Esse site utiliza cookies
Nós utilizamos cookies para melhorar a experiência para nossos usuários.
Ao utilizar nosso site você aceita nossa
política interna
Com o auditório Fleury lotado, diretores da Fundação Faculdade Regional de Medicina (Funfarme) e da Faculdade de Medicina, Enfermagem e Psicologia de Rio Preto (Famerp), além de líderes da Fundação, abriram a 5ª Jornada de Psicologia do complexo, na manhã de hoje. O evento, que é voltado para psicólogos e acadêmicos, busca debater e gerar reflexão sobre a atuação destes profissionais na área cirúrgica.
As palestras começaram às 8h, com um dos maiores nomes da psicologia na área de Saúde no estado, o Prof. Dr. Ricardo Gorayeb, do Hospital das Clínicas de Ribeirão. Formado pela Universidade de São Paulo (USP), desenvolveu toda sua carreira como psicólogo da Saúde. Em sua aula, abordou o que é ciência e como o profissional da psicologia pode aplicá-la na rotina do trabalho hospitalar, em prol do paciente.
“Um estudo realizado em Portugal nos mostra que quando a equipe de psicologia atua de maneira multidisciplinar no tratamento de transtornos mentais e emocionais, doenças crônicas e, até mesmo, de problemas passageiros, o paciente acaba retornando menos (ou nem voltando) à uma instituição de saúde com reincidência da doença ou com complicações. O profissional da psicologia melhora a qualidade de vida emocional deste paciente e, em contrapartida, faz com que ele ocupe menos vezes e por menos tempo leitos de hospitais. O conhecimento cientifico nestas situações deve sempre ser compartilhado”, explica Gorayeb.
Outras questões da psicologia foramdebatidas, como Documentação e Aspectos Legais em Saúde, Atuação Interdisciplinar em Transplantes e Violência Sexual Infantil e etc.””, pontua Carla Zanin, vice-chefe do Serviço de Psicologia da Fundação e uma das organizadoras da Jornada.