Para aprimorar ainda mais o atendimento, Hospital da Criança e Maternidade promove Workshop de Protocolos Assistenciais para seus colaboradores

25/06/2015

Para aprimorar ainda mais o atendimento de qualidade que o faz referência em pediatria e obstetrícia no Estado de São Paulo, o Hospital da Criança e Maternidade realizou, no último sábado (20 de junho), o 1º Workshop de Protocolos Assistenciais, reunindo mais de 250 colaboradores, entre médicos e profissionais de enfermagem e de outros setores da instituição. Lideranças médicas e de enfermagem apresentaram palestras nas quais trataram de quatro dos protocolos mais utilizados no dia a dia do hospital.

A abertura teve a presença da superintendente assistencial da Funfarme, Maria Regina Jabur, da Dra. Maria Lúcia Veloso, chefe do Centro Obstétrico, e da coordenadora de enfermagem do HCM, Alari Furlan de Jesus.

Ao abrir o Workshop, o diretor do HCM Dr. Antonio Carlos Gusson ressaltou a condição do HCM como referência no Estado e do complexo Funfarme e suas unidades como a segunda maior instituição do Brasil no atendimento a usuários do SUS. “Esta condição nos coloca a responsabilidade de procurarmos ser cada vez melhores, e o workshop nos oferece a  oportunidade de revermos estes protocolos essenciais em nosso dia a dia para que continuemos a oferecer um atendimento acolhedor e de qualidade”, afirmou o diretor do HCM.

A enfermeira supervisora da Emergência, Giovanna Lopes de Souza, iniciou as palestras, falando sobre a “Classificação de Risco em Emergência Pediátrica”. Em seguida, Dra. Márcia Wakai, responsável pela CCIH, enfocou a sepse, apresentando estatísticas do hospital e a atitude de cada profissional para evitar a ocorrência desta síndrome.

Antes de tratar de dois outros protocolos, Dra. Ana Luiza Rodriguez (Dra. Ziló), médica chefe da Emergência Pediátrica, falou sobre o Time de Resposta Rápida e a importância de acioná-lo no tempo certo. Na sequência, detalhou os protocolos “Sequência Rápida de Entubação” e “Atendimento à Parada Cardiorrespiratória”.

Embora os protocolos referem-se às ações de médicos e profissionais de enfermagem, o workshop reuniu também colaboradores de outros setores, como administrativo e de higiene e limpeza, o que Dra. Ziló fez questão de explicar: “Todos os colaboradores estão envolvidos com o atendimento e podem contribuir com observações e atitudes valiosas para que possamos oferecer o melhor atendimento aos nossos pacientes”, declarou a chefe da Emergência Pediátrica.


Mais Notícias

Após quase perder a vida para a Covid, Dra. Luciana de Grande retoma as atividades na UTI Neonatal... [+] Inciativa de colaboradores e diretoria da Funfarme resulta em campanha solidária que entrega 500... [+] HB promove live e oferece orientações com especialistas em comemoração ao Dia Mundial do Rim de... [+] Funfarme e Famerp iniciam esta semana um dos dois maiores Programas de Residência Médica,... [+] Acirp homenageia profissionais da Funfarme por excelência na atuação contra a Covid [+] HCM realiza seu 13º transplante de coração em crianças de sua história [+] HB e HCM recebem sete mil doses da vacina Coronavac [+] Funfarme inaugura CardioPedBrasil 1º portal de educação a distância gratuito no HCM [+] Funfarme/Hospital de Base cria serviço de drive-thru para coleta de exames PCR que detecta a... [+] Lucy e HCM preparam ações natalinas para humanizar ainda mais o atendimento neste final de ano [+] Funfarme adere à campanha nacional de denúncia anônima a agressores de violência doméstica... [+] Deputado Capitão Derrite vista complexo e assina plano de saúde exclusivo para família militar [+] Radioterapia da Funfarme oferece fantasias de super-heróis e personagens às crianças em... [+] HB e HCM participam da 32ª edição McDia Feliz [+] Pequeno Calebe recebe alta médica no HCM após cirurgia cardiovascular [+] Profissionais da Funfarme são homenageados com apresentação de músicos, no estacionamento do HB [+] HCM reforma tomografia infantil e ambiente ganha nova decoração lúdica [+] Após 18 dias, pais conhecem filha internada na UTI Neonatal do HCM [+] Instituto Doar renova certificação de gestão qualificada e transparência do Hospital de Base [+] Governo de São Paulo destina R$ 29,1 milhões ao complexo hospitalar da Funfarme para o combate à... [+]
Veja mais notícias >