Localização

Saúde da Mulher é destaque na Campanha do Dia Mundial do Rim, comemorado este ano em 8 de março

08/03/2018

A comemoração do Dia Mundial do Rim de 2018 coincidiu com Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. Pensando nisso, a Fundação Faculdade Regional de Medicina (Funfarme) e a Prefeitura de Rio Preto aderiram à campanha da Sociedade Brasileira de Nefrologia, que tem o tema “Saúde da Mulher – Cuide de seus rins”, e realizaram exames gratuitos de glicemia, pressão e urina à população. Além das 27 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, a ação aconteceu na Emergência do Hospital da Criança e Maternidade (HCM), Shopping Prefeito Antonio Figueiredo de Oliveira (Shopping HB), Plaza Avenida Shopping e Shopping Iguatemi. Toda campanha teve organização e apoio do Instituto de Urologia e Nefrologia (IUN) e a Faculdade Regional de Medicina e Enfermagem – Famerp, Unilago e Unip

“Todas as pessoas cujo exame de urina deu alguma alteração mais grave, que sugira problema nos rins, nós encaminhamos para o Serviço de Nefrologia do Ambulatório de Especialidades para dar continuidade ao atendimento e para realizar exames mais complexos”, explica a enfermeira Rita Helú Ribeiro, professora de Enfermagem da Famerp, coordenadora do Programa de Aprimoramento da Funfarme/ Famerp.

Esperando para levar a filha, Eduarda, numa consulta oftalmológica no Ambulatório, Juliana Alves de Oliveira aproveitou para passar no Shopping HB e ver como estava sua situação. “Já tive infecção renal 3x e, portanto, fico meio alerta com meus rins. Posso ter algum problema mais sério e não saber. Graças a Deus está tudo bem comigo. A ação é muito bacana”, afirma a participante.

Dr. Horácio José Ramalho, nefrologista da Funfarme e do IUN e um dos organizadores da campanha em Rio Preto, ressaltou que a gravidez e a incidência de algumas doenças nas mulheres é maior e elas podem levar à problemas crônicos nos rins. “A degradação dos rins é lenta e silenciosa, não acontece da noite para o dia. E quando se descobre o problema, ele já está bastante avançado. Doenças autoimunes, como o Lúpus, que acometem 10 vezes mais mulheres que homens, e a gestação podem desencadear uma doença renal crônica. Por isso, atenção à saúde da mulher ser tão importante”, explica o médico.

A ação aconteceu das 9h às 15h e, somente no Shopping HB, estima-se que foram atendidas mais de 500 pessoas.

 


Mais Notícias

Raízen recebe título de empresa "Parceira do Bem" da Funfarme [+] Funfarme Materna XI [+] Dia das mães chega mais cedo no complexo Funfarme [+] Funfarme adere à campanha do Dia Mundial de Higienização de Mãos fazendo alerta a colaboradores... [+] Enfermeiro do HCM participa pela 11ª vez de ação voluntária no interior da Bahia [+] Páscoa chega adiantada na OncoPed do HCM [+] Bebê transplantado de coração recebe alta do HCM [+] Funfarme realiza o ECIP – Encontro de Cancerologia e o Simpósio de Mastologia, no maior evento da... [+] Funfarme traz Mulher Maravilha para divulgar canal de proteção à mulher na instituição [+] Segunda maior residência do país, Funfarme/Famerp dá boas-vindas aos novos residentes [+] Carnaval antecipado traz humanização no tratamento aos pacientes do HCM [+] Funfarme homenageia seus ‘’ Amigos do Bem’’ e comemora arrecadação de mais de 1 milhão de... [+] HCM realiza dois transplantes de coração em bebês em menos de 24 horas [+] Representantes do Instituto Brasileiro de Excelência em Saúde (Ibes) elogiaram mudanças na... [+] HCM promove a primeira visita de gestantes do SUS à maternidade [+] Comprometida com a educação, Funfarme oferece kits escolares para filhos de seus colaboradores [+] Os palhaços Patati e Patatá animaram o HCM com apresentação para as crianças [+] Vestidos de Papai Noel, voluntários distribuem presentes aos pacientes do HCM [+] Funfarme recebe toneladas de alimentos em doações de três cidades da região [+] Chegada do Papai Noel anima crianças da Oncologia Pediátrica do HCM [+]