Localização

Uma nova esperanças à bebês do SUS

25/01/2018

O Centro Interdepartamental de Medicina Fetal (Cimefe) do HCM passa a oferecer a pacientes do SUS, a partir de janeiro, nova técnica cirúrgica chamada de fetoscopia, minimamente invasiva e inédita na região, que pode salvar vidas de bebês durante gestação de alto risco. O procedimento consiste em, por meio de uma câmera, alcançar o útero da paciente e, assim, cauterizar vasos, tumores e outros problemas que se apresentem ao bom desenvolvimento da gravidez.

O primeiro procedimento deste tipo a ser realizados no HCM foi feito pelo médico especialista em medicina fetal, Dr. Gustavo Henrique de Oliveira, no dia 11 de janeiro, e ajudou à Íris Fernanda Pinto Oliveira Andrade a ter uma gestação saudável. Íris ficou grávida de gêmeos, mas apenas um dos bebês desenvolveu-se sadiamente, enquanto o outro se tornou uma espécie de tumor que acabava roubando sangue do bebê sadio.

Para evitar que o feto sadio morresse, Dr. Gustavo usou a fetoscopia para cauterizar vasos que ligavam o tumor ao bebê, permitindo que a quantidade de sangue que chega à criança fosse a correta para o bom desenvolvimento da gravidez.

“O mais importante é garantir que a paciente tenha uma gravidez saudável e que o bebê desenvolva-se dentro do esperado. A fetoscopia proporciona, também, à gestante uma recuperação muito rápida, pois para o procedimento só é necessário um corte de 4mm na barriga”, explica Dr. Gustavo Oliveira.

Íris Fernanda veio, no dia 24 de janeiro, ver como está sua filha, a Kariny Rebeca. Por recomendação médica, toda semana ela passa por um ultrassom para conferir o desenvolvimento da pequena Kariny. “O tempo todo fui tranquilizada pela equipe da Medicina Fetal. Agora que passaram as contrações, com a certeza de que minha irá se desenvolver bem e que dentro de algumas semanas poderei segurá-la em meus braços, não poderia estar mais feliz”, afirma aliviada, Íris Fernanda.

Dr. Gustavo foi estudar a técnica em Barcelona em 2005 e complementou os estudos em 2015, nos Estados Unidos. A partir deste ano, com toda infraestrutura da instituição e com a aquisição de um aparelho para esta técnica, o HCM torna o procedimento padrão para pacientes do SUS que necessitem da cirurgia para dar continuidade a uma gravidez saudável. “Este foi o primeiro caso do Hospital, mas pode ser usado em diversas outras condições da gravidez de alto risco. Só trará benefícios às nossas pacientes.”, ressalta o médico.


Mais Notícias

Raízen recebe título de empresa "Parceira do Bem" da Funfarme [+] Funfarme Materna XI [+] Dia das mães chega mais cedo no complexo Funfarme [+] Funfarme adere à campanha do Dia Mundial de Higienização de Mãos fazendo alerta a colaboradores... [+] Enfermeiro do HCM participa pela 11ª vez de ação voluntária no interior da Bahia [+] Páscoa chega adiantada na OncoPed do HCM [+] Bebê transplantado de coração recebe alta do HCM [+] Funfarme realiza o ECIP – Encontro de Cancerologia e o Simpósio de Mastologia, no maior evento da... [+] Funfarme traz Mulher Maravilha para divulgar canal de proteção à mulher na instituição [+] Segunda maior residência do país, Funfarme/Famerp dá boas-vindas aos novos residentes [+] Carnaval antecipado traz humanização no tratamento aos pacientes do HCM [+] Funfarme homenageia seus ‘’ Amigos do Bem’’ e comemora arrecadação de mais de 1 milhão de... [+] HCM realiza dois transplantes de coração em bebês em menos de 24 horas [+] Representantes do Instituto Brasileiro de Excelência em Saúde (Ibes) elogiaram mudanças na... [+] HCM promove a primeira visita de gestantes do SUS à maternidade [+] Comprometida com a educação, Funfarme oferece kits escolares para filhos de seus colaboradores [+] Os palhaços Patati e Patatá animaram o HCM com apresentação para as crianças [+] Vestidos de Papai Noel, voluntários distribuem presentes aos pacientes do HCM [+] Funfarme recebe toneladas de alimentos em doações de três cidades da região [+] Chegada do Papai Noel anima crianças da Oncologia Pediátrica do HCM [+]