antes de começar uma atividade física, o esportista deve passar por avaliação médica para analisar questões como seus limites, resistência e aptidão cardiorrespiratória. Essa análise, geralmente feita pelo médico cardiologista, ajuda na prevenção de possíveis doenças que possam ser agravadas durante a atividade física.

“O check up possibilita diagnosticar alguma condição que poderia causar problemas para a pessoa durante a atividade física. Então, fazendo exames preventivos, essa doença pode ser detectada e tratada antes da possibilidade de algo mais grave acontecer, como no caso de um paciente com obstrução arterial que, se não tratada, pode evoluir para um infarto”, explica o Dr. Marcio Santos, cardiologista intervencionista do HB Cor. 

Os exames variam de acordo com o perfil dos esportistas. Para iniciantes, o cardiologista explica que geralmente são realizados exames de sangue para avaliar circunstâncias como níveis de colesterol, eletrólitos e possíveis anemias, e exames para avaliar o desempenho cardíaco e respiratório, como o eletrocardiograma, teste ergométrico aliado a espirometria e ecocardiograma, evoluindo para exames mais complexos caso seja descoberta alguma doença, como uma tomografia ou até um cateterismo cardíaco. 

“Hoje está muito na moda as pessoas que nunca fizeram atividade física, começarem a praticar depois dos 40 anos de idade. Essas pessoas geralmente costumam estar fora do peso, mas de repente compram uma bicicleta e começam a andar vários quilômetros por dia. Isso é muito perigoso caso elas não tenham passado pela avaliação médica, temos inclusive recebido muitos pacientes que começou a ter problemas de saúde após iniciarem o pedalo. Andar de bicicleta é muito bom para a saúde, assim como qualquer esporte, mas desde que esse atleta iniciante esteja com o coração e exames de sangue em dia”, completa. 

O médico explica ainda que além de realizar os exames de rotina, é importante que o esportista informe ao médico seu histórico clínico e familiar, caso tenha, pois, sabendo dessas informações o médico precisa fazer uma investigação mais intensa em relação ao problema. 

Esse é o caso do empresário Claudio Roberto Bruno de Azevedo, de 51 anos, que é um multiatleta. Ele, que pratica as modalidades de futebol, motocross, esqui aquático e pedalo, conta que adquiriu o hábito de fazer anualmente o check up por causa do histórico familiar. 

“Meus pais têm problemas cardíacos há muito tempo, meu pai fez ponte de safena há muitos anos e minha mãe tem problema cardíaco desde a infância. Então, com essa situação hereditária, eu mantenho as atividades físicas regularmente e sempre faço um acompanhamento médico. Porém, nunca tive nenhuma alteração, Graças a Deus! ”, diz.

HB COR

O HB Cor – Centro Avançado de Cardiologia do Hospital de Base de Rio Preto – é referência nesta especialidade no interior do Estado de São Paulo por possuir equipe médica multidisciplinar completa e altamente qualificada. O Centro de Cardiologia realiza importantes exames diagnósticos para saúde do esportista, como eletrocardiograma, ecocardiograma, holter e teste ergométrico, entre outros.


Mais Notícias

Veja mais notícias >