No dia 12 de novembro, comemoramos o Dia Mundial de Combate à Pneumonia, uma data que tem como objetivo aumentar a conscientização sobre uma das principais causas de morbidade e mortalidade infantil. Essa condição, que pode ser causada por vírus ou bactérias, afeta crianças e adolescentes ao redor do mundo. O Hospital da Criança e Maternidade (HCM) se destaca no tratamento e na prevenção dessa doença, oferecendo um cuidado especializado e criterioso.
Em entrevista, o Dr. João Batista Salomão, Pneumologista do HCM, explicou como a instituição realiza a avaliação e diferenciação entre os casos virais e bacterianos de pneumonia em crianças. Ele afirma: "A diferença entre os quadros virais e bacterianos é feita de várias formas. Primeiramente, observamos a história clínica do paciente e a presença de sinais de alarme, como toxemia e prostração, que são indicativos de maior gravidade. A curva térmica durante o quadro febril e a observação de sinais de esforço e desconforto respiratório, como batimento de asa nasal, retração de fúrcula e tiragem subcostal e intercostal, também são fundamentais."
Além disso, o Dr. João Batista Salomão destacou a importância de exames laboratoriais e de imagem na definição do tratamento. "Alguns exames, como o painel viral, hemocultura e a cultura de líquido pleural, são essenciais para uma definição precisa do diagnóstico", afirmou. "Com base na clínica, sinais e sintomas da criança, e os exames realizados, conseguimos individualizar o tratamento de forma adequada."
O HCM, com sua equipe altamente capacitada e protocolos rigorosos, tem se dedicado a promover a saúde pulmonar infantil, garantindo que cada criança receba o melhor tratamento possível. A conscientização sobre a pneumonia e o combate a essa doença continuam sendo prioridades no hospital, especialmente no Dia Mundial da Pneumonia, quando a importância de ações preventivas e de tratamento eficaz é ainda mais destacada.