Camerata de jovens violinistas se apresenta no Hospital de Base e emociona pacientes, acompanhantes e colaboradores, na emergência do HB - Hospital da Criança e Maternidade

Camerata de jovens violinistas se apresenta no Hospital de Base e emociona pacientes, acompanhantes e colaboradores, na emergência do HB

26/02/2016

Por uma hora, pacientes, acompanhantes e colaboradores do complexo hospitalar da Funfarme puderam apreciar música clássica e popular brasileira de altíssima qualidade em pleno pátio de emergência do SUS do Hospital de Base (HB). Eles foram brindados com a apresentação da Camerata Jovem Beethoven, concerto que faz parte do programa “Música nos Hospitais”, promovido pela Associação Paulista de Medicina (APM) e cujo tema este ano é “Saúde Mental: a Influência da Música no Equilíbrio das Emoções”.
É a segunda vez que o evento é realizado no HB, que o recebeu também em 2014. Na abertura do concerto, o diretor executivo da Funfarme, Dr. Horácio Ramalho, ressaltou a importância da música para o bem estar das pessoas e com seus efeitos benéficos ao tratamento dos pacientes. “A música é uma proposta contínua na Fundação. Temos vários locais onde voluntários fazem apresentações na instituição. Ela traz boas lembranças, reaviva sentimentos, auxilia na cura e na recuperação dos nossos pacientes, principalmente em ambiente hospitalar. Parabéns à APM e a estes jovens e talentosos músicos”, disse.
O presidente da Regional de Rio Preto da APM, Dr. Geovanne Furtado Souza, agradeceu a presença de todos e a oportunidade de poder propagar este tipo de evento, que ameniza a estada em hospitais. Além disso, participaram também da abertura o diretor da Famerp, Dr. Dulcimar Donizeti de Souza, e o diretor distrital da APM, de Dr. Helencar Ignácio.
Público se emociona
Encantados e emocionados, os expectadores extraíram do repertório conforto, esperança e boas energias. Enfermeira na quimioterapia do HB, Alessandra Monteiro confessou: “Apesar de já ter participado de apresentações musicais, fiquei emocionada. Acredito que a música auxilia não só os pacientes, mas nós profissionais também. É um momento para refletirmos e nos desacelerar da rotina do dia a dia”, enquanto lembrava que a Funfarme possui projeto com musicoterapeutas que vem trazendo conforto através da música já há alguns anos.
José Lucimar Barbosa, morador de Fernandópolis, comentou o concerto com propriedade. Com dois filhos músicos, sempre acompanhou ensaios e apresentações. “Apesar da pouca idade dos músicos que tocaram no hospital, eles estão de parabéns, não só pelo entrosamento que demonstraram, mas também pela iniciativa”, afirmou o aposentado.
Há 28 anos a supervisora de Telecomunicações da Fundação, Gislaine Cardoso, toca clarinete. Tendo convivido tanto tempo com a música, sabe dizer o que isto representa para o ser humano. “Vemos que eles tocam com a alma. Essa emoção é dispersa ao público. A música acalma o coração, o espírito e o pensamento. Não há dúvidas de que isso só melhora o ânimo de todos nós”, finaliza ela.
Projeto da APM já foi visto por mais de 50 mil
Desde 2004, mais de 50 mil pessoas aplaudiram os concertos realizados pela APM em 63 hospitais da capital paulista, interior e de outras regiões do Brasil. Estudos publicados pela Associação Americana de Musicoterapia e pela Federação Mundial de Musicoterapia indicam os efeitos positivos da música no funcionamento do organismo. Hoje, já se sabe que as atividades musicais melhoram o humor, potencializam a expressão e favorecem o aprendizado. O concerto no pátio da emergência do SUS no HB não foi diferente.


Mais Notícias

Veja mais notícias >