Agosto Dourado: HCM promove campanha de incentivo ao aleitamento materno - Hospital da Criança e Maternidade

Agosto Dourado: HCM promove campanha de incentivo ao aleitamento materno

01/08/2022

“Fortalecer a Amamentação” é o tema da campanha Agosto Dourado, iniciada nesta segunda-feira, dia 1°, no Hospital da Criança e Maternidade (HCM). O leite materno é considerado o alimento mais completo para os bebês. Além de saciar a fome também contribui para a melhora nutricional, reduz a chance de obesidade, hipertensão e diabetes, diminui os riscos de infecções e alergias, além de provocar um efeito positivo na no vínculo entre mãe e bebê.

Os benefícios do aleitamento materno são inúmeros, no entanto, segundo a OMS, apenas 39% dos bebês brasileiros são amamentados com exclusividade até o sexto mês de vida. “O leite materno é repleto de anticorpos, fundamentais para a saúde e a resistência do bebê a doenças, por isso é fundamental que a criança o receba como única fonte de alimento até os seis meses. Especialistas, no entanto, sugerem que ele deve continuar até os dois anos ou mais, ou seja, não há limite de idade para a amamentação”, explica a pediatra do HCM Dra. Lilian Beani.

“Além da proteção do bebê, a mãe também se beneficia, pois amamentar diminui o risco dela ter câncer de mama”, complementa a pediatra.

Estudos também demonstraram que as crianças amamentadas, quando comparadas com as não amamentadas ou amamentadas por pouco tempo, têm um Quociente de Inteligência (QI) maior. É uma diferença modesta, mas que pode fazer diferença, principalmente quando pensamos em termos populacionais.

HCM conta com Posto de Coleta

Criado em 2014, o Posto de Coleta de Leite Humano do HCM é vinculado ao Banco de Leite Humano de Rio Preto. A unidade é de extrema importância, pois o leite doado é usado para alimentar os bebês internados na UTI Neonatal e que não podem ser amamentados pela própria mãe.

Em 2021, a unidade recebeu um certificado de reconhecimento da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (Rblh – BR), que classificou o trabalho realizado pelo serviço como excelente.

Agosto Dourado

A campanha Agosto Dourado teve início em um encontro entre a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em 1990, em Nova Iorque. O objetivo desse encontro foi criar a Declaração de Innocenti, voltada para a amamentação, com o intuito de debater ações mundiais de conscientização.

Com o intuito de cumprir as diretrizes abraçadas pelos países depois da assinatura do documento, em 1991 foi criada a Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação (Waba, sigla em inglês). No ano seguinte, a Aliança instaurou a Semana Mundial de Aleitamento Materno (Smam) e, todos os anos, define um tema para trabalhar com cerca de 120 países.


Mais Notícias

HB e HCM recebem recertificação do Selo Doar [+] Humanização no HCM garante acolhimento e esperança para quem está em tratamento [+] Colaborador da Facchini ganha R$ 150 mil do Sorte Saúde [+] Natália Toscano e Sabrina Cury realizam ‘Confra do Bem’ em prol do setor de Oncologia do HCM [+] Cerca de 500 profissionais de saúde de Rio Preto e região participam do 2º Fórum... [+] Potirendaba realiza leilão de gado em prol do Hospital de Base [+] Influencers realizam ‘Confra do Bem’ em prol da Oncologia Pediátrica do HCM [+] Show de César Menotti & Fabiano terá renda revertida para o HB de Rio Preto [+] Comunicação eficiente e trabalho em equipe promovem a saúde do paciente [+] Gestante em tratamento contra o câncer toca o sino da remissão no HB e é surpreendida com... [+] Rede Sentinela da Funfarme reforça a segurança da vacina de Covid-19 [+] HCM Rio Preto é parceiro do Instituto Unimed Rio Preto em evento de inclusão [+] Governador em exercício do Estado, Felício Ramuth, visita o HCM, referência para o Brasil [+] Orçamento da União reserva R$ 60 milhões para Funfarme investir na CardioPedBrasil® – Centro... [+] HCM de Rio Preto realiza cirurgia inédita em bebê ainda no útero da mãe [+] Hemocentro Rio Preto realiza mutirão em faculdade e cadastra mais de 550 pessoas no Redome [+] Hospital da Criança e Maternidade encontra coração de doador em tempo recorde e criança de 3... [+] Abertas inscrições do II Fórum Multidisciplinar de Transtorno do Espectro Autista (tea) [+] Facchini adere à rede de solidariedade em prol do HB e HCM [+] CIP abre inscrições para estudo da vacina contra Covid-19 em crianças [+]
Veja mais notícias >