Localização

Saúde da Mulher é destaque na Campanha do Dia Mundial do Rim, comemorado este ano em 8 de março

08/03/2018

A comemoração do Dia Mundial do Rim de 2018 coincidiu com Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. Pensando nisso, a Fundação Faculdade Regional de Medicina (Funfarme) e a Prefeitura de Rio Preto aderiram à campanha da Sociedade Brasileira de Nefrologia, que tem o tema “Saúde da Mulher – Cuide de seus rins”, e realizaram exames gratuitos de glicemia, pressão e urina à população. Além das 27 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, a ação aconteceu na Emergência do Hospital da Criança e Maternidade (HCM), Shopping Prefeito Antonio Figueiredo de Oliveira (Shopping HB), Plaza Avenida Shopping e Shopping Iguatemi. Toda campanha teve organização e apoio do Instituto de Urologia e Nefrologia (IUN) e a Faculdade Regional de Medicina e Enfermagem – Famerp, Unilago e Unip

“Todas as pessoas cujo exame de urina deu alguma alteração mais grave, que sugira problema nos rins, nós encaminhamos para o Serviço de Nefrologia do Ambulatório de Especialidades para dar continuidade ao atendimento e para realizar exames mais complexos”, explica a enfermeira Rita Helú Ribeiro, professora de Enfermagem da Famerp, coordenadora do Programa de Aprimoramento da Funfarme/ Famerp.

Esperando para levar a filha, Eduarda, numa consulta oftalmológica no Ambulatório, Juliana Alves de Oliveira aproveitou para passar no Shopping HB e ver como estava sua situação. “Já tive infecção renal 3x e, portanto, fico meio alerta com meus rins. Posso ter algum problema mais sério e não saber. Graças a Deus está tudo bem comigo. A ação é muito bacana”, afirma a participante.

Dr. Horácio José Ramalho, nefrologista da Funfarme e do IUN e um dos organizadores da campanha em Rio Preto, ressaltou que a gravidez e a incidência de algumas doenças nas mulheres é maior e elas podem levar à problemas crônicos nos rins. “A degradação dos rins é lenta e silenciosa, não acontece da noite para o dia. E quando se descobre o problema, ele já está bastante avançado. Doenças autoimunes, como o Lúpus, que acometem 10 vezes mais mulheres que homens, e a gestação podem desencadear uma doença renal crônica. Por isso, atenção à saúde da mulher ser tão importante”, explica o médico.

A ação aconteceu das 9h às 15h e, somente no Shopping HB, estima-se que foram atendidas mais de 500 pessoas.

 


Mais Notícias

Internada há 400 dias no HCM, paciente ganha festa para comemorar seu 11º aniversário [+] HCM realiza 1º Fórum de acolhimento com classificação de risco [+] Equipe multiprofissional do HCM presenteia bebês da UTI Neonatal [+] HCM distribui brinquedos para pacientes em ação solidária [+] Na semana da criança, HCM distribui brinquedos para pacientes da Oncologia pediátrica [+] HCM alegra as crianças da Unidade Canguru com orelhinhas do Mikey Mouse [+] Crianças da Oncologia Pediátrica do HCM ganham brinquedos e festa em homenagem ao seu Dia [+] Funfarme/Famerp realiza 6ª edição de Jornada da Psicologia na instituição [+] Funfarme encerra 25ª Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho com show de ‘’prata da... [+] Cadastro de doulas - Setembro de 2018 [+] 25ª edição da SIPAT da Funfarme tem como tema cultura, ciência e tecnologia [+] Referência captação e transplantes de órgãos no Brasil, Funfarme realiza seu 1º Congresso na... [+] HCM promove I Encontro de Atenção às Crianças com Deficiência Intelectual e Múltipla [+] Funfarme aborda atualizações em exames laboratoriais de detecção da sífilis [+] HCM realiza ação da Semana Mundial de Aleitamento no Shopping Cidade Norte [+] Projeto Acolher é destaque em palestra sobre “Atenção Integral às Pessoas em Situação de... [+] HCM promove ações para mães na Semana Mundial do Aleitamento Materno [+] Médicos da Funfarme e americanos trocam experiências no 3º Encontro Internacional do HCM sobre... [+] HCM chama a atenção para doenças no coração das crianças com a 1° Caminhada de... [+] Funfarme tem caldeira abastecida com lenha ecológica de reaproveitamento. Uma iniciativa... [+]