Unidades de Internação do HCM recebem selo de Certificação Ouro após Auditoria Interna de Qualidade - Hospital da Criança e Maternidade

Unidades de Internação do HCM recebem selo de Certificação Ouro após Auditoria Interna de Qualidade

30/11/2021

As unidades de internação da Cardiovascular Pediátrica e a de Cuidados Intermediários Neonatais Canguru (UCINCa), ambas do HCM, receberam na manhã desta terça-feira, 30 de novembro, o Selo de certificação Ouro, após Auditoria Interna de Qualidade (AIQ), que analisou as atividades desenvolvidas nos setores. Auditores avaliaram se os serviços prestados pelas unidades estavam de acordo com o planejamento e regimento interno.

De acordo com Márcia Valéria Caldeira Angelucci Lopes, gerente do setor de Qualidade, para receber o Selo de Qualidade, cerificação ouro, a unidade avaliada tem que atingir mais de 80% de conformidade. “Após auditoria, emitimos um relatório para os gestores da área, no qual constam todos os itens analisados, mostrando as fragilidades e oportunidades de melhoria”, disse Márcia.

A auditoria foi feita entre os meses de maio e outubro deste ano, com o objetivo de conhecer, antecipar e corrigir fragilidades nos processos internos dos setores. Foram analisados itens como segurança, estrutura, gestão e melhorias em 20 unidades de internação do HB e do HCM.

Segundo a enfermeira clínica da UTI Cardiovascular Pediátrica, Adriana Delamura Rodrigues, o certificado é um reconhecimento pelo trabalho realizado durante o ano. “O principal motivo para essa premiação é o respeito. Nós da equipe temos muito respeito entre a gente e também com os pacientes. Nosso trabalho é muito bem engajado e por isso obtivemos esse resultado”, disse a enfermeira.

A Dra. Lilian Beani, pediatra e chefe da UCINCa, também falou da importância deste Selo para a unidade. “Esse certificado é a concretização de que o trabalho em equipe é essencial. Tudo isso é graças a dedicação de todos os profissionais envolvidos, pois sem comprometimento e sem envolvimento, a gente não consegue atingir o sucesso”, destacou Dra. Lilian.

Para o Dr. Antônio Soares Souza, diretor administrativo do HCM, ver duas unidades do Hospital da Criança e Maternidade receberem a certificação Ouro, é motivo de satisfação. “Trabalhamos constantemente com desafios e este Selo nos alegra muito, nos dá muito orgulho, pois mostra que esse trabalho está sendo feito da maneira correta”, disse o diretor.

O diretor executivo da Funfarme, Dr. Jorge Fares, também esteve presente na entrega dos certificados e falou sobre o trabalho realizado pelo setor de Qualidade, ao realizar as auditorias internas. “São por meio desses acompanhamentos que nossas instituições vão evoluir e com isso vamos, cada vez mais, prestar um atendimento com ainda mais qualidade aos nossos pacientes e também contribuir para um ambiente de trabalho com condições de trabalho adequadas”, disse Dr. Jorge Fares.

Qualidade

O setor de Qualidade foi implantado na Funfarme em 2017. Por meio dele, a instituição criou práticas de gestão, estabeleceu métodos e sistemáticas que refletem diretamente nos serviços prestados aos pacientes e também aos colaboradores, criando um ambiente de trabalho adequado para a execução das tarefas diárias.

“O objetivo é fazer com que todos os setores consigam entender como os processos devem acontecer, acompanhar os resultados, e quando necessário notificar seus problemas e falhas, e implantar medidas de melhorias. Isso acaba virando um ciclo contínuo resultando em benefícios internos, com colaboradores devidamente capacitados e orientados, e externos, proporcionando uma melhor experiência pro paciente”, disse a gerente da Qualidade.


Mais Notícias

Funfarme distribui 3 mil kits com materiais escolares para filhos de colaboradores [+] Funfarme recebe visita dos deputados e confirma importância como complexo de saúde de excelência [+] Maria Clara é a primeira bebê do ano a nascer no HCM Rio Preto [+] Posto de Coleta de Leite Humano do HCM recebe certificado de reconhecimento [+] HCM recebe doações de kits com peças em gessos para pintura [+] Profissionais dos setores de TMO e Oncologia Pediátrica, do HCM, organizam ação de Natal para... [+] Recebe alta bebê que nasceu de parto normal em carro no estacionamento do HCM [+] HCM recebe diversas doações de brinquedos, doces e guloseimas para presentear pacientes no Natal [+] Musicista percorre corredores da Funfarme tocando músicas com tema de Natal no violino [+] HCM recebe doação de 200 unidades de refrigerantes [+] Após dois anos de paralisação, Funfarme realiza o Culto Ecumênico 2021 para mais de 400... [+] Unidades de Internação do HCM recebem selo de Certificação Ouro após Auditoria Interna de... [+] Novembro Dourado: Mês de Combate ao Câncer Infantojuvenil [+] CardioPedBrasil celebra 20 anos de atuação no tratamento de cardiopatias congênitas [+] Dia Mundial da Prematuridade: HCM Rio Preto tem a maior UTI Neonatal do interior paulista e a 3ª... [+] Digital influencer e esposa do cantor sertanejo Zé Neto, Natália Toscano, comemora número de... [+] CardioPedBrasil – Centro do Coração da Criança do HCM é a primeira instituição da América... [+] Equipes médicas e de enfermagem se vestem a caráter para o Halloween [+] Pacientes da Oncologia Pediátrica do HCM participam de atividades para comemorar Halloween [+] HCM recebe doação de sabonetes líquidos para bebês da empresa Rioquímica [+]
Veja mais notícias >