O Hospital da Criança e Maternidade de Rio Preto (HCM) conquistou o selo Hospital Amigo da Criança (IHAC), reconhecimento concedido pelo Ministério da Saúde em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Unicef às instituições que promovem práticas humanizadas e incentivo ao aleitamento materno.
A certificação reforça o compromisso do HCM com uma assistência qualificada, acolhedora e centrada no cuidado à mãe e ao recém-nascido.
Entre as iniciativas desenvolvidas pelo hospital está a “Hora de Ouro”, prática recomendada pela OMS que estimula o contato pele a pele e a amamentação ainda na primeira hora de vida do bebê. Além disso, o HCM mantém um Grupo de Apoio à Amamentação com atendimento 24 horas e um Posto de Coleta de Leite Humano que funciona inclusive aos finais de semana.
“O selo Hospital Amigo da Criança é o reconhecimento de um trabalho consistente, que envolveu toda a equipe na qualificação da assistência e na construção de um cuidado mais humano, seguro e baseado em evidências para mães e bebês”, destacou o diretor administrativo do HCM, Dr. Wagner Vicensoto.
O Posto de Coleta de Leite Humano também apresentou crescimento expressivo nos últimos anos. Os atendimentos passaram de 7.320 em 2023 para 16.482 em 2025, contribuindo diretamente para a redução de infecções e complicações neonatais, principalmente entre recém-nascidos prematuros.
Para muitas mães, o suporte oferecido pelo hospital faz toda a diferença durante o processo de amamentação. A paciente Julia Marques relata que o apoio recebido foi essencial para continuar amamentando a filha.
“Os atendimentos foram fundamentais para que eu conseguisse seguir amamentando. Hoje minha filha tem mais de um ano e continuo vivendo essa experiência de forma muito positiva”, contou.
Além da assistência especializada, o HCM também investe continuamente em infraestrutura e humanização dos cuidados neonatais, com iniciativas como Método Canguru, política de “Separação Zero” e acesso dos pais à UTI Neonatal 24 horas por dia.
“Esse reconhecimento reforça o compromisso do HCM com uma assistência cada vez mais segura, qualificada e centrada nas necessidades das famílias”, afirmou o diretor técnico do hospital, Dr. Otávio Domingues Prado.


