Localização

Pacientes da Oncologia Pediátrica transformam-se em protagonista de livro da Turma da Mônica

06/03/2018

“É a realização de um sonho, já que literariamente conseguimos transportar os pacientes da Oncologia Pediátrica do Hospital da Criança e Maternidade, o HCM, para um outro mundo, cheio de diversão e alegria”. Assim, a voluntária do grupo Operação Alegria Rita Zeinum abriu a contação de histórias no HCM, hoje, pela manhã. Havia um brilho mágico no olhar das crianças quando elas foram buscar o livro da Turma da Mônica, no qual elas literalmente foram transformadas no personagem principal, com direito a um avatar próprio.

A história mostra uma criança que sonhava em conhecer os personagens da Turma da Mônica e participar das suas histórias. Certo dia, uma fada madrinha meio louca ouviu seus pensamentos e realizou seu desejo. Assim, a criança entrou no mundo encantado de Maurício de Souza e encontrou o Cebolinha, a Mônica, o Cascão, a Magali e os outros personagens. No final do dia, o encanto passou e a criança voltou para o seu quarto trazendo sua foto com a turma e o próprio Maurício de Souza.

Depois da contação, cada criança pode levar o seu livro para casa e guardar de recordação, além de fazer foto com os ilustres personagens. “Costumo mais ler livros em quadrinhos, mesmo, com desenhos, e quando eu me vi na história, fiquei maravilhado”, conta alegre o adolescente Carlos Daniel Palmeira de Souza, de 17 anos, em tratamento no HCM desde 2013.

A ação foi organizada pela grupo Operação Alegria, em parceria com a equipe da editora Dentro da História, que desenhou os personagens mirins, elaborou, imprimiu e doou 46 livros para as crianças atendidas no Serviço de Oncologia Pediátrica do HCM. As informações para a criação dos protagonistas foram coletadas pela equipe multidisciplinar do Serviço, por meio de fotos das crianças ou de descrições em detalhes.

Para a psicóloga do Serviço, Jéssica Aires, “essa será uma recordação boa, que transformou um dia do tratamento destes pacientes, tornando o ambiente hospitalar mais humano e positivo. E o melhor de tudo, esta boa lembrança ficará para sempre”, pontua.


Mais Notícias

Internada há 400 dias no HCM, paciente ganha festa para comemorar seu 11º aniversário [+] HCM realiza 1º Fórum de acolhimento com classificação de risco [+] Equipe multiprofissional do HCM presenteia bebês da UTI Neonatal [+] HCM distribui brinquedos para pacientes em ação solidária [+] Na semana da criança, HCM distribui brinquedos para pacientes da Oncologia pediátrica [+] HCM alegra as crianças da Unidade Canguru com orelhinhas do Mikey Mouse [+] Crianças da Oncologia Pediátrica do HCM ganham brinquedos e festa em homenagem ao seu Dia [+] Funfarme/Famerp realiza 6ª edição de Jornada da Psicologia na instituição [+] Funfarme encerra 25ª Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho com show de ‘’prata da... [+] Cadastro de doulas - Setembro de 2018 [+] 25ª edição da SIPAT da Funfarme tem como tema cultura, ciência e tecnologia [+] Referência captação e transplantes de órgãos no Brasil, Funfarme realiza seu 1º Congresso na... [+] HCM promove I Encontro de Atenção às Crianças com Deficiência Intelectual e Múltipla [+] Funfarme aborda atualizações em exames laboratoriais de detecção da sífilis [+] HCM realiza ação da Semana Mundial de Aleitamento no Shopping Cidade Norte [+] Projeto Acolher é destaque em palestra sobre “Atenção Integral às Pessoas em Situação de... [+] HCM promove ações para mães na Semana Mundial do Aleitamento Materno [+] Médicos da Funfarme e americanos trocam experiências no 3º Encontro Internacional do HCM sobre... [+] HCM chama a atenção para doenças no coração das crianças com a 1° Caminhada de... [+] Funfarme tem caldeira abastecida com lenha ecológica de reaproveitamento. Uma iniciativa... [+]