Saúde da Mulher é destaque na Campanha do Dia Mundial do Rim, comemorado este ano em 8 de março

08/03/2018

A comemoração do Dia Mundial do Rim de 2018 coincidiu com Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. Pensando nisso, a Fundação Faculdade Regional de Medicina (Funfarme) e a Prefeitura de Rio Preto aderiram à campanha da Sociedade Brasileira de Nefrologia, que tem o tema “Saúde da Mulher – Cuide de seus rins”, e realizaram exames gratuitos de glicemia, pressão e urina à população. Além das 27 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, a ação aconteceu na Emergência do Hospital da Criança e Maternidade (HCM), Shopping Prefeito Antonio Figueiredo de Oliveira (Shopping HB), Plaza Avenida Shopping e Shopping Iguatemi. Toda campanha teve organização e apoio do Instituto de Urologia e Nefrologia (IUN) e a Faculdade Regional de Medicina e Enfermagem – Famerp, Unilago e Unip

“Todas as pessoas cujo exame de urina deu alguma alteração mais grave, que sugira problema nos rins, nós encaminhamos para o Serviço de Nefrologia do Ambulatório de Especialidades para dar continuidade ao atendimento e para realizar exames mais complexos”, explica a enfermeira Rita Helú Ribeiro, professora de Enfermagem da Famerp, coordenadora do Programa de Aprimoramento da Funfarme/ Famerp.

Esperando para levar a filha, Eduarda, numa consulta oftalmológica no Ambulatório, Juliana Alves de Oliveira aproveitou para passar no Shopping HB e ver como estava sua situação. “Já tive infecção renal 3x e, portanto, fico meio alerta com meus rins. Posso ter algum problema mais sério e não saber. Graças a Deus está tudo bem comigo. A ação é muito bacana”, afirma a participante.

Dr. Horácio José Ramalho, nefrologista da Funfarme e do IUN e um dos organizadores da campanha em Rio Preto, ressaltou que a gravidez e a incidência de algumas doenças nas mulheres é maior e elas podem levar à problemas crônicos nos rins. “A degradação dos rins é lenta e silenciosa, não acontece da noite para o dia. E quando se descobre o problema, ele já está bastante avançado. Doenças autoimunes, como o Lúpus, que acometem 10 vezes mais mulheres que homens, e a gestação podem desencadear uma doença renal crônica. Por isso, atenção à saúde da mulher ser tão importante”, explica o médico.

A ação aconteceu das 9h às 15h e, somente no Shopping HB, estima-se que foram atendidas mais de 500 pessoas.

 


Mais Notícias

Lucy Montoro de Rio Preto promove Carnaval inclusivo com trio elétrico, passistas e samba-enredo [+] Funfarme amplia TMO e passa a fazer transplante de medula óssea também em crianças [+] Governo de SP renova convênio com a Funfarme no valor de R$ 216 milhões para o custeio do HCM e HB [+] Complexo HCM / HB realiza o 8º transplante de coração em criança de sua história [+] Funfarme Materna 2020 [+] Complexo Funfarme ocupa o 2º lugar no Estado em número de internações hospitalares [+] HCM pode atender crianças com cardiopatia congênita do Estado do Amazonas [+] Este ano, Funfarme distribui 16% a mais de kits escolares aos filhos de colaboradores, estagiários... [+] Oncologia Pediátrica do HCM promove festa de Natal para pacientes do setor [+] Encontro de prematuros do HCM reúne pais de recém-nascidos internados, profissionais e crianças... [+] Bady Bassitt e Funfarme renovam parceria solidária em doações do imposto de renda [+] Deputado Luiz Carlos Motta assegura apoio a novos projetos do Hospital de Base [+] Cadastro de Doulas Voluntárias - 02/2020 [+] Profissionais do HCM enfeitam bebês da UTI Neonatal com fantasias no Dia das Crianças [+] HCM promove, em parceria com a Braile Biomédica, jantar de gala para comemorar aniversário de 50... [+] Pacientes do HCM divertem-se, mais uma vez, com oficina de massinha slime [+] Aula magna de técnicas de neuro modulação invasivas e não invasivas [+] Bazar solidário realizado por Paula Vaccari e Natália Toscano arrecada fundos para UTI Móvel do... [+] HCM promove oficina de slime e antecipa o Dia das Crianças de pacientes internados [+] Pacientes do HCM assistem a espetáculo do Circo Tihany no hospital [+]
Veja mais notícias >