1ª Jornada de Ginecologia e Obstetrícia do HCM lança ferramenta para acompanhamento de gestantes com diagnóstico de diabetes - Hospital da Criança e Maternidade

1ª Jornada de Ginecologia e Obstetrícia do HCM lança ferramenta para acompanhamento de gestantes com diagnóstico de diabetes

27/05/2024

As gestantes com diagnóstico de diabetes terão mais um instrumento para ajudar no controle da doença. Lançado durante a 1ª Jornada de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital da Criança e Maternidade (HCM) de Rio Preto, na última sexta-feira, 24, o aplicativo alia a inteligência artificial com os cuidados de saúde e visa possibilitar um acompanhamento integral no controle da glicemia das pacientes.

O diabetes gestacional é a condição em que o açúcar no sangue materno fica em níveis tóxicos para o bebê durante a gestação, podendo causar complicações a curto, médio e longo prazo, para a mãe e para o bebê. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), ficar diabética na gestação é o principal fator de risco para desenvolvimento de diabetes no futuro.

No HCM, de 2021 a 2023, foi registrado um aumento de 70% de casos de diabetes gestacional atendidos no hospital. Diante dessa demanda crescente e progressiva, os profissionais do HCM têm buscado soluções para o acompanhamento dessa epidemia em curso. Com orientação da ginecologista e obstetra do Complexo Funfarme, Dra. Vanessa Vigna, foi desenvolvida uma ferramenta que alia a inteligência artificial com os cuidados de saúde e acompanhamento dessas mulheres, que precisam em um período curto de tempo alterar hábitos e alimentação.

“Desenvolvemos uma ferramenta que ajudasse essas mulheres à distância, a fazerem as mudanças necessárias no seu estilo de vida, a fazerem um monitoramento de forma mais adequada e a receber uma educação continuada de como construir um estilo de vida saudável”, explica.

Com o suporte dessa ferramenta, a paciente vai receber lembretes e vídeos instrutivos de como se cuidar, através do Whatsapp. Além disso, ao longo do dia a gestante terá um espaço para inserir as medidas de suas aferições e esses dados serão automaticamente enviados para o hospital. “Com isso, a equipe de saúde poderá fazer um acompanhamento à distância dessa paciente, intervindo nos casos mais graves de forma mais rápida e oportuna, aumentando as nossas chances de reduzir as internações e o sofrimento dos bebês e mães”, diz.

A previsão é a que a ferramenta comece a ser testada a partir de julho. “A intenção é que esse aplicativo fique no futuro disponível para as mães no atendimento do SUS”, finaliza a dra.

1ª Jornada Ginecologia e Obstetrícia do HCM

O Hospital da Criança e Maternidade (HCM) promoveu sua 1ª Jornada de Ginecologia e Obstetrícia nos dias 24 e 25 de maio. Em sua primeira edição, o evento atualizou profissionais de diversas áreas dos cuidados da maternidade com novas ferramentas, abordagens e técnicas na área de cuidados com a mulher e com a mulher gestante.

Foram discutidos temas de consultórios no dia a dia e as principais patologias do ciclo gestacional, como diabetes gestacional e hipertensão, patologias que impactam no volume do atendimento.  “Aproveitando nossos profissionais e combinando outros professores de renome, montamos uma jornada que fosse impactante em relação a ginecologia e obstetrícia na região, tanto para nossos profissionais quanto para os profissionais da região que atendem e encaminham essas gestantes ao HCM para a finalização do parto”, Dr. Wagner Vicensoto, Vice-Diretor Executivo da Funfarme.

Como resultado da construção de um evento tão abrangente, compareceram no evento mais de 200 profissionais. “Estamos muito satisfeitos, tivemos uma adesão enorme dos profissionais da região, entre médicos e equipe multidisciplinar. Isso nos anima para que possamos promover novas jornadas em nosso serviço”, explica o vice-diretor.


Mais Notícias

Veja mais notícias >