Pacientes da Oncologia Pediátrica transformam-se em protagonista de livro da Turma da Mônica - Hospital da Criança e Maternidade

Pacientes da Oncologia Pediátrica transformam-se em protagonista de livro da Turma da Mônica

06/03/2018

“É a realização de um sonho, já que literariamente conseguimos transportar os pacientes da Oncologia Pediátrica do Hospital da Criança e Maternidade, o HCM, para um outro mundo, cheio de diversão e alegria”. Assim, a voluntária do grupo Operação Alegria Rita Zeinum abriu a contação de histórias no HCM, hoje, pela manhã. Havia um brilho mágico no olhar das crianças quando elas foram buscar o livro da Turma da Mônica, no qual elas literalmente foram transformadas no personagem principal, com direito a um avatar próprio.

A história mostra uma criança que sonhava em conhecer os personagens da Turma da Mônica e participar das suas histórias. Certo dia, uma fada madrinha meio louca ouviu seus pensamentos e realizou seu desejo. Assim, a criança entrou no mundo encantado de Maurício de Souza e encontrou o Cebolinha, a Mônica, o Cascão, a Magali e os outros personagens. No final do dia, o encanto passou e a criança voltou para o seu quarto trazendo sua foto com a turma e o próprio Maurício de Souza.

Depois da contação, cada criança pode levar o seu livro para casa e guardar de recordação, além de fazer foto com os ilustres personagens. “Costumo mais ler livros em quadrinhos, mesmo, com desenhos, e quando eu me vi na história, fiquei maravilhado”, conta alegre o adolescente Carlos Daniel Palmeira de Souza, de 17 anos, em tratamento no HCM desde 2013.

A ação foi organizada pela grupo Operação Alegria, em parceria com a equipe da editora Dentro da História, que desenhou os personagens mirins, elaborou, imprimiu e doou 46 livros para as crianças atendidas no Serviço de Oncologia Pediátrica do HCM. As informações para a criação dos protagonistas foram coletadas pela equipe multidisciplinar do Serviço, por meio de fotos das crianças ou de descrições em detalhes.

Para a psicóloga do Serviço, Jéssica Aires, “essa será uma recordação boa, que transformou um dia do tratamento destes pacientes, tornando o ambiente hospitalar mais humano e positivo. E o melhor de tudo, esta boa lembrança ficará para sempre”, pontua.


Mais Notícias

Após 40 dias do transplante de coração, Ana Lívia é transferida da UTI para a enfermaria do HCM [+] HB e HCM recebem recertificação do Selo Doar [+] Humanização no HCM garante acolhimento e esperança para quem está em tratamento [+] Colaborador da Facchini ganha R$ 150 mil do Sorte Saúde [+] Natália Toscano e Sabrina Cury realizam ‘Confra do Bem’ em prol do setor de Oncologia do HCM [+] Cerca de 500 profissionais de saúde de Rio Preto e região participam do 2º Fórum... [+] Potirendaba realiza leilão de gado em prol do Hospital de Base [+] Influencers realizam ‘Confra do Bem’ em prol da Oncologia Pediátrica do HCM [+] Show de César Menotti & Fabiano terá renda revertida para o HB de Rio Preto [+] Comunicação eficiente e trabalho em equipe promovem a saúde do paciente [+] Gestante em tratamento contra o câncer toca o sino da remissão no HB e é surpreendida com... [+] Rede Sentinela da Funfarme reforça a segurança da vacina de Covid-19 [+] HCM Rio Preto é parceiro do Instituto Unimed Rio Preto em evento de inclusão [+] Governador em exercício do Estado, Felício Ramuth, visita o HCM, referência para o Brasil [+] Orçamento da União reserva R$ 60 milhões para Funfarme investir na CardioPedBrasil® – Centro... [+] HCM de Rio Preto realiza cirurgia inédita em bebê ainda no útero da mãe [+] Hemocentro Rio Preto realiza mutirão em faculdade e cadastra mais de 550 pessoas no Redome [+] Hospital da Criança e Maternidade encontra coração de doador em tempo recorde e criança de 3... [+] Abertas inscrições do II Fórum Multidisciplinar de Transtorno do Espectro Autista (tea) [+] Facchini adere à rede de solidariedade em prol do HB e HCM [+]
Veja mais notícias >