Bebês prematuros: A UTI Neonatal do HCM - Hospital da Criança e Maternidade

Bebês prematuros: A UTI Neonatal do HCM

26/06/2024

A unidade de terapia intensiva neonatal (UTI Neonatal) pode inicialmente causar preocupação, mas aqui seu propósito vai além: é um ambiente dedicado à vida e à continuidade da gestação. Bebês que nascem antes das 37 semanas de gestação frequentemente precisam de cuidados intensivos, especialmente aqueles nascidos antes das 34 semanas, que podem enfrentar dificuldades respiratórias e de alimentação. Bebês extremamente prematuros, nascidos antes das 32 semanas, encontram suporte vital nas unidades neonatais. Mesmo bebês nascidos a termo às vezes precisam de UTI devido a condições de saúde ou complicações.

A médica Neonatologista, Marina Vanzela Teles, afirma que na UTI Neonatal, já foi testemunhado bebês desde 500g até mais de 3000g, lutando para respirar inicialmente e depois recebendo alta com aleitamento materno. Aqui, bebês crescem e se desenvolvem de maneira surpreendente, mostrando suas forças. Vemos casos de recuperação notáveis, onde bebês chegam gravemente doentes e saem nos braços de seus pais totalmente saudáveis.

“Utilizamos tecnologia avançada para auxiliar esses bebês: ventiladores mecânicos, CPAP para respiração, sondas para alimentação, nutrição parenteral, e um posto de coleta de leite materno dentro da unidade. Incubadoras mantêm bebês aquecidos e medidas rigorosas de higiene combatem infecções. Mas o maior recurso que temos é nosso capital humano: uma equipe altamente qualificada e dedicada, especializada em cuidar não apenas dos bebês, mas de suas famílias também”, completou a Dra. Marina Teles.

É um espaço onde mães se transformam, ganham força, expressam emoções diversas como choro e sorriso, e se dedicam à amamentação, mostrando uma bravura comparável à de seus filhos. É onde famílias se formam, apoiadas por uma equipe multidisciplinar que inclui psicólogos e assistentes sociais.

Essa equipe inclui os pais, que são encorajados a permanecer ao lado de seus filhos durante toda a internação na UTI. Esse apoio é fundamental para o bem-estar dos bebês e torna a UTI Neonatal do Hospital da Criança e Maternidade um espaço de esperança e continuidade da vida, cuidando do início do ciclo da vida.


Mais Notícias

Funfarme divulga resultados das ações solidárias no Rodeio Country Bulls 2024 [+] Funfarme: referência em saúde para todos, destaque no Diário da Região [+] Dia do Hospital: Dr. Wagner Vicensoto fala sobre essa data tão importante [+] Dia da Vacina BCG: 1º de julho [+] Somos um dos mais equipados do Brasil [+] Bebês prematuros: A UTI Neonatal do HCM [+] ALERTA DE GOLPE ! [+] Tributo da Câmara Municipal de São Paulo à Dra. Lilia Maia por sua Contribuição na Pesquisa... [+] Encontro reúne 200 pessoas pela Conscientização sobre as Cardiopatias Congênitas [+] III Encontro de Conscientização sobre as Cardiopatias Congênitas promove manhã com informação... [+] Chegaram as Camisetas da Feijoada! [+] Natália Toscano e Sabrina Cury entregam verba arrecadada na 'Confra do Bem' em prol da Oncologia do... [+] 1ª Jornada de Ginecologia e Obstetrícia do HCM lança ferramenta para acompanhamento de gestantes... [+] Hospital da Criança e Maternidade promove jornada que discute ginecologia e obstetrícia na região... [+] Deputado Vinicius Carvalho visita HCM e HB para anunciar R$ 800 mil em verbas federais para o... [+] Hospital da Criança e Maternidade promove jornada que discute ginecologia e obstetrícia na região... [+] Uma semana de reconhecimento e homenagens aos nossos incansáveis profissionais de enfermagem. [+] Hospital de Base inicia a venda de ingressos da Quarta Solidária do Rio Preto Country Bulls [+] Deputado estadual Dr. Valdomiro Lopes entrega recurso de emenda no valor de R$ 1,1 mi para serviço... [+] Balcão itinerante do Projeto Emprego Apoiado, do Lucy Montoro, oferece 9 vagas de emprego em... [+]
Veja mais notícias >