Localização

Para aprimorar ainda mais o atendimento, Hospital da Criança e Maternidade promove Workshop de Protocolos Assistenciais para seus colaboradores

25/06/2015

Para aprimorar ainda mais o atendimento de qualidade que o faz referência em pediatria e obstetrícia no Estado de São Paulo, o Hospital da Criança e Maternidade realizou, no último sábado (20 de junho), o 1º Workshop de Protocolos Assistenciais, reunindo mais de 250 colaboradores, entre médicos e profissionais de enfermagem e de outros setores da instituição. Lideranças médicas e de enfermagem apresentaram palestras nas quais trataram de quatro dos protocolos mais utilizados no dia a dia do hospital.

A abertura teve a presença da superintendente assistencial da Funfarme, Maria Regina Jabur, da Dra. Maria Lúcia Veloso, chefe do Centro Obstétrico, e da coordenadora de enfermagem do HCM, Alari Furlan de Jesus.

Ao abrir o Workshop, o diretor do HCM Dr. Antonio Carlos Gusson ressaltou a condição do HCM como referência no Estado e do complexo Funfarme e suas unidades como a segunda maior instituição do Brasil no atendimento a usuários do SUS. “Esta condição nos coloca a responsabilidade de procurarmos ser cada vez melhores, e o workshop nos oferece a  oportunidade de revermos estes protocolos essenciais em nosso dia a dia para que continuemos a oferecer um atendimento acolhedor e de qualidade”, afirmou o diretor do HCM.

A enfermeira supervisora da Emergência, Giovanna Lopes de Souza, iniciou as palestras, falando sobre a “Classificação de Risco em Emergência Pediátrica”. Em seguida, Dra. Márcia Wakai, responsável pela CCIH, enfocou a sepse, apresentando estatísticas do hospital e a atitude de cada profissional para evitar a ocorrência desta síndrome.

Antes de tratar de dois outros protocolos, Dra. Ana Luiza Rodriguez (Dra. Ziló), médica chefe da Emergência Pediátrica, falou sobre o Time de Resposta Rápida e a importância de acioná-lo no tempo certo. Na sequência, detalhou os protocolos “Sequência Rápida de Entubação” e “Atendimento à Parada Cardiorrespiratória”.

Embora os protocolos referem-se às ações de médicos e profissionais de enfermagem, o workshop reuniu também colaboradores de outros setores, como administrativo e de higiene e limpeza, o que Dra. Ziló fez questão de explicar: “Todos os colaboradores estão envolvidos com o atendimento e podem contribuir com observações e atitudes valiosas para que possamos oferecer o melhor atendimento aos nossos pacientes”, declarou a chefe da Emergência Pediátrica.


Mais Notícias

Funfarme recebe R$ 461 mil reais de destinação solidária do imposto de renda de empresas e... [+] Equipe da Cirurgia Pediátrica do HCM participa do Congresso Paulista e Jornada Brasileira de... [+] Em primeiro simpósio, HCM debate os benefícios do parto normal para mãe e bebê [+] Pacientes e acompanhantes da Funfarme contam com nova Casa de Acolhimento [+] II Simpósio de Neonatologia do HCM traz novidades que ajudam a diminuir o tempo de internação de... [+] Comunidade de Palmeira D’Oeste doa 1 tonelada de frutas ao Hospital da Criança e Maternidade e... [+] Funfarme presenteia colaboradores que mais venderam ingressos para Quarta Solidária do Rodeio... [+] HCM veste bebês prematuros de super-heróis no Dia dos Pais [+] II Simpósio de Aleitamento Materno fecha semana de atividades com o tema no HCM [+] Governador do Estado de São Paulo visita Funfarme para anunciar recursos e aquisição de... [+] Equipe da maternidade do HCM promove oficina de manejo do leito durante Semana de Amamentação [+] HCM inaugura sala de amamentação com doações de laboratório parceiro [+] Grupo de voluntárias doa roupões, pantufas e jogos à UTI Cardiopediátrica do HCM [+] HCM promove Semana de Aleitamento Materno com diversas atualizações no tema com intuito de... [+] Paciente que recebeu transplante de medula ganha peruca personalizada [+] Secretário de saúde de Rondônia elogia estrutura do SUS no HCM, em visita ao complexo [+] Zé Neto e Cristiano doam cachê do Country Bulls ao Hospital de Base [+] Funfarme recebe doação de 533 litros de leite e mais de mil reais arrecadados em Cavalgada... [+] Duplas sertanejas animam pacientes da Oncologia pediátrica do HCM [+] Hospital da Criança e Maternidade de Rio Preto realiza procedimento inédito no mundo para corrigir... [+]