Outubro Rosa

Pacientes da Oncologia Pediátrica transformam-se em protagonista de livro da Turma da Mônica

06/03/2018

“É a realização de um sonho, já que literariamente conseguimos transportar os pacientes da Oncologia Pediátrica do Hospital da Criança e Maternidade, o HCM, para um outro mundo, cheio de diversão e alegria”. Assim, a voluntária do grupo Operação Alegria Rita Zeinum abriu a contação de histórias no HCM, hoje, pela manhã. Havia um brilho mágico no olhar das crianças quando elas foram buscar o livro da Turma da Mônica, no qual elas literalmente foram transformadas no personagem principal, com direito a um avatar próprio.

A história mostra uma criança que sonhava em conhecer os personagens da Turma da Mônica e participar das suas histórias. Certo dia, uma fada madrinha meio louca ouviu seus pensamentos e realizou seu desejo. Assim, a criança entrou no mundo encantado de Maurício de Souza e encontrou o Cebolinha, a Mônica, o Cascão, a Magali e os outros personagens. No final do dia, o encanto passou e a criança voltou para o seu quarto trazendo sua foto com a turma e o próprio Maurício de Souza.

Depois da contação, cada criança pode levar o seu livro para casa e guardar de recordação, além de fazer foto com os ilustres personagens. “Costumo mais ler livros em quadrinhos, mesmo, com desenhos, e quando eu me vi na história, fiquei maravilhado”, conta alegre o adolescente Carlos Daniel Palmeira de Souza, de 17 anos, em tratamento no HCM desde 2013.

A ação foi organizada pela grupo Operação Alegria, em parceria com a equipe da editora Dentro da História, que desenhou os personagens mirins, elaborou, imprimiu e doou 46 livros para as crianças atendidas no Serviço de Oncologia Pediátrica do HCM. As informações para a criação dos protagonistas foram coletadas pela equipe multidisciplinar do Serviço, por meio de fotos das crianças ou de descrições em detalhes.

Para a psicóloga do Serviço, Jéssica Aires, “essa será uma recordação boa, que transformou um dia do tratamento destes pacientes, tornando o ambiente hospitalar mais humano e positivo. E o melhor de tudo, esta boa lembrança ficará para sempre”, pontua.


Mais Notícias

Pequeno Calebe recebe alta médica no HCM após cirurgia cardiovascular [+] Profissionais da Funfarme são homenageados com apresentação de músicos, no estacionamento do HB [+] HCM reforma tomografia infantil e ambiente ganha nova decoração lúdica [+] Após 18 dias, pais conhecem filha internada na UTI Neonatal do HCM [+] Instituto Doar renova certificação de gestão qualificada e transparência do Hospital de Base [+] Governo de São Paulo destina R$ 29,1 milhões ao complexo hospitalar da Funfarme para o combate à... [+] Tem alta Maria Fernanda, nona transplantada de coração no HCM [+] HCM realiza com sucesso 9º transplante de coração em menina de 11 anos [+] A FUNFARME está estruturando fluxos e áreas para o atendimento a pacientes com sintomas de... [+] 8º paciente transplantado do coração no HCM recebe alta médica [+] Documentos necessários para abertura de atendimento e cadastro [+] Segunda maior residência do país, Funfarme/Famerp dá boas-vindas aos seus novos residentes [+] Funfarme recebe assessor do deputado Tiririca, que reafirma compromisso com o Hospital da Criança e... [+] Lucy Montoro de Rio Preto promove Carnaval inclusivo com trio elétrico, passistas e samba-enredo [+] Funfarme amplia TMO e passa a fazer transplante de medula óssea também em crianças [+] Governo de SP renova convênio com a Funfarme no valor de R$ 216 milhões para o custeio do HCM e HB [+] Complexo HCM / HB realiza o 8º transplante de coração em criança de sua história [+] Funfarme Materna 2020 [+] Complexo Funfarme ocupa o 2º lugar no Estado em número de internações hospitalares [+] HCM pode atender crianças com cardiopatia congênita do Estado do Amazonas [+]
Veja mais notícias >