Esse site utiliza cookies
Nós utilizamos cookies para melhorar a experiência para nossos usuários.
Ao utilizar nosso site você aceita nossa
política interna
Com objetivo de debater novas temáticas e assuntos importantes sobre saúde de crianças e adolescentes, o Departamento de Pediatria e Cirurgia Pediátrica da Faculdade de Medicina de Rio Preto (Famerp) realizou, nos dias 27 e 28 de outubro, a 2ª Jornada de Pediatria e o 1º Simpósio de Autismo da instituição. Além de toda a troca de conhecimento e experiências proporcionada pelo evento, a data também ficou marcada por homenagens em comemoração aos dez anos do Hospital da Criança e Maternidade de Rio Preto.
Ex-diretores, médicos e colaboradores que fizeram parte da história da instituição receberam uma placa em reconhecimento à idealização e ao bom trabalho desempenhado na Famerp, Funfarme e em um dos hospitais infantis mais importantes do país (HCM).
Dando início às aulas e debates, o cirurgião da Universidade Federal de São Paulo – Unifesp, Edson Khodor Cury, compartilhou sua experiência de décadas na medicina sobre afecções cirúrgicas ambulatoriais, dando parecer esclarecedor aos participantes da Jornada sobre temas como diagnóstico e manejo de hérnia inguinal e umbilical, criptorquidia e fimose.
Já o professor Márcio Barros, da Faculdade de Medicina de Jundiaí, falou sobre pacientes críticos na emergência pediátrica; como classificá-los e quais cuidados precisam ser redobrados no atendimento.
Dr. Antônio Carlos Gusson, professor da Famerp e um dos entusiastas da Jornada, ressaltou a importância de encontros com profissionais da área da saúde de instituições diferentes para aprofundar conhecimento. “Escolhemos temas imprescindíveis e que refletem os desafios atuais da nossa profissão. Ficamos muito felizes também em poder abranger, pela primeira vez, uma compreensão mais profunda sobre autismo e práticas para melhorar a vida das famílias e das crianças”, disse o médico e ex-diretor do HCM.
O médico fez alusão ao 1º Simpósio de Autismo, que aconteceu no dia 28 de outubro, e abriu espaço também para pais, associações e pessoas interessadas em compreender mais sobre o universo do autismo. Oportunidade para expandir horizontes, estabelecer parcerias e enriquecer o cuidado oferecido às crianças.
“Este evento foi um marco importante para nossa comunidade, oferecendo um espaço vital para apoiar o universo do autismo. À medida que avançamos a partir deste simpósio, estamos cheios de esperança e determinação para continuar a melhorar o apoio e compreensão em relação ao autismo. Juntos, podemos criar um mundo mais inclusivo”, afirma Regina Albuquerque, neurologista infantil e membro da coordenação do evento.