Localização

Pacientes da Oncologia Pediátrica transformam-se em protagonista de livro da Turma da Mônica

06/03/2018

“É a realização de um sonho, já que literariamente conseguimos transportar os pacientes da Oncologia Pediátrica do Hospital da Criança e Maternidade, o HCM, para um outro mundo, cheio de diversão e alegria”. Assim, a voluntária do grupo Operação Alegria Rita Zeinum abriu a contação de histórias no HCM, hoje, pela manhã. Havia um brilho mágico no olhar das crianças quando elas foram buscar o livro da Turma da Mônica, no qual elas literalmente foram transformadas no personagem principal, com direito a um avatar próprio.

A história mostra uma criança que sonhava em conhecer os personagens da Turma da Mônica e participar das suas histórias. Certo dia, uma fada madrinha meio louca ouviu seus pensamentos e realizou seu desejo. Assim, a criança entrou no mundo encantado de Maurício de Souza e encontrou o Cebolinha, a Mônica, o Cascão, a Magali e os outros personagens. No final do dia, o encanto passou e a criança voltou para o seu quarto trazendo sua foto com a turma e o próprio Maurício de Souza.

Depois da contação, cada criança pode levar o seu livro para casa e guardar de recordação, além de fazer foto com os ilustres personagens. “Costumo mais ler livros em quadrinhos, mesmo, com desenhos, e quando eu me vi na história, fiquei maravilhado”, conta alegre o adolescente Carlos Daniel Palmeira de Souza, de 17 anos, em tratamento no HCM desde 2013.

A ação foi organizada pela grupo Operação Alegria, em parceria com a equipe da editora Dentro da História, que desenhou os personagens mirins, elaborou, imprimiu e doou 46 livros para as crianças atendidas no Serviço de Oncologia Pediátrica do HCM. As informações para a criação dos protagonistas foram coletadas pela equipe multidisciplinar do Serviço, por meio de fotos das crianças ou de descrições em detalhes.

Para a psicóloga do Serviço, Jéssica Aires, “essa será uma recordação boa, que transformou um dia do tratamento destes pacientes, tornando o ambiente hospitalar mais humano e positivo. E o melhor de tudo, esta boa lembrança ficará para sempre”, pontua.


Mais Notícias

Funfarme recebe R$ 461 mil reais de destinação solidária do imposto de renda de empresas e... [+] Equipe da Cirurgia Pediátrica do HCM participa do Congresso Paulista e Jornada Brasileira de... [+] Em primeiro simpósio, HCM debate os benefícios do parto normal para mãe e bebê [+] Pacientes e acompanhantes da Funfarme contam com nova Casa de Acolhimento [+] II Simpósio de Neonatologia do HCM traz novidades que ajudam a diminuir o tempo de internação de... [+] Comunidade de Palmeira D’Oeste doa 1 tonelada de frutas ao Hospital da Criança e Maternidade e... [+] Funfarme presenteia colaboradores que mais venderam ingressos para Quarta Solidária do Rodeio... [+] HCM veste bebês prematuros de super-heróis no Dia dos Pais [+] II Simpósio de Aleitamento Materno fecha semana de atividades com o tema no HCM [+] Governador do Estado de São Paulo visita Funfarme para anunciar recursos e aquisição de... [+] Equipe da maternidade do HCM promove oficina de manejo do leito durante Semana de Amamentação [+] HCM inaugura sala de amamentação com doações de laboratório parceiro [+] Grupo de voluntárias doa roupões, pantufas e jogos à UTI Cardiopediátrica do HCM [+] HCM promove Semana de Aleitamento Materno com diversas atualizações no tema com intuito de... [+] Paciente que recebeu transplante de medula ganha peruca personalizada [+] Secretário de saúde de Rondônia elogia estrutura do SUS no HCM, em visita ao complexo [+] Zé Neto e Cristiano doam cachê do Country Bulls ao Hospital de Base [+] Funfarme recebe doação de 533 litros de leite e mais de mil reais arrecadados em Cavalgada... [+] Duplas sertanejas animam pacientes da Oncologia pediátrica do HCM [+] Hospital da Criança e Maternidade de Rio Preto realiza procedimento inédito no mundo para corrigir... [+]